Início

Questões de Concursos Pesquisador em Metrologia

Resolva questões de Pesquisador em Metrologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q546440 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos diferentes tipos de termômetros de radiação, julgue os itens subseqüentes.

Pirômetros de radiação do tipo relação de duas cores medem a razão entre as energias radiantes recebidas de duas faixas estreitas e distintas de comprimentos de onda. Esse procedimento permite praticamente anular o efeito de emissividade que surge quando as faixas de medida no espectro são próximas.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q594569 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos fluidos e suas propriedades.

Os fluidos pseudoplásticos, após sofrerem deformação, retornam parcialmente à sua forma original quando a tensão aplicada é retirada.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q623041 | Informática, Auditoria, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a conceitos de auditoria e controle de riscos em tecnologia da informação (TI).

Considere que, durante a auditoria de planos de contingência e recuperação de desastres, tenha sido identificado que a última revisão do plano havia sido efetuada há três meses. Nessa situação, mesmo que a organização não tenha sofrido no último ano nenhuma mudança significativa nas áreas administrativas no ambiente competitivo externo nem em seu ambiente de TI, uma das recomendações da auditoria seria a imediata revisão do plano.

  1. ✂️
  2. ✂️

344Q594649 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos materiais polímeros conjugados, julgue os itens a seguir.

As tecnologias OLED e CMOS podem ser combinadas para produzir micromostradores luminosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q545385 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em relação à calibração e aos efeitos que podem acarretar erros na medição realizada com termopares, julgue os itens que se seguem.

Fontes de ruído afetam a medição com termopares, induzindo correntes parasitas que somente podem ser minimizadas por meio do uso de filtros analógicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q782504 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

Na produção de conservas de palmito, o controle da acidez se deve ao fato de que o pH expressa a concentração de prótons em uma solução e, assim, o pH é um dos principais fatores que favorecem a multiplicação bacteriana e a consequente produção da toxina botulínica, substância tóxica ao organismo humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q594867 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a superfícies.

A eficiência das células solares orgânicas é influenciada pela qualidade dos contatos elétricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q782555 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O arroz é um dos principais produtos da cesta básica do brasileiro. Em relação ao tipo de grão mais consumido, o mercado aponta uma migração de consumo do arroz do tipo 2 para o de tipo 1 e, deste último, para o parboilizado. O processo tradicional de beneficiamento de arroz apresenta 65% a 75% de grãos polidos (inteiros e quebrados), 19% a 23% de casca, 8% a 12% de farelo e 3% a 5% de impurezas. A classificação do arroz se baseia no estado físico dos grãos, que varia em relação à quebra dos mesmos e ao tamanho do grão (curto ou longo). Acerca das diferenças na qualidade do arroz disponível no mercado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A diferença entre os processos de obtenção do arroz integral e do arroz polido se deve à etapa de brunição. Para o arroz integral os efeitos se refletem nas características de rendimento, devido à maior absorção de água, e na menor tendência de aglomeração e de perda de sólidos após o cozimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q593638 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos materiais polímeros conjugados, julgue os itens a seguir.

Os portadores de carga, nos polímeros condutores, possuem alta mobilidade elétrica em comparação com os seus equivalentes inorgânicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q546324 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, com relação aos tipos, erros e calibração de termômetro de líquido em vidro.

As correções da leitura de temperatura fornecida quando os termômetros são usados em condições diferentes das especificadas pelo fabricante são determinadas com maior precisão pelo uso de um termômetro auxiliar que mede a temperatura média da parte imersa da haste.

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q545988 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com referência a ensaios de materiais, julgue os itens a seguir.

Corpos de prova do tipo Charpy e Izod são utilizados em ensaios de impacto em corpos de prova entalhados.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q642507 | Informática, CMMI e MPS BR, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), julgue os itens a seguir.

O CMMI pode ser usado em diversas situações de melhoria de processos como um framework para organizar e priorizar atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q592594 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos materiais semicondutores e suas aplicações, julgue os itens subseqüentes.

Um acoplador óptico semicondutor é constituído por um dispositivo emissor de luz e por um fotodetetor.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q592393 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As vibrações dos átomos de um sólido são responsáveis por uma vasta gama de propriedades dos materiais e podem ser estudadas por uma variedade de técnicas experimentais como espectroscopia de nêutrons e espectroscopia óptica. Julgue os itens que se seguem, relacionados com as vibrações da rede cristalina.

Algumas propriedades de equilíbrio de um sólido, como a densidade, são influenciadas pela presença de fônons.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q781604 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicações ópticas, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com relação a dispositivos ópticos, efeitos lineares e não-lineares em fibras e em dispositivos ópticos.

Amplificador óptico a semicondutores (SOA – semiconductor optical amplifier) é uma tecnologia que permite realizar, de forma integrada, diferentes operações em redes ópticas, como as operações de chaveamento e roteamento óptico. Entre os elementos de uma rede óptica que também podem ser fabricados a partir de SOAs, incluem-se chaves espaciais, conversores e seletores de comprimento de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q546106 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à ocorrência de erros na termometria de radiação, julgue os itens seguintes.

A presença de vapor de água e de gases, como o CO2, na atmosfera, entre o medidor e o alvo, contribui para a diminuição do erro de medição, já que esses gases são essencialmente transparentes à radiação na faixa do infravermelho.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q545864 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

Em um microscópio óptico, altos valores de abertura numérica da objetiva em geral estão associados a uma pequena profundidade de campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

358Q527698 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O manejo das águas pluviais urbanas é feito para se evitar impactos negativos na vida da cidade durante as chuvas críticas. Alguns componentes do sistema de drenagem são concebidos para amortecer as modificações no padrão de escoamento superficial das águas pluviais em função da ocupação urbana. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O revestimento de um canal, com a conseqüente diminuição do tempo de escoamento, garante o aumento do tempo de concentração na bacia.
  1. ✂️
  2. ✂️

359Q546158 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em várias situações de medidas ópticas, a característica ondulatória da luz se manifesta com mais evidência. Em relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

O padrão de interferência que se obtém no experimento da fenda dupla desaparece se forem colocados dois polarizadores, com polarizações cruzadas, um em cada fenda. Nesse caso, obtém-se um padrão de difração de fenda simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q545549 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca das máquinas elétricas.

A maior utilização das máquinas assíncronas ocorre na forma de motor de indução.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.