Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q992170 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual é a duração da tosse classificada como subaguda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q992175 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual é o volume residual médio em um homem adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1047038 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta o próximo passo no tratamento em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em uso de terapia tripla e ainda exacerbadores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1024926 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos, hipertenso, compareceu a consulta ambulatorial regular. Apesar da implementação adequada de medidas de estilo de vida, relatou que seus níveis pressóricos se mantiveram elevados nas aferições de pressão em sua residência. Estava em uso de doses plenas de enalapril, indapamida e amlodipina. Em investigação recente, foram afastadas causas secundárias de hipertensão arterial. Ao exame, apresentava ritmo cardíaco regular e presença de quarta bulha cardíaca na ausculta cardíaca. A pressão arterial era de 155 por 96 mmHg e a frequência cardíaca era de 71 batimentos por minuto. Em exames laboratoriais recentes, a glicemia foi de 92 mg/dL, creatinina de 1,0 mg/dL, ureia de 32 mg/dL, sódio de 140 mg/dL e potássio de 3,9 mg/dL.
No caso desse paciente, a medicação que deve ser associada para um melhor controle pressórico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q992166 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre os conceitos relacionados a Apneia Obstrutiva do Sono, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1002719 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O tratamento do tabagismo inclui a terapia de reposição nicotínica e uso de medicações antidepressivas. Em relação às terapias para cessar o tabagismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Na primeira semana de uso da vareniclina é recomendada a prescrição de um comprimido de 0,5 mg por 3 dias, seguido de 1 comprimido de 0,5 mg duas vezes ao dia por 4 dias.
( ) Histórico de epilepsia é uma contraindicação absoluta ao uso da bupropiona.
( ) O adesivo de nicotina deve ser aplicado no tronco toda manhã, em áreas sem pelos e não expostas ao sol e deve ser retirado e descartado diariamente no momento do banho.
( ) A bupropiona deve ser prescrita em receituário branco especial, em duas vias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1047035 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Os objetivos da avaliação do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são determinar: o grau de limitação ao fluxo aéreo, seu impacto na saúde global do mesmo e o risco de eventos futuros. Para atingir esses objetivos, qual aspecto da doença deve ser considerado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1047036 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Com relação à medida da captação do monóxido de carbono (DCO), podemos afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1021510 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) é uma doença grave e debilitante, causada pela oclusão do leito arterial pulmonar por êmbolos hemáticos e por material fibroso induzido pela presença desses êmbolos. A respeito da abordagem recomendada pela mais recente diretriz brasileira de HPTEC, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1002728 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A tuberculose ainda é um problema de saúde pública no Brasil. Existem dois grupos gerais conforme o local de apresentação da doença: forma pulmonar e forma extrapulmonar. Em relação à tuberculose, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O esquema básico de tratamento inicial de um caso novo de tuberculose pulmonar em adultos imunocompetentes é Rifampicina, Izoniazida, Pirazinamida e Etambutol por 4 meses, seguido por Rifampicina e Etambutol por 2 meses.
( ) A tuberculose pleural é a forma mais comum de tuberculose extrapulmonar em pessoas não infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
( ) A tuberculose ganglionar é a forma mais frequente de tuberculose extrapulmonar em pessoas vivendo com HIV.
( ) Na investigação de um derrame pleural, a adenosina desaminasse (ADA) elevada no líquido pleural é compatível com tuberculose pleural, porém outras causas incluem linfoma, empiema e artrite reumatoide.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1047037 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transplante de pulmão em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A sobrevida média após o transplante é de 05 anos.
( ) Prolonga a sobrevida e melhora a capacidade funcional.
( ) A maioria dos transplantes de pulmão em pacientes com DPOC é unilateral.
( ) As complicações mais comuns são doença linfoproliferativa, bronquiolite obliterante, rejeição aguda e infecção oportunista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1007189 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A espirometria é um exame fundamental para o diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Assinale a alternativa correta quanto ao ponto de corte da razão do volume expiratório forçado no primeiro segundo sobre a capacidade vital forçada (VEF1/CVF) recomendado como limiar diagnóstico da DPOC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1002718 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O paciente tabagista deve ser sistematicamente abordado quanto ao cessar tabagismo durante a consulta ambulatorial de rotina. Existem estágios de mudança comportamental reconhecidos nesse processo. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
I. Na fase de ____________ há conscientização de que fumar é um problema, há ambivalência quanto à perspectiva de mudança e o paciente pretende parar de fumar dentro de 6 meses.
II. Na fase de ___________ o paciente planeja ativamente a escolha do Dia “D” como estratégia para realizar a mudança de comportamento, prepara-se para interromper o tabagismo, frequentemente no próximo mês.
