Início

Questões de Concursos Pesquisador em Metrologia

Resolva questões de Pesquisador em Metrologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q544375 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Para realizar a calibração de um instrumento, deve-se utilizar um osciloscópio de raios catódicos com a luminosidade do ponto ou traço e a nitidez do traço devidamente ajustados. Nessa situação, julgue o próximo item.

Esse procedimento de ajuste do osciloscópio pode ser obtido variando-se o controle de nível de sincronismo (trigger) do osciloscópio.

  1. ✂️
  2. ✂️

462Q593059 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com referência à expressão da incerteza de medição, julgue os próximos itens.

A elaboração de padrões fundamentais de medição baseados em processos físicos existentes na natureza é uma atividade relevante para o aprimoramento das práticas metrológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q538220 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A alvenaria de uma construção pode ter função estrutural ou de simples preenchimento e vedação, dependendo do tipo e da utilização dos tijolos. Julgue os itens que se seguem, com base na utilização de tijolos comuns furados.

Comparados aos tijolos maciços, os tijolos furados, em geral, apresentam a vantagem de propiciar um maior isolamento térmico e acústico, além de dificultar a propagação de umidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q382862 | Biologia, Resíduos sólidos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Os maiores impactos provocados por resíduos sólidos orgânicos são decorrentes da fermentação do material, com possível formação de chorume, líquido formado pela decomposição do material orgânico e pela lixiviação de substâncias tóxicas. O chorume gera maus odores e diminuição do oxigênio dissolvido em águas superficiais. A produção de gases fétidos, além de provocar desconforto aos seres humanos e animais, pode atrair vetores de doenças. Com relação aos resíduos orgânicos, julgue os itens a seguir.

Bagaço de cana-de-açúcar é um resíduo produzido em grande quantidade pelas indústrias de açúcar e álcool e pode ser utilizado na produção de chapas aglomeradas, geração de energia, alimentação de bovinos e adsorção de poluentes orgânicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q531138 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Pesquisador em Metrologia, Instituto Nacional de Metrologia, CESPE CEBRASPE

Na elaboração das estruturas das edificações, mais especificamente, das peças de concreto armado, algumas condições devem ser observadas, de forma a não comprometer sua função estrutural, aparência etc. A respeito dos cuidados que devem ser tomados na confecção de estruturas de concreto armado, julgue os seguintes itens.

Para garantir o acabamento aparente, podem ser utilizados afastadores de armadura do tipo chips plásticos, com as armaduras protegidas com aguada de cimento ou filme de polietileno.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q745320 | Economia, Contabilidade Social, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A economia do setor público analisa as atividades do governo bem como as diferentes formas de financiá-las. Acerca da economia do setor público, julgue os itens subsequentes.

Na ausência de criação de senhoriagem, a manutenção de um superavit primário fará que a taxa de crescimento do estoque da dívida pública seja superior à taxa de juros incidente sobre essa dívida.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q741075 | Economia, Econometria, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos fundamentos da ciência econômica, julgue os itens a seguir.

Econometria é o método quantitativo que consiste na aplicação dos processos de análise estatística ao tratamento de dados econômicos, com o objetivo de formular hipóteses a respeito do comportamento da realidade, submeter à prova as teorias fornecidas pela economia e construir novas teorias ou conjunto de hipóteses.

  1. ✂️
  2. ✂️

468Q812105 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A Lei Federal n.º 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e, ampliando a mobilização social em relação às questões das águas, inovou no modelo de controle e de participação social. A partir da Lei das Águas, foi possível, em 2006, o lançamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que culminou com a criação, em cada estado e no Distrito Federal, de conselhos estaduais e do DF para a gestão dos recursos hídricos. A respeito do regime jurídico e da gestão dos recursos hídricos, julgue os itens seguintes.

Constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos, entre outros: derivar ou utilizar recursos hídricos para qualquer finalidade sem a respectiva outorga de direito de uso; utilizar-se dos recursos hídricos ou executar obras ou serviços relacionados com estes em desacordo com as condições estabelecidas na outorga; perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q593562 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a diversas técnicas de medição de vazão, julgue os itens a seguir.

