Início

Questões de Concursos Pneumologia

Resolva questões de Pneumologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q990630 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Pode ser citado(a) como um dos quatro fenótipos principais associados à fisiopatologia da apneia obstrutiva do sono:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q990631 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em geral, qual terapia deve ser evitada no paciente com pneumotórax espontâneo secundário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q992179 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O mesotelioma maligno da pleura está mais comumente associado à exposição a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1002714 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino de 27 anos, sem comorbidades prévias e sem uso prévio de medicações, apresentou apendicite que foi abordado cirurgicamente há três dias. Iniciou quadro de dispneia súbita e taquipneia no pós-operatório. Levantada suspeita de tromboembolia pulmonar que foi confirmada com falhas de enchimento em três ramos segmentares na angiotomografia de tórax. Realizado ultrassom dupplex de membros inferiores que não localizou trombose venosa profunda (TVP). Em relação à proposta de tratamento anticoagulante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Por se tratar de paciente jovem e não ser visualizado TVP, a anticoagulação deverá ser suspensa em 4 semanas.
( ) A anticoagulação poderá ser suspensa assim que o paciente receber alta hospitalar e retornar às atividades laborais.
( ) A princípio a anticoagulação deverá ser mantida por três meses.
( ) Considerando TEP relacionado com cirurgia esse paciente não poderá utilizar anticoagulantes orais diretos pelo risco hemorrágico dessas drogas nesse contexto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1002721 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação aos cuidados perioperatórios visando reduzir a taxa de complicações pulmonares pósoperatórias (CPP), assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1021509 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A respiração freno labial é um sinal semiológico e ao mesmo tempo uma manobra realizada pelo paciente para melhora da dispneia. A condição clínica em que esse achado semiológico é observado com maior frequência é __________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1068197 | Medicina, Neurologia, Pneumologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A reabilitação pulmonar é um método desenvolvido para pacientes com DPOC, porém com indicação para outras pneumopatias crônicas.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q990632 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quais são os critérios considerados pelo Score CURB-65 para avaliação de gravidade da PAC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q992171 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São sinais de alarme em caso de tosse, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1021508 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à combinação dos seguintes resultados de provas de função pulmonar com o correspondente distúrbio respiratório em que são mais provavelmente encontrados, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
I. Aumento da capacidade pulmonar total (CPT), diminuição da capacidade vital (CV), diminuição da razão do volume expiratório forçado no primeiro segundo sobre a capacidade vital forçada (VEF1/CVF) são esperados no (a) ___________.
II. Redução da CPT, da CV e do volume residual (VR), aumento da razão VEF1/CVF, pressão inspiratória máxima (PIM) normal são esperados no (a) ___________.
III. Redução da CPT, aumento do VR, razão VEF1/CVF normal, redução da PIM são esperados no (a) ___________.
IV. CPT normal, VR normal, razão VEF1/CVF normal, PIM normal são esperados no (a) ___________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1068186 | Medicina, Oncologia, Pneumologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

O câncer de pulmão é uma doença de alta prevalência mundial, sendo o câncer que tem a maior mortalidade geral em homens e mulheres no primeiro mundo, está ligado intimamente a uma causa evitável – o tabagismo – e tem melhor prognóstico se detectado precocemente. É originário do tecido brônquico e costuma ser dividido em carcinoma de pequenas células e não pequenas células.

Assinale a alternativa correta com relação ao seu comportamento biológico, estadiamento clínico e conduta médica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q992172 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

