Questões de Concursos Polícia Civil SE

Resolva questões de Polícia Civil SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q842017 | Criminologia, Locais de Morte, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.

A forma de execução de um homicídio pode ser definida a partir da observação da posição do cadáver no local do crime, dos vestígios biológicos e de eventuais elementos balísticos arrecadados.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q842101 | Criminologia, Computação Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, a respeito das etapas de investigação de crimes cibernéticos.

Fornecidos normalmente mediante ordem judicial, os logs apresentam o conteúdo armazenado em contas de email.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q844512 | Criminologia, Locais de Morte, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos objetivos da investigação pericial em locais de crime contra a vida, julgue o próximo item.

O levantamento de evidências que contribuam com a investigação possibilita o estabelecimento da dinâmica dos acontecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q844315 | Criminologia, A Perícia em Face da Legislação, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Mário foi preso em estabelecimento comercial ao utilizar carteira de identidade falsa e cédulas de moeda nacional com aparência suspeita. A autoridade policial, diante dos fatos, solicitou exames periciais para a materialização do delito.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir, com base nas técnicas e nos conceitos de documentoscopia.

O perito deve observar determinadas características de segurança para verificar a autenticidade de uma carteira de identidade, entre elas: tarja em talho doce na cor verde, fundo numismático, perfuração mecânica da sigla do órgão de identificação sobre a fotografia do titular e numeração tipográfica, sequencial, no verso, para controle do órgão expedidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q850469 | Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao atravessar a rua sobre a faixa de pedestres, uma pessoa sofreu um desmaio e caiu no chão desorientada.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, a respeito de primeiros socorros.

Nesse caso, um procedimento que pode ser empregado para evitar que pessoas atrapalhem a ação dos socorristas é isolar a área do incidente.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q845689 | Metodologia da Investigação Policial, Provas, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

    Maria, de vinte e seis anos de idade, saiu da faculdade onde estudava por volta das 23 h e, sozinha, dirigiu-se a pé rumo a sua residência. No trajeto, foi abordada por trás, tomou um golpe “mata leão” de seu algoz, que exalava forte hálito etílico, e, em seguida, foi arrastada para um matagal ermo. A vítima tentou se libertar, arranhando os braços do autor. Ao chegar ao matagal, ainda se mantendo por trás da vítima, o autor mandou que ela cobrisse o rosto com o próprio vestido. Ele abaixou a calcinha dela e manteve, com violência, coito anal e vaginal, até ejacular. Após a violência, o criminoso determinou que a vítima se mantivesse deitada, com o rosto voltado para o chão, e que contasse até cem, quando, então, poderia sair correndo. A vítima cumpriu a ordem e, após a contagem, levantou-se. Verificou a presença de uma garrafa de cachaça quase vazia no local e percebeu que sangrava e que sua região genital, coxas e calcinha estavam molhadas de esperma. Ela avistou de longe uma casa e correu até lá, pedindo ajuda. Na residência, a moradora prestou-lhe socorro, permitindo que Maria tomasse banho, e lhe emprestou roupas limpas para vestir. Em seguida, Maria dirigiu-se à delegacia de polícia, levando consigo, em um saco plástico, a garrafa de cachaça encontrada no local e as suas vestes sujas.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

As roupas que a vítima usava no momento do crime devem ser descartadas, porque não servirão mais à pesquisa de material genético devido ao fato de Maria tê-las tirado e colocado em um saco plástico, o que compromete a exatidão dos exames periciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q842889 | Criminologia, Computação Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao participar da coleta de equipamentos em um local onde havia ocorrido um crime, um delegado encontrou um celular ligado, com a tela desbloqueada, e um computador desligado.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, acerca dos procedimentos envolvidos na computação forense.

O celular deve ser mantido ligado, com as interfaces de comunicação habilitadas, a fim de evitar a perda de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q843695 | Metodologia da Investigação Policial, Procedimentos Iniciais, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando os critérios de identificação veicular e seus aspectos técnicos e legais, julgue o item a seguir.

O número de identificação veicular possui dezessete caracteres, que são afixados em etiqueta própria em veículos automotores e seus rebocados, inclusive em ciclomotores.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q840097 | Estatuto da Pessoa Idosa, Crimes, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere ao atendimento policial a grupos vulneráveis, julgue o item a seguir.

Abandonar pessoa com deficiência ou não prover suas necessidades básicas quando se é obrigado, por lei ou mandado, a fazê-lo sujeitam o infrator à mesma pena prevista no Estatuto do Idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q844319 | Metodologia da Investigação Policial, Postura do Investigador, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de técnicas de ações de busca utilizadas no contexto de uma investigação policial, julgue o próximo item.

Considera-se vigilância fixa ou estática aquela que se desenvolve em um ponto fixo, realizada necessariamente a pé, com a finalidade de individualizar e identificar alvos suspeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q841711 | Criminologia, A Perícia em Face da Legislação, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos meios de provas, suas espécies, classificação e valoração, julgue o item a seguir.

Laudo pericial produzido por apenas um perito ad hoc, quando a lei exige a participação de dois peritos na elaboração da prova técnica, deve ser desentranhado dos autos, porque constitui prova ilícita, constitucionalmente vedada.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q840432 | Criminologia, Locais de Crime, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.

A recognição visuográfica integra a fase da investigação de segmento e deve ser realizada por policial encarregado da investigação posterior às primeiras diligências, mediante a colação de todas as informações obtidas no local do crime.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q840399 | Metodologia da Investigação Policial, Princípios da Investigação, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto aos princípios, meios e conceitos da investigação criminal, julgue o item a seguir.

Sempre que possível, o ofendido será ouvido nos autos do inquérito policial em termo de declaração, sem o compromisso de dizer a verdade.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q842938 | Criminologia, A Perícia em Face da Legislação, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da investigação pericial, julgue o item seguinte.

Nos casos de perícia de local de crime contra pessoa, o acionamento do órgão pericial deverá ser solicitado via central de radiocomunicação da segurança do centro integrado de operações em segurança pública (CIOSP), com posterior envio da requisição formal ao órgão pericial.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q857110 | Direito Processual Penal, Lei da Interceptação Telefônica Lei n 9296 de 1996, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos meios de provas, suas espécies, classificação e valoração, julgue o item a seguir.

Interceptação telefônica produzida regularmente no curso de inquérito policial constitui meio de prova nominada, voltada ao convencimento da autoridade judiciária sobre determinado fato.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q850000 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Sergipe, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base nas normas que regem a organização policial, julgue o item a seguir.

A prole é um dos critérios de desempate para lotação prioritária de delegado de polícia no caso de o número de integrantes da classe exceder o número de vagas disponíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.