Questões de Concursos Polo de Tecnologia da Informação

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42Q965157 | Engenharia de Software, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Com relação a testes desoftware, julgue o próximo item.

O teste embasado em especificação ou teste caixa preta, realizado a partir das especificações do programa e requisitos funcionais, é utilizado para demonstração de que as funções do software são operacionais, que a entrada é adequadamente aceita e que a saída é corretamente produzida conforme as especificações.

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44Q965128 | Noções de Informática, Redes Sociais, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas operacionais e aplicações de informática, julgue o item a seguir.

O Facebook, além de ser uma rede social e um ambiente para a troca livre de informações entre redes de amigos, permite que outros aplicativos sejam desenvolvidos e possam interagir com seus recursos internos.

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46Q965093 | Matemática, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos 15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.

Com base nas informações do texto acima, julgue o item seguinte.

O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

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47Q965094 | Matemática, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos 15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.

Com base nas informações do texto acima, julgue o item seguinte.

O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

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49Q965141 | Engenharia de Software, Scrum, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referentes a metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

De acordo com o Scrum, na entrega de um novo incremento de funcionalidade de um produto, esse incremento não precisa ser utilizável nem estar funcionando em conjunto com todos os anteriores para que o Product Owner o libere e o adicione aos demais incrementos desse produto.

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50Q965146 | Engenharia de Software, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Acerca do ciclo de vida do software, julgue o item subsecutivo.

Na abordagem em espiral, todas as necessidades levantadas pelo cliente são implementadas, o que possibilita a entrega de todo o sistema de uma só vez a esse cliente.

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51Q965102 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue o item seguinte.

A proposição considerada equivale à proposição “Se Paulo não está sem dinheiro, ele foi ao banco”.

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52Q965109 | Atualidades, Política, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Em documento recentemente divulgado, a União Europeia manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais “inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue o item que se segue.
A defesa que a União Europeia faz de uma governança mais aberta da Internet reflete os interesses dos mais recentes integrantes do bloco, ou seja, os países do Leste europeu, em especial a Rússia, que aderiram ao projeto integracionista com a promessa de que seu já acentuado desenvolvimento tecnológico seria impulsionado.
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53Q965116 | Direito do Trabalho, Questões essenciais relativas aos contratos de emprego, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis n.o7.998/1990 e n.o8.036/1990.
Logo depois de ter sido demitida por justa causa da empresa securitária onde trabalhou por dez anos, Ana solicitou o seguro-desemprego, benefício que ela recebeu por dois meses, período após o qual lhe foi feita uma proposta de emprego condizente com sua qualificação e com remuneração equivalente à de seu emprego anterior. Nessa situação, caso Ana recuse a referida proposta, o seguro-desemprego deverá ser cancelado.

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54Q965136 | Engenharia de Software, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Com relação à UML, julgue o item subsequente.

No diagrama de pacotes da UML, um pacote pode representar uma biblioteca que deverá ser utilizada na implantação de um novo sistema.

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55Q965152 | Programação, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

A respeito das tecnologias e técnicas aplicadas em portais corporativos, julgue o item subsequente.

De acordo com o modelo de acessibilidade em governo eletrônico (e-Mag), v3.0, toda página XHTML deve possuir seu DOCTYPE declarado corretamente para que o agente do usuário final consiga processar corretamente as informações da página.

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56Q965160 | Engenharia de Software, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, acerca de gerência de configuração desoftware.

A gerência de configuração de software monitora e controla todos os elementos de um projeto, como código-fonte, arquivos de configuração, documentação, para coordenar o desenvolvimento e o trabalho em equipe e concomitante dos colaboradores do projeto.

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57Q965106 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos. O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue o item a seguir.
Os EUA buscam, com o investimento na produção de gás não convencional, recuperar a posição de maior economia do planeta, atualmente ocupada, alternadamente, pela China e pela União Europeia, que, em conjunto, respondem por quase 80% do comércio mundial.
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58Q965114 | Ética na Administração Pública, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue o item seguinte.

A CAIXA deve oferecer a seus empregados, como compromisso ético de transparência, oportunidades de ascensão profissional com critérios claros e de conhecimento público.

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59Q965150 | Engenharia de Software, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Acerca da engenharia de requisitos, julgue o item que se segue.

Na fase de levantamento de requisitos, é necessário arrolar os fatos e se ater apenas aos dados coletados pelo cliente.

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60Q965178 | Conhecimentos Bancários, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Em relação aos órgãos normativos e de supervisão do SFN, julgue o próximo item.

O Conselho de Recursos do SFN é constituído, paritariamente, por oito conselheiros, possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiros, de câmbio, de capitais, de consórcios e de crédito rural e industrial.

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