Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1002717 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição grave, prevalente e com alta morbimortalidade. Um dos instrumentos usados para classificação da DPOC e que avalia a gravidade da limitação de fluxo aéreo na espirometria é o valor percentual predito do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) pós-broncodilatador. De acordo com a mais recente recomendação da Global Strategy for Prevention, Diagnosis and Management of COPD (GOLD), assinale a alternativa que combina corretamente um valor percentual predito de VEF1 pós-broncodilatador com a respectiva classificação GOLD.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1002719 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O tratamento do tabagismo inclui a terapia de reposição nicotínica e uso de medicações antidepressivas. Em relação às terapias para cessar o tabagismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Na primeira semana de uso da vareniclina é recomendada a prescrição de um comprimido de 0,5 mg por 3 dias, seguido de 1 comprimido de 0,5 mg duas vezes ao dia por 4 dias.
( ) Histórico de epilepsia é uma contraindicação absoluta ao uso da bupropiona.
( ) O adesivo de nicotina deve ser aplicado no tronco toda manhã, em áreas sem pelos e não expostas ao sol e deve ser retirado e descartado diariamente no momento do banho.
( ) A bupropiona deve ser prescrita em receituário branco especial, em duas vias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1002731 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma causa frequente de tosse e dispneia na prática clínica. Em relação aos escores de avaliação da gravidade da PAC, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O escore CRB-65 (Confusion, Respiratory rate, Blood pressure, and age ≥ 65 years) é útil inclusive em ambientes nos quais exames laboratoriais não estão disponíveis prontamente, como na atenção primária.
( ) O escore PSI (Pneumonia Severity Index) classifica os pacientes em três categorias, estimando a mortalidade anual e sugerindo o local de tratamento.
( ) Presença de choque séptico ou necessidade de ventilação mecânica são critérios maiores na estratificação de risco da ATS/IDSA (American Thoracic Society/Infectious Diseases Society of America).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1047036 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Com relação à medida da captação do monóxido de carbono (DCO), podemos afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1024926 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos, hipertenso, compareceu a consulta ambulatorial regular. Apesar da implementação adequada de medidas de estilo de vida, relatou que seus níveis pressóricos se mantiveram elevados nas aferições de pressão em sua residência. Estava em uso de doses plenas de enalapril, indapamida e amlodipina. Em investigação recente, foram afastadas causas secundárias de hipertensão arterial. Ao exame, apresentava ritmo cardíaco regular e presença de quarta bulha cardíaca na ausculta cardíaca. A pressão arterial era de 155 por 96 mmHg e a frequência cardíaca era de 71 batimentos por minuto. Em exames laboratoriais recentes, a glicemia foi de 92 mg/dL, creatinina de 1,0 mg/dL, ureia de 32 mg/dL, sódio de 140 mg/dL e potássio de 3,9 mg/dL.
No caso desse paciente, a medicação que deve ser associada para um melhor controle pressórico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q992166 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre os conceitos relacionados a Apneia Obstrutiva do Sono, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q992171 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São sinais de alarme em caso de tosse, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1002714 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino de 27 anos, sem comorbidades prévias e sem uso prévio de medicações, apresentou apendicite que foi abordado cirurgicamente há três dias. Iniciou quadro de dispneia súbita e taquipneia no pós-operatório. Levantada suspeita de tromboembolia pulmonar que foi confirmada com falhas de enchimento em três ramos segmentares na angiotomografia de tórax. Realizado ultrassom dupplex de membros inferiores que não localizou trombose venosa profunda (TVP). Em relação à proposta de tratamento anticoagulante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Por se tratar de paciente jovem e não ser visualizado TVP, a anticoagulação deverá ser suspensa em 4 semanas.
( ) A anticoagulação poderá ser suspensa assim que o paciente receber alta hospitalar e retornar às atividades laborais.
( ) A princípio a anticoagulação deverá ser mantida por três meses.
