Início

Questões de Concursos Policial Federal Perito

Resolva questões de Policial Federal Perito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q379740 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os compostos orgânicos mais simples, a partir dos quais os organismos vivos são constituídos, são exclusivos dos seres vivos, podendo também ocorrer na condição de produtos da atividade biológica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os polissacarídeos não são considerados moléculas informacionais pelo fato de serem constituídos apenas por unidades fundamentais não-repetidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

382Q751712 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com base no texto CE, julgue os itens a seguir, com referência ao sistema de posicionamento global por satélite (GPS).

O GPS é um sistema de radionavegação por satélites que permite o posicionamento apenas bidimensional de pontos em terra, mar ou ar.

  1. ✂️
  2. ✂️

383Q530844 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

As madeiras constituem materiais de construção extremamente importantes. Julgue os itens a seguir, relacionados à utilização de madeiras em construção civil.

A madeira para uso em construção deve possuir umidade elevada.

  1. ✂️
  2. ✂️

384Q379146 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A aquacultura tem sido apontada como uma das alternativas para o fortalecimento socioeconômico de comunidades litorâneas, bem como para o fornecimento de alimentos de origem marinha (crustáceos, moluscos, algas), ricos em sais minerais. Embora semelhante estruturalmente às atividades agropecuárias, a aquacultura baseia-se no meio aquático e, em função disso, é sensível às variações desse ambiente, principalmente às poluições costeiras, sobretudo as originárias de derramamento de óleo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Acidentes com derramamento de grande quantidade de petróleo podem afetar a cultura de ostras e mexilhões, com a morte imediata de organismos e a dificuldade em retomar o cultivo pela contaminação do substrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q788520 | Engenharia Elétrica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é de origem hidráulica. Da parcela restante, uma parte significativa é termelétrica. Em relação a esses tipos de geração, julgue os itens a seguir.

Na geração hidráulica, se mais de uma usina for construída em um mesmo rio, os geradores devem ser acionados somente por turbinas do tipo Kaplan.

  1. ✂️
  2. ✂️

386Q356405 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A contabilidade pública está estruturada dentro dos princípios fundamentais de contabilidade e dos princípios específicos do orçamento. Os atos e fatos são escriturados de forma automática pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicação do código numérico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilização dos atos e fatos, em que estão definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro específico que se está por escriturar. Como praxe, a escrituração segue totalmente o método das partidas dobradas: a cada débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Além disso, no âmbito dos lançamentos da contabilidade pública e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI,

Sempre que se tiver de registrar a receita e a despesa orçamentárias, deverão ser feitos registros contábeis nos sistemas financeiro, orçamentário e patrimonial.

  1. ✂️
  2. ✂️

387Q791907 | Engenharia Química, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a uso e risco de drogas ilícitas.

Ao contrário da cocaína, ao se retirar a droga de um usuário crônico de maconha, não se observa o aparecimento da síndrome de abstinência.

  1. ✂️
  2. ✂️

388Q804492 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à legislação mineral brasileira.

O titular de autorização de pesquisa que seja proprietário do solo, ou que já tenha ajustado com este o valor e a forma de pagamento das indenizações necessárias, é obrigado, sob pena de sanções, a iniciar os trabalhos de pesquisa no prazo máximo de sessenta dias da publicação do alvará de pesquisa no Diário Oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

389Q791451 | Engenharia Química, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

As técnicas tradicionalmente empregadas na análise de resíduos de disparo de armas de fogo incluem as espectroscopias de absorção atômica (EAA) e de emissão atômica (EEA), a microscopia eletrônica de varredura associada à análise dispersiva de energia de raios X (MEV/EDX) e a voltametria de redissolução anódica (VRA). Dessas, as mais comumente usadas em laboratórios de análise forense são a EAA e a MEV/EDX. A voltametria de redissolução anódica apresenta, em relação às demais técnicas, a vantagem de ser um método não-destrutivo, podendo ser usado em análises preliminares de indicação para complementação posterior da análise pela espectroscopia de absorção atômica. Para a determinação de Pb, Sb e Ba por VRA, tem-se usado o método da adição de padrão.

Acerca das técnicas descritas no texto acima, julgue os itens seguintes.

