Início

Questões de Concursos Policial Federal Perito

Resolva questões de Policial Federal Perito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q751999 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O método de propagação comercial mais usado para a maioria das plantas olerícolas é o sexuado, enquanto para a maioria das plantas frutíferas predominam os métodos assexuados (ou vegetativos), em que se utilizam partes da planta. No caso das espécies olerícolas, a propagação vegetativa deve ser utilizada em algumas espécies, tais como batata, batata-doce, morango etc. Nessas espécies, utiliza-se propagação sexuada para fins de melhoramento genético. No caso das fruteiras, algumas espécies têm sido propagadas basicamente por meio de sementes, como o maracujazeiro, o coqueiro, o mamoeiro e a pitangueira. Com respeito à propagação de espécies olerícolas e frutíferas e às doenças a ela associadas, julgue os itens a seguir.

O uso de sementes híbridas na olericultura atual é muito comum por apresentar vantagens em relação ao uso de sementes resultantes de polinização aberta. No entanto, no caso de híbridos, o agricultor só deve produzir a própria semente por duas gerações consecutivas. Caso ele opte pela produção da própria semente híbrida pela terceira geração consecutiva, haverá, inevitavelmente, redução na produtividade da lavoura, causada pela perda de vigor desse híbrido.

  1. ✂️
  2. ✂️

682Q752021 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um proprietário rural decidiu fazer uma pulverização em sua plantação, primeiro de herbicida, e mais tarde de inseticida, utilizando avião. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O primeiro produto empregado deve afetar inicialmente o primeiro nível trófico, ao passo que o segundo produto deve afetar inicialmente o segundo nível trófico.

  1. ✂️
  2. ✂️

683Q381594 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os estudos relacionados aos impactos do fogo no cerrado têm permitido compreender melhor o próprio ecossistema, além de fornecerem bases científicas para o uso racional do fogo. Muitos desses estudos têm utilizado sítios experimentais com queimada planejada, para se avaliar os efeitos da periodicidade e da intensidade do fogo, tanto na flora como na fauna. Em estudo a respeito do impacto do fogo na floração de orquidáceas, coletas e observações foram realizadas por um período de oito meses, concluindo-se que o fogo pode ser um fator de indução de floração em algumas espécies de orquídeas do cerrado. Em outro estudo, a respeito do efeito das queimadas na fauna de lagartos, em que se registrou a freqüência de lagartos também por oito meses, concluiuse que menos de um terço das espécies estudadas podem ser apontadas como resistentes às queimadas, pois a maioria delas desapareceu dos sítios avaliados após as queimadas. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Para se saber a densidade de orquídeas na área de estudo, podese fazer amostragem por área ou por transectos.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q353547 | Contabilidade Geral, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de compensação de créditos, julgue os itens a seguir.

A compensação pode ser realizada pelo contribuinte, sob condição, ou pelo fisco, quando a lei assim o determinar, seja de ofício seja a pedido.

  1. ✂️
  2. ✂️

685Q791083 | Engenharia Química, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

       O peróxido de hidrogênio é uma das substâncias que estão sob controle da Polícia Federal. A determinação de peróxido de hidrogênio pode ser feita por titulação direta com permanganato de potássio em meio ácido, quando a seguinte reação tem lugar.

        2MnO4- + 5H2O2 + 6H+ ? 2Mn2+ + 5O2 + 8H2O 

       Um procedimento comum é o seguinte: transferir 25,00 mL da amostra para um balão volumétrico aferido de 500,0 mL e completar o volume com água; agitar bem; transferir 25,00 mL dessa solução para um erlenmeyer; diluir com 200 mL de água destilada; adicionar 20 mL de ácido sulfúrico diluído e titular com KMnO4 0,02 mol/L.No caso de soluções ligeiramente coloridas ou nas titulações com permanganato diluído, recomenda-se o uso de ferroína como indicador.

No que se refere à determinação de peróxido de hidrogênio por permanganimetria, de acordo com o procedimento descrito acima, julgue os itens subseqüentes.