Sendo um rotâmetro um dispositivo de formato cilíndrico, é indiferente a extremidade que se liga à tubulação em que se quer medir a vazão.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q748217 | Economia, Estruturas de Mercado, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O entendimento dos padrões de concorrência das empresas passa pela análise das estruturas de mercado em que essas empresas se inserem. Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de concorrência das empresas.

Entre as estratégias adotadas pelas firmas que atuam em mercados organizados sob a forma de concorrência monopolística, aquela que visa especializar-se em determinado nicho de mercado como meio de obter vantagens competitivas é conhecida como liderança de custos.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q379744 | Biologia, Taxonomia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca da taxonomia e de métodos para identificação de microrganismos, julgue os itens subseqüentes.

Bactérias Gram-positivas são classificadas dentro do domínio Bacteria, reino Proteobacteria, cujo táxon representante é o Bacillus subtilis.

  1. ✂️
  2. ✂️

472Q629144 | Informática, Segurança da Informação, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de princípios de gerência de segurança em redes e sistemas de informação.

Ao encontrar, em uma área pública de um servidor, o arquivo contendo a lista de logins e senhas criptografadas usadas no controle de acesso a um sistema, o auditor deverá aumentar a classificação de risco de que esse sistema seja invadido por meio de um ataque de dicionário.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q384733 | Biologia, Citologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A respeito das células-tronco, julgue os itens a seguir.

No Brasil, é permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro, desde que obedeça os critérios estabelecidos pela Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/2005).

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q593465 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de escoamentos compressíveis.

Em escoamentos supersônicos isentrópicos, as regiões nas quais ocorrem variações abruptas de pressão, densidade, temperatura e entalpia são denominadas ondas de choque.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q591264 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Alguns dos fenômenos explicados pelas teorias do estado sólido estão relacionados com o magnetismo. Com relação às propriedades magnéticas dos materiais, julgue os próximos itens.

A suscetibilidade magnética de um material diamagnético é negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q387054 | Biologia, Botânica, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes com relação às ideias do texto acima.

Plantas como o milho e a tiririca, por serem C4, perdem menos água que plantas C3.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q594715 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos fluidos e suas propriedades.

A lei da conservação da massa para um volume de controle em regime permanente estabelece que a diferença entre a soma de todas as vazões mássicas de saída e a soma de todas as vazões mássicas de entrada deve ser nula.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q383903 | Biologia, Microbiologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Em um esfregaço para observação de bactérias, preparado em uma lâmina de vidro com a coloração de Gram, foi observada em microscópio a presença de alguns bastonetes com coloração violeta e outros com coloração rosa avermelhada. Foram observados também cocos de coloração violeta e vibriões de coloração rosa avermelhada.

Com base nas informações acima e em fundamentos de microbiologia, julgue os itens subsequentes.

A Leptospira sp. constitui exemplo de um gênero de bactéria que apresenta coloração de Gram rosa avermelhada e formato de bastonete, como foi visualizado na lâmina citada.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q816358 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Segundo o que dispõem a Lei de Inovação (Lei n.o 10.973, de 2004) e o Decreto-Lei de Inovação, julgue os itens de 90 a 99 que se seguem.

De acordo com a Lei de Inovação, a União pode investir recursos públicos ou se associar aos empreendimentos privados com fins lucrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q594186 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A inovação tecnológica mais importante do século XX talvez tenha sido o desenvolvimento de dispositivos semicondutores, o que propiciou a chamada revolução da informática. O desenvolvimento desses dispositivos, por sua vez, não teria ocorrido sem uma compreensão detalhada das propriedades dos materiais semicondutores. Julgue os itens que se seguem, relacionados a esses materiais e suas propriedades.

A dopagem de um semicondutor intrínseco com uma impureza doadora resulta em um material cujos portadores de carga majoritários são buracos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.