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11 Q946779 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
O estabelecimento do modelo escravista brasileiro perpassou a época colonial e adentrou pelo período imperial, refletindo-se desde a época republicana até a contemporaneidade. Em relação a este processo, pode-se inferir que a
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12 Q946781 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
Mais de 70 líderes mundiais celebraram, neste domingo (11), em Paris, o centenário do armistício que selou o fim da Primeira Guerra Mundial. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o russo, Vladimir Putin, o turco Recep Tayyip Erdogan e a chanceler alemã, Angela Merkel, participaram de um ato solene presidido pelo francês Emmanuel Macron. Em seu discurso como mestre de cerimônias, o líder da França criticou o crescente nacionalismo na América e na Europa. “O nacionalismo é uma traição ao patriotismo”, disse ele. O presidente pediu aos colegas que rejeitassem “o fascínio pela retirada, pela violência e pela dominação”. (LÍDERES... 2018).
A Primeira Guerra Mundial decorreu de uma série de transformações na sociedade capitalista, a partir do século XIX, fruto do contexto da época. Suas repercussões provocaram desdobramentos que influenciaram os principais acontecimentos do século XX.
Em relação a esse contexto, é correto afirmar:
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13 Q946782 | Geografia, Indústria brasileira, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
A velocidade dos avanços atuais não tem precedente na história e, nesse sentido, o Brasil foi ficando para trás. Em grande parte, o atraso da indústria nacional foi provocado por fatores, como a longa crise econômica e a falta de incentivos ao setor, em contraponto ao apoio a outros segmentos, como o agronegócio. Mas o encolhimento vem de longe. A participação da indústria na economia nacional decai há, pelo menos, quatro décadas. Em 1980, o setor correspondia a 40,9% do PIB, mas havia encolhido para 22,7%, em 2015. (A VELOCIDADE... 2018. p. 109).
O nacionalismo se manifestou de diversas maneiras e através de várias facetas, no decorrer do desenvolvimento da história das civilizações, como se pode inferir
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14 Q946783 | Geografia, Indústria brasileira, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
A velocidade dos avanços atuais não tem precedente na história e, nesse sentido, o Brasil foi ficando para trás. Em grande parte, o atraso da indústria nacional foi provocado por fatores, como a longa crise econômica e a falta de incentivos ao setor, em contraponto ao apoio a outros segmentos, como o agronegócio. Mas o encolhimento vem de longe. A participação da indústria na economia nacional decai há, pelo menos, quatro décadas. Em 1980, o setor correspondia a 40,9% do PIB, mas havia encolhido para 22,7%, em 2015. (A VELOCIDADE... 2018. p. 109).
O processo de industrialização brasileira ocorreu de forma não linear e relacionado com o desenvolvimento do capitalismo europeu.
Nesse sentido, é correto afirmar:
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15 Q946785 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Caro leitor, de início, é preciso esclarecer o seguinte: a expressão “o ano de 1968” encerra muito mais coisas, fatos e transformações do que podemos imaginar à primeira vista. Ela tornou-se uma espécie de referência (algo emblemático mesmo) para acontecimentos realmente revolucionários, que ocorreram a partir da segunda metade dos anos 60 até o início dos anos 70 [século XX]. No plano político, por exemplo, a chamada “guerra fria” acirrava ainda mais a luta político-ideológica entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos. Mais do que uma disputa bélica, que para o bem da humanidade não chegou a se concretizar, estava por trás desse conflito o jogo político de supremacia do capitalismo sobre o comunismo ou vice-versa. (CARO LEITOR... 2018).
A década de 60 ficou conhecida como Os Anos Rebeldes e, especialmente o ano de 1968, como A Grande Recusa, período que foi caracterizado
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16 Q946789 | Geografia, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Sobre a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), é correto afirmar:
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17 Q946776 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...] eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018).
A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete à civilização
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18 Q946787 | Geografia, Questão Fundiária, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local.

Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:

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19 Q946775 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

“The increase is due in part to improved protections against poaching in some areas, although that remains an ever-present threat.” (l. 6-7)
The pronoun that in this sentence refers to
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20 Q946778 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
Os desdobramentos da história da escravidão nos Estados Unidos produziram reflexos que se fazem sentir até os dias atuais. Nesse contexto pode-se afirmar que
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