Questões de Concurso Pesquisador Área Engenharias Subárea Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1016796 | Engenharia Florestal, Manejo Florestal Sustentável, Pesquisador Área Engenharias Subárea Recursos Florestais e Engenharia Florestal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à inteligência artificial aplicada ao manejo florestal, julgue o item subsequente.

No manejo florestal, o uso de redes neurais pode ser limitado pelo overfitting, um problema que ocorre quando o modelo se ajusta aos dados de treinamento e perde a capacidade de prever dados para novas áreas, o que pode resultar em abrangências imprecisas ao aplicar o modelo em florestas com condições ambientais diferentes das utilizadas no treinamento.

12 Q1016788 | Engenharia Florestal, Manejo Florestal Sustentável, Pesquisador Área Engenharias Subárea Recursos Florestais e Engenharia Florestal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do manejo florestal de precisão e do monitoramento das parcelas permanentes de florestas nativas e plantadas, julgue o item a seguir.

Entre os problemas advindos da falta de padronização na adoção de procedimentos e critérios de medição nas parcelas permanentes, incluem-se parcelas muito pequenas ou instaladas sem bordadura, medições de altura inadequadas em número, distribuição e precisão, estimativas de idade das árvores ou do povoamento não acuradas, e omissão de registro das condições iniciais do povoamento ou da floresta.

13 Q1016789 | Engenharia Florestal, Inventário Florestal, Pesquisador Área Engenharias Subárea Recursos Florestais e Engenharia Florestal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de exploração e inventário florestal, julgue o item que se segue.

Nos procedimentos de amostragem utilizados em inventários florestais em sucessivas ocasiões, a amostragem sucessiva independente utiliza parcelas temporárias, as quais são medidas uma única vez, sendo abandonada toda a estrutura de amostragem para a medição no período seguinte. Esse é o melhor procedimento para analisar as mudanças na floresta, já que os indivíduos amostrados não são os mesmos em cada ocasião.

14 Q1016790 | Engenharia Florestal, Inventário Florestal, Pesquisador Área Engenharias Subárea Recursos Florestais e Engenharia Florestal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de exploração e inventário florestal, julgue o item que se segue.

Para possibilitar a quantificação das mudanças na arquitetura, estrutura e composição florística, bem como avaliar os impactos da exploração e determinar o tipo e a intensidade de aplicação dos tratamentos silviculturais, um inventário florestal contínuo deverá ser planejado, de preferência antes da exploração florestal.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.