Início

Questões de Concursos Primeira Etapa

Resolva questões de Primeira Etapa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q946243 | Atualidades, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

O aspecto mais evidente da globalização na atualidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q946253 | Sociologia, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Marilena Chauí, ao tratar sobre a política em seu livro Iniciação à filosofia, aborda as dificuldades para a democracia no Brasil. Para ela, “periodicamente os brasileiros afirmam que vivemos numa democracia, depois de concluída uma fase de autoritarismo. Por democracia entendem a existência de eleições, partidos políticos e a divisão republicana dos três poderes, além da liberdade de pensamento e de expressão. Por autoritarismo entendem um regime de governo em que o Estado é ocupado por meio de um golpe (em geral militar), no qual não há eleições nem partidos políticos, o poder executivo domina o legislativo e o judiciário, há censura do pensamento e da expressão, além de prisão (por vezes com tortura e morte) dos inimigos políticos. Em suma, democracia e autoritarismo são vistos como algo que se realiza na esfera do Estado, e este é identificado com o modo de governo. Essa visão é cega para algo profundo na sociedade brasileira: o autoritarismo social. Nossa sociedade é autoritária porque é hierárquica, pois divide as pessoas em inferiores, que devem obedecer, e superiores, que devem mandar. Não há percepção nem prática da igualdade como um direito. Nossa sociedade também é autoritária porque é violenta: nela vigoram racismo, machismo, discriminação religiosa e de classe social, desigualdades econômicas que estão entre as maiores do mundo, exclusões culturais e políticas. Não há percepção nem prática do direito à liberdade.” Fonte: CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
A partir desse texto de Chauí, pode-se considerar INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q949904 | Química, Transformações Químicas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Na ligação entre átomos dos elementos químicos Ca (Z = 20), C (Z = 6) e O (Z = 8), forma-se o composto de fórmula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q939757 | Raciocínio Lógico, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Um grupo de oitenta pessoas participou de um estudo, em que foram constatados os seguintes dados:
Trinta pessoas eram diabéticas; Dez mulheres não eram diabéticas; O número de homens diabéticos era o dobro do número de mulheres diabéticas.


Com base nesses dados, a quantidade de homens que participaram desse estudo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q946237 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Ontem gastei R$ 8,00 na padaria, ao comprar 6 pães de sal e 8 biscoitos fritos. Hoje, aproveitando uma promoção no preço do biscoito, comprei 12 pães e 16 biscoitos fritos por R$ 12,00, na mesma padaria. Sabendo-se que o preço do pão foi o mesmo que o de ontem, o desconto que a padaria deu em cada biscoito foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q949883 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre a sociedade romana, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q678357 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Excerto 1 INCONSTÂNCIA DOS BENS DO MUNDO (317) Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura?
Excerto 2 DEFINE A SUA CIDADE (94) [...] Bahia tem letras cinco que são BAHIA, logo ninguém me dirá que dous ff chega a ter pois nenhum contém sequer, salvo se em boa verdade são os ff da cidade um furtar, outro foder.
MATOS, Gregório de. Seleção de Obras Poéticas. p. 2-5. Disponível em: <http//www.bibvirt.futuro.usp.br.> Acesso em: 11 nov. 2019.
Com base nos trechos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q939758 | Matemática, Função Exponencial, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Os gráficos da função logarítmica y = a ln(bx) e da função exponencial y = e4x/2 são simétricos em relação à bissetriz dos quadrantes ímpares.
Com base no exposto, é correto afirmar que o valor de a + b é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q939767 | Física, Conteúdos Básicos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Em conferências de imprensa coordenadas em todo o mundo, os pesquisadores do Telescópio de Horizonte de Eventos divulgaram que tiveram sucesso e revelaram a primeira evidência visual direta de um buraco negro supermassivo e sua sombra. A imagem revela que o buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.
Considere que a massa do Sol é de M = 2,0x1030kg.
Fonte: Scientific American Brasil. Disponível em: <http://sciam.uol.com.br/astronomoscapturam-primeira-imagem-de-buraco-negro/>. Acesso em 27 abril de 1

A massa do buraco negro descrito, em Kg, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q946236 | Matemática, Problemas, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Considere f : IR → IR uma função definida por f x)( = 2x - 3. Nessas condições, o valor de , m ∈ IR de modo que f (2m) + 3 f (−m) = 0, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q949873 | Física, Dinâmica, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Uma força F, de intensidade 10 N, foi aplicada a um bloco, deslocando-o 1,5 m na direção do sentido da força. O deslocamento ocorreu em 2,0 segundos. Neste caso, a potência media desenvolvida foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q949888 | Português, Uso da Vírgula, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

A concordância nominal e verbal da Língua Portuguesa obedece a algumas regras específicas. No trecho: “boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q950047 | Matemática, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Based on the text, the term correctly classified is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q946220 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Um estudante do ensino médio, ao visitar uma feira de biologia, passou por uma sala onde vários microscópios estavam disponíveis para que diversas células e seus constituintes pudessem ser observados, identificados e/ou localizados. Em cada microscópio, havia o nome do corante usado para observar, identificar e/ou localizar algum constituinte celular. A sequência de corantes usados na observação do estudante foi a seguinte: microscópio 1 – corante verde janus; microscópio 2 – azul de metileno; microscópio 3 – corante vermelho neutro em baixa concentração.

Considerando o exposto acima, é CORRETO afirmar que os constituintes celulares observados, identificados e/ou localizados pelo estudante foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q949902 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A distribuição eletrônica do Estrôncio (Sr), que possui número atômico 38, em ordem crescente de energia será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q678364 | Biologia, Uma visão geral da célula, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

“Um estudo das universidades de Greifswald (Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald), na Alemanha, e de Bradford, na Inglaterra, sobre um tratamento para o vitiligo, doença que causa despigmentação da pele, pode dar pistas para futuros tratamentos contra cabelos brancos. Isso é possível porque as duas condições apresentam ao menos uma causa em comum: o stress oxidativo [...].”

Disponível em: <veja.abril.com.br/ciencia/pesquisa-para-tratamento-de-vitiligo-abre-caminho-para-reverter-cabelos-brancos/>. Acesso em: 7 nov. 2019.


Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a organela celular e a enzima diretamente associadas ao exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q946248 | Matemática, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A equação da circunferência com centro no ponto C(− 1,2 ) e que passa pelo ponto P(− 1,0 )é dada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q678360 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

A diretora de cinema Norma Bengell fez uma adaptação cinematográfica do romance “O Guarani”, de José de Alencar. É sabido que, ao se traduzir uma obra literária para o cinema, escolhas e recortes são necessários por se tratar de expressões artísticas diferentes. Diante disso, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q678368 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

A escravidão foi uma instituição nacional. Acerca da escravidão no Brasil, durante o período colonial, NÃO se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q939754 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Referente ao filme Caramuru: a invenção do Brasil (2001), de Guel Arraes, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.