A transferência de 25,00 mL da solução do balão volumétrico para o erlenmeyer pode ser feita com proveta sem prejuízo da precisão do método analítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

686Q751665 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O uso da energia elétrica no meio rural não é apenas um fator de produção, mas também uma questão de conforto para o proprietário e seus empregados. Nas décadas de 30 a 60 do século passado surgiram, em maior número nos estados do Sudeste, diversas micro-hidrelétricas rurais, algumas capazes de produzir energia suficiente apenas para algumas lâmpadas e um rádio e outras, maiores, capazes de fornecer energia para o funcionamento de algumas máquinas. Na implantação de uma pequena hidrelétrica, pode-se dividir o conjunto de atividades em obras prediais, que trata da construção da casa de máquinas, e em obras eletromecânicas, que trata da implantação dos sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos. Acerca da implantação e do funcionamento de uma pequena hidrelétrica, julgue os seguintes itens.

Considerando que, no eixo de uma turbina Pelton, esteja acoplada uma polia de 1,2 m de diâmetro que, por meio de uma correia lisa plana, movimenta um gerador cuja polia de conexão é de 0,3 m, conclui-se que, se a rotação da polia de 1,2 m for de 450 rotações por minuto (rpm), o gerador não alcançará 1.800 rpm.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q381549 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos organismos transgênicos e às técnicas utilizadas na obtenção destes, julgue os itens seguintes.

O sistema Agrobacterium e o bombardeamento com microprojéteis são métodos que possibilitam a obtenção de animais transgênicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q380539 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em uma investigação de estupro seguido de morte, na tentativa de identificação do criminoso por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), os investigadores coletaram material junto ao corpo da vítima. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Independentemente da técnica de PCR, a presença de espermatozóides do criminoso em esfregaço vaginal da vítima de estupro possibilita a identificação inequívoca deste.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q804232 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Entre as atribuições do perito criminal está a caracterização de riscos geotécnicos e de patologias em estruturas de obras civis. Com referência a esses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A elevação e a descida rápidas do nível da água subterrânea alteram algumas propriedades geotécnicas dos solos e das rochas. Esses processos podem resultar em pequenos sismos induzidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

690Q381329 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A análise de DNA tem sido feita em grupos da população humana brasileira com o objetivo de se traçar seus perfis genéticos, o que tem relevância do ponto de vista forense. Os dados obtidos dessa análise são, em seguida, tratados pela genética de populações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Em populações naturais, as freqüências de alelos podem variar consideravelmente, tanto no tempo quanto no espaço.

  1. ✂️
  2. ✂️

691Q804767 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos métodos de prospecção geofísica, julgue os itens subseqüentes.

O uso da magnetometria aérea fornece informações importantes para a prospecção regional de intrusões kimberlíticas, enquanto a prospecção da associação de minerais satélites granada eclogítica- picroilmenita cromífera é utilizada com sucesso na prospecção de fontes kimberlíticas primárias potencialmente férteis em diamante.

  1. ✂️
  2. ✂️

692Q357049 | Contabilidade Geral, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com as normas vigentes relativas ao inventário no governo federal, julgue os itens abaixo.

O bem móvel cujo valor de aquisição ou custo de produção for desconhecido será avaliado tomando como referência o valor de outro, semelhante ou sucedâneo, no mesmo estado de conservação e a preço de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

693Q784068 | Engenharia de Redes, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A montagem de grandes redes corporativas de telefonia envolve a definição de diversos aspectos, que vão desde a ligação física de ramais até a interconexão de sítios geograficamente distribuídos e a prestação de serviços inteligentes de telefonia. A respeito das redes de telefonia corporativas, julgue os itens subseqüentes.

Ao contrário das redes de dados, as redes de telefonia utilizam um plano de endereçamento estático. Um serviço inteligente que possibilita compensar algumas limitações desse modelo de endereçamento é o serviço denominado siga-me, por meio do qual chamadas para um endereço são redirecionadas para outro. Entretanto, como reflexo do endereçamento estático, o redirecionamento precisa ser explicitamente programado pelo usuário ou pela operação da rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

694Q381148 | Biologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que microrganismos patogênicos resistentes a diversos antibióticos tenham sido usados intencionalmente para agredir cobaias de laboratório, julgue os itens a seguir.