III. Na fase de _____________ o indivíduo toma a atitude que o leva a concretizar a mudança de comportamento desejada, o paciente modifica o comportamento e interrompe o tabagismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1002720 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 24 anos, arquiteto, vem para consulta ambulatorial devido tosse e chiado no peito nos últimos 3 meses. Atualmente, apresenta episódios com uma frequência menor que 2 vezes por mês. Ao ser interrogado, ele negou despertar noturno ou limitações de atividades e não teve necessidade de buscar atendimento médico em pronto socorro devido aos sintomas. Nega comorbidades e não é tabagista. Exame físico está normal. Espirometria com distúrbio obstrutivo leve com resposta ao broncodilatador. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1002726 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 46 anos vem no ambulatório com queixa de tosse seca há cerca de 4 meses, com sensação inespecífica de incômodo no peito. Antecedentes patológicos: hipertensão arterial sistêmica há 2 anos. Medicações em uso: enalapril 5 mg duas vezes ao dia. Nega tabagismo. Sobre a tosse crônica nesse caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1002727 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

As doenças pulmonares ocupacionais (pneumoconioses) têm sido associadas a uma ampla variedade de exposições a materiais orgânicos e inorgânicos no local de trabalho, e do ponto de vista clínico podem incluir desde doença das vias respiratórias até fibrose pulmonar progressiva. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. A exposição ao algodão é o fator etiológico da ___________.
II. ____________ é uma das pneumoconioses pela exposição a poeiras inorgânicas mais frequentes na prática clínica.
III. ____________ ocorre devido exposição a um metal leve altamente condutor, utilizado na indústria de alta tecnologia. Essa pneumoconiose tem a apresentação clássica de doença granulomatosa que se assemelha à sarcoidose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1007185 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 52 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) de grau leve, estágio GOLD 1B, apresenta quadro clínico sugestivo de pneumonia adquirida na comunidade (clínica, radiografia e laboratoriais compatíveis). Calculado o escore CURB-65, cujo resultado foi um ponto (ureia elevada). Paciente com bom suporte social e sem sinais de descompensação da DPOC. Não fez uso de antibióticos nos últimos 3 meses. Mora em casa com a esposa e um filho. Nega demais comorbidades ou alergias prévias. Em relação ao planejamento terapêutico para este caso, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Considerando a comorbidade DPOC, para este paciente as únicas opções de antibióticos orais seriam levofloxacino ou moxifloxacino.
( ) A presença da comorbidade DPOC requer introdução de corticoide sistêmico associado ao tratamento antimicrobiano, visando evitar descompensação da doença.
( ) Neste caso é adequado o uso de beta lactâmico associado a um macrolídeo como opção de tratamento oral.
( ) Devido ao risco de descompensação da DPOC, este paciente deve ser internado por 72 horas para iniciar antibiótico intravenoso e caso permaneça bem após esse período poderá receber alta para término ambulatorial do tratamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1007186 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A semiologia pulmonar é uma arte que deve ser exercitada diariamente. Com relação aos achados semiológicos pulmonares esperados em uma condensação com via aérea não obstruída e sem derrame pleural associado, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1007187 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O tratamento da asma envolve, muitas vezes, o uso de medicações broncodilatadoras que agem em diferentes receptores nas vias respiratórias. Em relação aos broncodilatadores, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O salmeterol é um broncodilatador do tipo beta 2-agonista de curta ação. ( ) O brometo de glicopirrônio é um broncodilatador do tipo anti-muscarínico de curta ação. ( ) O umeclidínio é um broncodilatador do tipo beta 2-agonista de longa ação. ( ) O indacaterol é um broncodilatador do tipo antimuscarínico de longa ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1024925 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 48 anos foi internada por pancreatite aguda apresentando necessidade de hidratação venosa, analgesia parenteral, hemodiálise e reposição de eletrólitos. Durante o sétimo dia de internação com catéter venoso central (CVC), houve febre (38,5 °C) com calafrio e evidência de purulência no óstio do CVC.
Foi proposta a coleta de 2 sets de hemocultura após a retirada do catéter venoso central e início de antibiótico, pois havia taquicardia, taquipneia e mudança comportamental. Houve melhora clínica logo no dia seguinte, após as medidas anteriores, com a retirada do CVC e introdução de esquema antibiótico para sepse por catéter venoso central. No 3º dia da coleta saiu o resultado de crescimento de Staphylococcus aureus em 2 frascos de hemocultura. O teste de sensibilidade demonstrou ser sensível à oxacilina.
Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.