( ) Considerando TEP relacionado com cirurgia esse paciente não poderá utilizar anticoagulantes orais diretos pelo risco hemorrágico dessas drogas nesse contexto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1002716 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Mulher de 66 anos, tem diagnóstico há 2 anos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), vem na consulta ambulatorial e relata como sintomas atuais dispneia ao caminhar quando em seu próprio passo no plano menos de 100 metros e tosse produtiva ocasional com pouca secreção clara, mas negou sibilância. Está em uso regular de formoterol 12 mcg 12/12h e você checou na consulta que a técnica de uso do dispositivo está correta. No último ano teve um episódio de exacerbação da DPOC, o que motivou ida ao pronto socorro sendo realizado tratamento ambulatorial com corticoide oral. Respondeu o CAT (COPD Assessment Test), com pontuação igual a 10. Exames complementares: contagem de eosinófilos no hemograma 80 células/mm3 (células por milímetros cúbicos). Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta que contempla a classificação clínica da DPOC, (segundo o GOLD - Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease) e a respectiva conduta medicamentosa que deve ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1002720 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 24 anos, arquiteto, vem para consulta ambulatorial devido tosse e chiado no peito nos últimos 3 meses. Atualmente, apresenta episódios com uma frequência menor que 2 vezes por mês. Ao ser interrogado, ele negou despertar noturno ou limitações de atividades e não teve necessidade de buscar atendimento médico em pronto socorro devido aos sintomas. Nega comorbidades e não é tabagista. Exame físico está normal. Espirometria com distúrbio obstrutivo leve com resposta ao broncodilatador. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1002726 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 46 anos vem no ambulatório com queixa de tosse seca há cerca de 4 meses, com sensação inespecífica de incômodo no peito. Antecedentes patológicos: hipertensão arterial sistêmica há 2 anos. Medicações em uso: enalapril 5 mg duas vezes ao dia. Nega tabagismo. Sobre a tosse crônica nesse caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1002728 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A tuberculose ainda é um problema de saúde pública no Brasil. Existem dois grupos gerais conforme o local de apresentação da doença: forma pulmonar e forma extrapulmonar. Em relação à tuberculose, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O esquema básico de tratamento inicial de um caso novo de tuberculose pulmonar em adultos imunocompetentes é Rifampicina, Izoniazida, Pirazinamida e Etambutol por 4 meses, seguido por Rifampicina e Etambutol por 2 meses.
( ) A tuberculose pleural é a forma mais comum de tuberculose extrapulmonar em pessoas não infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
( ) A tuberculose ganglionar é a forma mais frequente de tuberculose extrapulmonar em pessoas vivendo com HIV.
( ) Na investigação de um derrame pleural, a adenosina desaminasse (ADA) elevada no líquido pleural é compatível com tuberculose pleural, porém outras causas incluem linfoma, empiema e artrite reumatoide.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1002730 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Mulher de 66 anos, foi levada ao pronto atendimento por dispneia súbita e dor torácica ventilatóriodependente iniciadas há duas horas. Negou hemoptise, tosse, palpitações, síncope ou dor na perna. Antecedentes patológicos: hipertensão arterial sistêmica, obesidade e câncer de mama em tratamento. Nega tabagismo. Na primeira avaliação clínica na emergência apresenta os seguintes achados: saturação periférica de oxigênio 88% em ar ambiente, frequência cardíaca de 108 batimentos/minuto, frequência respiratória de 28 incursões/minuto, pressão arterial normal em ambos os membros superiores. A ausculta cardiorrespiratória é normal e apresenta edema no membro inferior direito com dor à palpação. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal apenas. Radiografia de tórax normal. Iniciado aporte de oxigênio suplementar com boa resposta. Em relação à conduta adequada para confirmação da principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1024925 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 48 anos foi internada por pancreatite aguda apresentando necessidade de hidratação venosa, analgesia parenteral, hemodiálise e reposição de eletrólitos. Durante o sétimo dia de internação com catéter venoso central (CVC), houve febre (38,5 °C) com calafrio e evidência de purulência no óstio do CVC.
Foi proposta a coleta de 2 sets de hemocultura após a retirada do catéter venoso central e início de antibiótico, pois havia taquicardia, taquipneia e mudança comportamental. Houve melhora clínica logo no dia seguinte, após as medidas anteriores, com a retirada do CVC e introdução de esquema antibiótico para sepse por catéter venoso central. No 3º dia da coleta saiu o resultado de crescimento de Staphylococcus aureus em 2 frascos de hemocultura. O teste de sensibilidade demonstrou ser sensível à oxacilina.
Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1002715 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O teste de Fagerström é um instrumento importante utilizado na avaliação do grau de dependência à nicotina. Sobre esse teste , assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1021509 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A respiração freno labial é um sinal semiológico e ao mesmo tempo uma manobra realizada pelo paciente para melhora da dispneia. A condição clínica em que esse achado semiológico é observado com maior frequência é __________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1068197 | Medicina, Neurologia, Pneumologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A reabilitação pulmonar é um método desenvolvido para pacientes com DPOC, porém com indicação para outras pneumopatias crônicas.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q990630 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Pode ser citado(a) como um dos quatro fenótipos principais associados à fisiopatologia da apneia obstrutiva do sono:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1002713 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A neoplasia pulmonar é uma condição com alta prevalência e responde pela maior causa de mortalidade entre as neoplasias. Assinale a alternativa que apresenta o subtipo de neoplasia de pulmão mais comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1002724 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

O mesotelioma é uma neoplasia maligna da pleura e do peritônio, e quase todos os casos estão associados com a exposição à (ao) ______. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.