O uso de um agente antimicrobiano ao qual o microrganismo seja sensível, em dose capaz de inibir o crescimento de 25% das colônias in vitro, permite selecionar microrganismos resistentes ao referido agente.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q804585 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nas duas últimas décadas, o amianto tem sido alvo de intenso debate por causa de seus efeitos nocivos à saúde humana. Considerando as características desse material e as questões de segurança em sua exploração e utilização, julgue os itens abaixo.

Todos os minérios amiantíferos são perigosos à saúde humana, e mesmo que existam diferenças nos potenciais de agressividade, isso não pode servir como argumento para reduzir as medidas de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

696Q791883 | Engenharia Química, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Felipe, com 55 anos de idade, ingeriu grande quantidade de aguardente de cana (cachaça) na noite de sábado passado. Acordou no dia seguinte sentindo mal-estar geral e enxaqueca. O quadro piorou com o aparecimento de dor abdominal na região do estômago, náuseas e vômito, tontura, agitação psicomotora, confusão mental e diminuição significativa da acuidade visual. Dirigiu-se a um hospital, onde chegou com quadro de acidose metabólica grave e bradicardia (diminuição da freqüência cardíaca). O exame de fundo de olho mostrou discreto edema de papila e hiperemia do disco óptico. Uma vez diagnosticada a intoxicação por metanol, coletou-se sangue para análise e iniciou-se o tratamento com infusão de uma substância X para diminuir a acidose metabólica, seguida de hemodiálise.

Em relação ao quadro de intoxicação apresentado por Felipe, julgue os itens a seguir.

Distúrbios da visão são característicos em intoxicações por metanol. As lesões podem levar à cegueira temporária que, em geral, desaparece totalmente com a recuperação do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

697Q791378 | Engenharia Química, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Marta, com dezoito anos de idade, foi encontrada em coma em sua residência após a ingestão de aproximadamente vinte comprimidos brancos. Tinha problemas emocionais que se acentuaram em função do rompimento com seu namorado. Os comprimidos utilizados pertenciam ao seu irmão, portador de epilepsia. Marta estava inconsciente, hipotérmica (diminuição da temperatura corporal), com respiração superficial, apresentando cianose de extremidades (sinal de hipoxemia — diminuição dos níveis de oxigênio no sangue), flacidez muscular e hipotensão (queda da pressão arterial). Não respondia a nenhum estímulo doloroso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Em doses elevadas de diazepínicos, podem ser observados os seguintes sintomas: hipotensão, depressão respiratória e hipotermia.

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q751714 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os gastos com combustíveis constituem um dos principais itens componentes do custo da mecanização agrícola. No que se refere a combustível e a lubrificante, julgue os itens a seguir.

No processo de combustão de óleo dísel pode haver formação de ácido sulfúrico. Por essa razão, os lubrificantes dos motores a dísel devem conter aditivos neutralizadores de ácido.

  1. ✂️
  2. ✂️

699Q804713 | Geologia, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nas duas últimas décadas, o amianto tem sido alvo de intenso debate por causa de seus efeitos nocivos à saúde humana. Considerando as características desse material e as questões de segurança em sua exploração e utilização, julgue os itens abaixo.

A explotação do amianto em mina subterrânea é a melhor e mais econômica maneira de associar recuperação, controle de teor e segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

700Q752502 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O uso da energia elétrica no meio rural não é apenas um fator de produção, mas também uma questão de conforto para o proprietário e seus empregados. Nas décadas de 30 a 60 do século passado surgiram, em maior número nos estados do Sudeste, diversas micro-hidrelétricas rurais, algumas capazes de produzir energia suficiente apenas para algumas lâmpadas e um rádio e outras, maiores, capazes de fornecer energia para o funcionamento de algumas máquinas. Na implantação de uma pequena hidrelétrica, pode-se dividir o conjunto de atividades em obras prediais, que trata da construção da casa de máquinas, e em obras eletromecânicas, que trata da implantação dos sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos. Acerca da implantação e do funcionamento de uma pequena hidrelétrica, julgue os seguintes itens.

Considerando que a eficiência global de uma hidrelétrica — hidráulica, turbina, gerador e transmissão — seja de 60%, conclui-se que uma queda de 5 m e uma vazão de 800 L/s podem atender a uma demanda energética de até 20 KW.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.