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Questões de Concursos Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista

Resolva questões de Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q837047 | Português, Morfologia Verbos, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Considerando, ainda, o texto da questão anterior, analise a seguinte oração:

Um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.


O verbo empregado está conjugado em qual tempo e modo verbais?

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22Q837985 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Os cardápios da alimentação escolar estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre esse tema, verifique as alternativas e assinale a correta. Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo:
I. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% (quinze a trinta por cento) da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura trans. V. 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertada uma refeição. VI. 600 mg (seiscentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertadas duas refeições. VII. 1.400 mg (mil e quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições.
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23Q837263 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Para responder à questão, leia o texto apresentado a seguir: 

VISÕES DA NOITE  


Passai, tristes fantasmas! O que é feito

Das mulheres que amei, gentis e puras,

Umas devoram negras amarguras,

Repousam outras em marmóreo leito! 


Outras no encalço de fatal proveito

Buscam à noite as saturnais escuras,

Onde empenhando as murchas formosuras

Ao demônio do ouro rendem preito!  


Todas sem mais amor! Sem mais paixões!

Mais uma fibra trêmula e sentida!

Mais um leve calor nos corações! 


Pálidas sombras de ilusão perdida,

Minh’alma está deserta de emoções,

Passai, passai, não me poupeis a vida! 


(Autor: Fagundes Varella)

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas:

I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo.

II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos.

III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”.

Pode-se afirmar que:

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24Q836801 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Verifique as assertivas sobre alimentação escolar e assinale a INCORRETA.
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25Q835564 | Nutrição, Nutrição e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
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26Q839111 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Sobre o manejo em situações de desvio no crescimento da criança com até 5 anos de idade: sobrepeso ou obesidade, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
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27Q835751 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Nutricionista, IESES, 2021

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:

Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

(Machado de Assis. “Pílades e Orestes”. In: Os cem melhores contos brasileiros do século, p.63.)
I. Em “A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo”, considerando a totalidade do texto, tem-se um caso de coesão referencial. II. Os adjetivos empregados ao longo do texto evidenciam uma comparação entre os personagens. III. O texto é narrado em terceira pessoa e predomina a linguagem coloquial.
Pode-se afirmar que:
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