No que consiste o derrame quiloso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q992177 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em relação às orientações mais recentes sobre o isolamento de casos de COVID-19 no Brasil, a alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1002716 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Mulher de 66 anos, tem diagnóstico há 2 anos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), vem na consulta ambulatorial e relata como sintomas atuais dispneia ao caminhar quando em seu próprio passo no plano menos de 100 metros e tosse produtiva ocasional com pouca secreção clara, mas negou sibilância. Está em uso regular de formoterol 12 mcg 12/12h e você checou na consulta que a técnica de uso do dispositivo está correta. No último ano teve um episódio de exacerbação da DPOC, o que motivou ida ao pronto socorro sendo realizado tratamento ambulatorial com corticoide oral. Respondeu o CAT (COPD Assessment Test), com pontuação igual a 10. Exames complementares: contagem de eosinófilos no hemograma 80 células/mm3 (células por milímetros cúbicos). Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta que contempla a classificação clínica da DPOC, (segundo o GOLD - Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease) e a respectiva conduta medicamentosa que deve ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1002725 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Um homem de 45 anos, sem comorbidades prévias foi internado na Unidade de Terapia Intensiva devido à insuficiência respiratória secundária a pneumonia por influenza. Está em ventilação mecânica invasiva há 5 dias. Durante seu tratamento precisou inclusive de bloqueio neuromuscular e passou por três sessões de posição prona. Nos últimos dois dias, evoluiu com melhora da troca. Atualmente, está hemodinamicamente estável às custas de noradrenalina em desmame baixa dose (0.1 mcg/kg/min) micrograma por quilograma por minuto. A sedação está com fentanil e propofol, mantendo um RASS -1 (Escala de agitação e sedação de Richmond). Na ventilação não apresenta assincronias e está com os seguintes parâmetros: modo pressão controlada; pressão de pico de 19 cmH2O (centímetros de água); pressão positiva no final da expiração (PEEP) de 8 cmH2O (centímetros de água); volume corrente de 440ml (mililitros), o que corresponde a 7.0 ml/kg (mililitros por quilograma) de peso predito. Relação de troca (pressão parcial de oxigênio sobre a fração inspirada de oxigênio) PaO2/FiO2 = 200. Faz uso de oseltamivir (hoje última dose). Em relação à melhor conduta neste momento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1002730 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Mulher de 66 anos, foi levada ao pronto atendimento por dispneia súbita e dor torácica ventilatóriodependente iniciadas há duas horas. Negou hemoptise, tosse, palpitações, síncope ou dor na perna. Antecedentes patológicos: hipertensão arterial sistêmica, obesidade e câncer de mama em tratamento. Nega tabagismo. Na primeira avaliação clínica na emergência apresenta os seguintes achados: saturação periférica de oxigênio 88% em ar ambiente, frequência cardíaca de 108 batimentos/minuto, frequência respiratória de 28 incursões/minuto, pressão arterial normal em ambos os membros superiores. A ausculta cardiorrespiratória é normal e apresenta edema no membro inferior direito com dor à palpação. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal apenas. Radiografia de tórax normal. Iniciado aporte de oxigênio suplementar com boa resposta. Em relação à conduta adequada para confirmação da principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1049598 | Medicina, Pneumologia, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

Um homem de 32 anos está internado para investigação etiológica de derrame pleural moderado à direita, com sintomas há cerca de 3 meses. Realizada toracocentese diagnóstica que apresenta os seguintes resultados: aspecto amarelo citrino; relação lactato desidrogenase (LDH) no líquido pleural/sérica de 0.76; relação proteína no líquido pleural/sérica de 0,6; glicose pleural 90 mg/dL (miligramas por decilitro), glicemia capilar 100 mg/dL (miligramas por decilitro); pH 7.32; Gram e culturas para germes habituais negativas; citologia com 94% linfócitos. Histopatológico com processo inflamatório crônico não especificado, negativo para células neoplásicas. Assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1007188 | Medicina, Pneumologia, EBSERH, IBFC, 2022

A síndrome de apneia/hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) é uma condição comum, embora ainda subdiagnosticada. Em relação ao SAHOS, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. Um índice de apneia/hipopneia maior ou igual a ___ eventos por hora durante a polissonografia é o critério utilizado como ponto de corte para diagnóstico da SAHOS.
II. Durante a polissonografia um índice de apneia/hipopneia maior que _____ eventos por hora é o ponto de corte que caracteriza SAHOS grave.
III. Medicamentos que ________ o tônus muscular são fatores de piora da SAHOS e devem ser minimizados ou evitados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q992173 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Um paciente tabagista que está considerando uma tentativa de parar de fumar encontra-se em qual nível dentre os “Estágios de Mudança”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q992174 | Medicina, Pneumologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Se um paciente obtém 7 pontos no Teste de Fagerström, como é classificada sua dependência à nicotina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.