Início

Questões de Concursos Português

Resolva questões de Português comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q904371 | Pedagogia, Visão Holística da Educação, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A educação integral é um conceito que busca promover o desenvolvimento global do estudante, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Essa abordagem considera a formação do aluno não apenas como um receptáculo de conhecimento, mas como um ser integral que se desenvolve em várias dimensões. A implementação da educação integral envolve uma visão holística do processo educativo e a integração de diferentes áreas do conhecimento e práticas pedagógicas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q911605 | Português, Parônimos e Homônimos, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da palavra “comprimento”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q904368 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A prática didática baseada na abordagem histórico-cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q949334 | Português, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
O texto permite afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q897183 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.
BNCC. Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. P. 138.

Conforme o texto, para que a arte, com destaque para a literatura, cumpra sua função mais elevada de transformar a essência do sujeito leitor, é necessário que a escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q900550 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Português, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Como a BNCC propõe o ensino da gramática normativa em relação à prática da escrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q904370 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens educacionais que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais holística e contextualizada dos conteúdos aprendidos. Acerca da transdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q911606 | Português, Parônimos e Homônimos, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando os aspectos fonológicos da Língua Portuguesa de acordo com Cagliari (2002), assinale a alternativa que apresenta duas palavras que possam ser consideradas um par mínimo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q911599 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Lei nº 12.772/2012, Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório deverá considerar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1046181 | Pedagogia, Legislação da Educação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Resolução nº 7/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O Ensino Fundamental se traduz como um direito público ___________ de cada um e como dever do Estado e da família na sua oferta a todos. É dever do Estado garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, __________ requisito de seleção. As escolas que ministram esse ensino deverão trabalhar considerando essa etapa da educação como aquela capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade, assim como os benefícios de uma formação comum, ________________ da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q911604 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre a afetividade no processo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as assertivas abaixo:

I. É o vínculo inicial que se estabelece entre o sujeito e as pessoas do ambiente, constituindo as manifestações iniciais de estados subjetivos.
II. É conhecida como “Pedagogia da Emoção”.
III. A produção do conhecimento é um processo que ocorre a partir da relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto em questão.
IV. O professor assume uma postura pedagógica sempre a favor do aluno.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q911607 | Literatura, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o trecho a seguir, adaptado especialmente para esta prova e retirado do texto de Beatriz Hermínio, “A escrevivência carrega a escrita da coletividade”:

“O termo ‘escrevivência’ traz a junção das palavras ‘escrever e vivência’, mas a força de sua ideia não está somente nessa aglutinação; ela está na genealogia da ideia, como e onde ela nasce e a que experiências étnica e de gênero ela está ligada, explicou a escritora e educadora. ‘A escrevivência não é a escrita de si, porque esta se esgota no próprio sujeito. Ela carrega a vivência da coletividade’.”

O termo “escrevivência” foi criado por uma importante autora da literatura afro-brasileira, que traduziu a experiência da mulher negra nas páginas de obras como “Ponciá Vicêncio” e “Olhos d’água”. Assinale a alternativa que apresenta o nome da autora a quem os trechos se referem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1026832 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Considere a seguinte proposição composta “se vou ao shopping, então vou ao cinema”. Com base na proposição composta apresentada, assinale a alternativa que indica a negação dela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1026834 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Uma empresa de turismo realizou uma pesquisa com 90 clientes, com o objetivo de medir o interesse em viagens para Fortaleza e para Maceió. Sendo assim, 46 clientes disseram que iriam para Fortaleza, 30 disseram que iriam para Maceió e 27 disseram que não viajariam para nenhum dos dois destinos. A partir dessas informações, assinale a alternativa que indica quantos clientes iriam tanto para Fortaleza quanto para Maceió.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1026836 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Considere a seguinte proposição composta “vou ao mercado ou economizo dinheiro”. Assinale a alternativa que apresenta equivalência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q897189 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Invertemos o jogo, começando pela formulação de perguntas, para as quais juntos buscaremos as respostas. O tratamento da língua materna tem esse objetivo maior entre seus falantes: provocar a indagação, desenvolver o espírito crítico que se espera de cidadãos de uma democracia.
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. [Adaptado].

Com base na leitura do texto, infere-se que o ensino da língua deve promover, sobretudo, o espírito crítico entre os alunos, em vez de apenas oferecer respostas prontas ou regras fixas, como ocorre no processo tradicional. Nesse sentido, na escola, o ensino de gramática deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q911602 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação aos eixos estruturantes que a Política Nacional de Educação Digital (PNED) apresenta em seu art. 1º, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação digital escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares.
( ) A capacitação e a especialização digital objetivam capacitar os professores, desenvolvendo competências digitais para a plena implementação da educação digital.
( ) A pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias da informação inclusivas têm como objetivo desenvolver e promover tecnologias acessíveis e inclusivas.
( ) A inclusão digital deverá ser desenvolvida dentro dos limites orçamentários e no âmbito de competência de cada órgão governamental envolvido.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1073812 | Informática, Banco de Dados, Português, Prefeitura de Guadalupe PI, OBJETIVA, 2025

A área de Tecnologia da Informação envolve o uso de recursos computacionais para organizar, tratar e compartilhar conteúdos de natureza diversa. Para que a informação tenha valor prático, é necessário compreender a diferença entre os conceitos de dado e informação. Considerando esse contexto, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1046172 | Português, Morfologia, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Atende CORRETAMENTE à colocação pronominal a oração da alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1046173 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Português, Prefeitura de Canguçu RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se o uso da tecnologia atualmente, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O ______________ é um modelo de linguagem capaz de entregar tanto soluções simples para o dia a dia quanto gerar respostas complexas e atualizadas acerca de temas extremamente específicos. O grande diferencial dele para os mecanismos de busca atuais ou até assistentes virtuais é a capacidade que ele tem de conversar com o público enquanto aprende. Basicamente, trata-se de uma plataforma na qual é possível digitar uma pergunta e ter uma resposta personalizada, com um altíssimo nível de adaptabilidade para a sua demanda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.