A MEV é uma técnica espectroscópica que permite a obtenção de imagens do material particulado presente no resíduo de disparo de armas de fogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q532899 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados a estruturas de contenção de escavações.

Para as mesmas condições geométricas e geotécnicas de uma escavação, em que ambas as soluções de escoramento possam ser utilizadas, a contenção em solo grampeado (ou pregado) é de execução mais fácil e mais rápida que a cortina atirantada.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q538545 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos a pavimentação.

Sub-leito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

  1. ✂️
  2. ✂️

392Q749773 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Para avaliar o manejo mais adequado às condições de uma região, vários fatores devem ser levados em consideração, como genética animal, disponibilidade e qualidade de alimentos, estrutura física e condições edafoclimáticas onde os animais são criados. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

As fitases são enzimas que melhoram o aproveitamento do fósforo na forma de fitato, presente em alimentos de origem vegetal, e reduzem a necessidade de suplementação com fontes de fósforo na dieta de monogástricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q804327 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nas duas últimas décadas, o amianto tem sido alvo de intenso debate por causa de seus efeitos nocivos à saúde humana. Considerando as características desse material e as questões de segurança em sua exploração e utilização, julgue os itens abaixo.

Os efeitos nocivos do amianto à saúde humana só se manifestam a partir dos produtos industrializados que o utilizam como matéria-prima.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q528883 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos às técnicas de terraplanagem e de controle de execução aplicáveis à obra mencionada no texto I

Em obras semelhantes à descrita no texto, desmontes de rocha são comuns para a obtenção de elementos de rocha para a construção. Nesse caso, os elementos e informações necessários para um desmonte controlado de um maciço rochoso fazem parte do plano de fogo do desmonte.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q804661 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que concerne à produção mineral brasileira, julgue os itens seguintes.

O Brasil é líder mundial em reservas de pirocloro, além de manter a hegemonia na produção mundial da liga ferro-nióbio. O nióbio é aplicado na fabricação de aços especiais, nas indústrias automobilísticas, espaciais, navais, aeronáuticas e de instrumentos de precisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

396Q541009 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, referentes a aços utilizados em construções civis.

Os aços podem ter a sua resistência diminuída pela ação de baixas temperaturas ambientes ou efeitos térmicos locais causados por solda elétrica, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

397Q783711 | Engenharia de Redes, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A telefonia móvel celular foi inicialmente implantada no Brasil pela adoção de um sistema com base em tecnologia analógica, o AMPS (advanced mobile phone service). Posteriormente, sistemas digitais como o IS-136, o GSM e o CDMA foram implantados, melhorando a eficiência espectral do sistema e permitindo obter maior capacidade de tráfego e maior imunidade ao ambiente de propagação, entre outros aspectos. A respeito de tais sistemas, julgue os itens seguintes.

Entre as características do sistema CDMA, incluem-se o reúso de freqüência dentro de uma mesma célula e o aproveitamento construtivo da interferência multipercurso. Como decorrência da primeira característica, o sinal de um usuário que estiver próximo da estação rádio-base pode degradar a qualidade do sinal de um usuário mais distante, se não houver um efetivo controle de potência no sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

398Q338027 | Matemática, Geometria, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

     Em uma atividade de fiscalização feita pelo IBAMA, foi parado um caminhão carregado com 8.000 kg de madeira serrada em pranchas. Com respeito a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Na situação considerada, se toda a madeira transportada tiver densidade média igual a 0,5 g/cm3, é correto afirmar que o volume de madeira contido no caminhão é igual a 16 m3.
  1. ✂️
  2. ✂️

399Q538482 | Engenharia Civil, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a materiais de proteção e acabamento de superfícies.

O selador é uma solução química que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q380796 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A evolução dos conhecimentos científicos é uma história de inovação que, freqüentemente, provoca choques culturais profundos. Nesse sentido, muita polêmica tem sido causada pelos organismos geneticamente modificados. A capacidade de produzir vegetais transgênicos acelerou grandemente o progresso de muitas áreas da biologia celular vegetal e também abriu novas possibilidades na agricultura, que tanto podem trazer benefícios ao produtor, quanto ao consumidor. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A quantidade de lipídeos, amido e proteínas armazenada nas sementes e a resistência a patógenos e a herbicidas são algumas das características passíveis de modificação pela transferência de genes nas plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.