Questões de Concursos Portador de Deficiência

Resolva questões de Portador de Deficiência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1045684 | Pedagogia, Principais Autores, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Tomando como parâmetro as técnicas demonstradas na obra de Vygotsky, que podem ser empregadas para trabalhar os aspectos sociais, psicológicos e cognitivos da educação inclusiva, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa pertinente.

I - Ao introduzir obstáculos ou dificuldades em uma determinada tarefa, Vygotsky demonstra uma forma de quebrar os métodos rotineiros de solução de problemas.
II - No estudo da comunicação infantil e da função da fala egocêntrica, Vygotsky elaborou uma situação que requeria da criança um engajamento numa atividade cooperativa com outras crianças que não conseguiam compartilhar sua linguagem (estrangeiras ou surdas).
III - Outro método consistia em fornecer caminhos alternativos para a solução do problema, por meio de vários tipos de materiais (denominados auxiliadores externos).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1045685 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Dentro do Programa Educação Inclusiva, uma escola, com Projeto Político-Pedagógico que segue o paradigma da inclusão, deve estar configurada como um espaço que possui qual dos atributos abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1045686 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

De acordo com a LDB, o poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. Dentro desse contexto, como serão definidos os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1045687 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

De acordo com o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando [...] os aspectos descritos por meio dos enunciados. Analise-os e marque a alternativa correta.

I – ao pleno desenvolvimento de sua pessoa
II – ao preparo para o exercício da cidadania
III – à qualificação para o trabalho
IV – ao desenvolvimento intelectual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1045688 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Alguns aspectos definidos pelas Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica foram destacados por meio das asserções seguintes. Analise cada uma delas, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, na sequência, a alternativa correta.

[ ] Acolhimento, pelas escolas, de todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras (necessidades educativas especiais).
[ ] Assegurar que, num contexto de mudança sistemática, os programas de formação do professorado, tanto inicial como contínua, estejam voltados para atender às necessidades educacionais especiais nas escolas.
[ ] A capacitação de professores especializados deverá ter como núcleo comum as categorias particulares de deficiência.
[ ] A pedagogia deve ser centrada na deficiência, no intuito de trabalhar as diferenças dos alunos, a fim de integrá-los no ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1045689 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

A tecnologia assistiva oportuniza meios para lidar com as necessidades educativas especiais. Alguns aspectos acerca da tecnologia assistiva foram propostos a seguir. Destaque a alternativa que traz um aspecto incorreto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1045690 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O Programa Educação Inclusiva é pautado em vários instrumentos que representam a sua base teórica, como por exemplo a Declaração de Salamanca. Em consonância com a referida declaração compete afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1045691 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O desenvolvimento psicomotor sofre influências de ordem interna e externa, em que os fatores internos influenciam os externos e vice-versa. Para que a criança possa ter os seus interesses e possibilidades ampliados, conquistando cada vez mais habilidades e competências, precisa evoluir nas diversas dimensões do desenvolvimento infantil, sendo possível caracterizá-las por meio de quatro dimensões específicas, que foram descritas por meio de qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1045847 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao longo dos questionamentos propostos por Mantoan, é possível observar algumas estratégias que podem ser empregadas no intuito de integrar os alunos com deficiência em classes regulares dos sistemas de ensino. A seguir, foi apresentada uma dessas estratégias, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1045848 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
II - A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1045849 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Complete o enunciado abaixo com o termo correspondente.

Inclusão representa um avanço em relação ao movimento de ______________ escolar, que pressupunha o ajustamento da pessoa com deficiência para sua participação no processo educativo desenvolvido nas escolas comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1045850 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Por meio do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é possível compreender alguns dos aspectos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário. Assim, leia os enunciados abaixo e marque, na sequência, a alternativa correspondente.

I – Os estados-partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de inclusão plena.
II – Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao sistema educacional criado especificamente para atender suas necessidades.
III - Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1045851 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Quando a educação especial começou a se tornar questão de política pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1045852 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correspondente.

I - O currículo de uma escola inclusiva deve trabalhar não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também de valores éticos, morais e das habilidades sociais. Logo, o currículo não se restringe ao ensino de conteúdos estritamente acadêmicos, mas também à metodologia, entre outros aspectos.
II – Para atender aos alunos e às suas necessidades, é possível pensar em atividades e estratégias que abranjam todos os alunos e, a partir delas, pensar nos alunos e nas potencialidades de cada um deles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1045853 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Sobre a educação especial, em conformidade com a LDB, analise as afirmativas abaixo:

I - Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
II - O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1045854 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise cada uma das alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A educação inclusiva restringe-se apenas às pessoas com deficiência.
[ ] A definição atual de educação inclusiva é fruto de diversos movimentos de um contexto histórico permeado pela consciência de uma sociedade igualitária, com equiparação de oportunidades e, no caso da educação, direito garantido a todos
[ ] A consciência de uma sociedade para todos nem sempre existiu. Ela começa a ser formada a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1045856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O Programa de Educação Inclusiva deve ser pensado por meio de um determinado modelo que conjuga a construção de um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades dos estudantes, em que as diversas barreiras que dificultam a inclusão são analisadas e quebradas.
Que modelo é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1045857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O atendimento às necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes demanda a adoção de uma série de estratégias. Ao analisar especificamente o currículo e a avaliação, observa-se que eles devem apresentar qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1045858 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os aspectos históricos que contextualizam a educação especial, observa-se que ela se organizou tradicionalmente como um determinado tipo de atendimento educacional especializado, assinale-o abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.