Início

Questões de Concursos Primeira Etapa

Resolva questões de Primeira Etapa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q939759 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Uma determinada empresa da área de biologia trabalha com uma técnica conhecida como "cultura bacteriana‖ cujo objetivo é multiplicar a quantidade de microrganismos para desenvolvimento de estudos. Inicialmente uma amostra de 150 microrganismos é exposta a essa técnica que promove, a cada 2 horas, a duplicação do número de microrganismos.
Nessas condições, a empresa conseguirá atingir a meta de 76.800 microrganismos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q939763 | Geografia, Energia, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

A Agência Internacional de Energia publicou um relatório destacando que as fontes energéticas tradicionais como carvão mineral e gás natural têm perdido espaço para a implantação de usinas de fontes eólica e solar, tipo de energia que mais cresce no mundo.
Fonte: https://www.iea.org/publications/renewables2017/
Ao conjunto das fontes de energia que vêm no vento e no sol damos o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q946240 | Sociologia, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, para que um ato seja moral, ele deve ser levado a cabo de uma maneira determinada. Para que a regra seja obedecida tal como convém que seja obedecida, nós devemos nos submeter a ela não para evitar penas ou para lograr recompensas, mas tão somente porque a regra ordena, e por respeito à própria regra, porque ela se apresenta a nós como respeitável. Em uma palavra, devemos agir tal como dita a consciência pública, devemos cumprir o dever simplesmente porque é dever, por respeito ao dever. Considerando essa reflexão, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q946245 | Matemática, Regra de Três, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Leia o texto a seguir: “De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana” Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.
Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:
( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios. ( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA. ( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q949867 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Para uma pessoa que está praticando musculação e tem como objetivo aumentar o peso corporal é recomendado qual tipo de alimentação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q950033 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Constituem dogmas da corpolatria, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q950045 | Português, Figuras de Linguagem, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Da leitura do texto, pode-se apreender que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q949885 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

A partir da leitura do texto da Gazeta do Povo, é correto considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q949906 | Biologia, Classificação biológica, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A eletronegatividade pode ser definida como a tendência que apresenta um átomo de receber elétrons e formar um íon negativo, ou a medida relativa da força de atração que um átomo exerce sobre os elétrons na formação de uma ligação química com outro elemento. Neste contexto a ordem crescente de eletronegatividade dos átomos de F, N, C, I, Cl, Br, O, P e H, será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q678381 | Filosofia, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

As origens gregas da filosofia revelam historicamente um processo de ruptura com a mitologia e, consequentemente, com os deuses e as crenças até então predominantes culturalmente. Essa cultura mitológica fundamentava-se em dogmas que, por sua vez, sustentavam a força de divindades sobre os homens, colocando-os em um lugar comum e lhes fazendo acreditar nas mesmas coisas de maneira comum. Nesse contexto, a primeira necessidade dos primeiros pensadores, conhecidos como pré-socráticos, foi conhecer a natureza a partir da sua origem. Desse modo, entre os séculos VII e VI a.C, defendiam a existência de um princípio universal de que todas as coisas nasceram. Qual é esse princípio (arkhé) para o primeiro filósofo Tales de Mileto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q950043 | Geografia, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A partir dos conhecimentos sobre o legado das antiguidades Oriental e Clássica para a formação da Civilização Ocidental, marque V nas afirmativas que indicam essas contribuições e F, nas demais.



( ) A criação dos doze signos do zodíaco, além da crença nos horóscopos, pelos povos da Mesopotâmia.


( ) O monoteísmo hebraico, que se constituiu um dos fundamentos do Cristianismo.


( ) O humanismo, que esteve presente em todas as manifestações culturais da civilização persa.


( ) A organização política-administrativa romana em Cidades-Estado, consideradas como vitais para o exercício da cidadania.



A alternativa que contêm a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q946233 | Matemática, Problemas, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Em 1549, a Coroa Portuguesa criou o Governo Geral com o intuito de centralizar e organizar a administração colonial do território brasileiro. Acerca dessa instituição, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q678376 | Matemática, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Se x é um número real, de modo que | x+1 | < 2 e | x-2 | < 2 , então x pertence ao intervalo real
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q946218 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Leia o trecho destacado do Auto de São Lourenço, de José de Anchieta.

GUAIXARÁ

Esta virtude estrangeira

Me irrita sobremaneira.

Quem a teria trazido,

com seus hábitos polidos

estragando a terra inteira?

Só eu

permaneço nesta aldeia

como chefe guardião.

Minha lei é a inspiração

que lhe dou, daqui vou longe

visitar outro torrão.

Quem é forte como eu?

Como eu, conceituado?

Sou diabo bem assado.

A fama me precedeu;

Guaixará sou chamado

Meu sistema é o bem viver.

Que não seja constrangido

o prazer, nem abolido.

Quero as tabas acender

com meu fogo preferido

Boa medida é beber

cauim até vomitar.

Isto é jeito de gozar

a vida, e se recomenda

a quem queira aproveitar.

Partindo do trecho acima e da leitura da obra, todas as alternativas estão corretas, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q946225 | Física, Dinâmica, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Em um teste de aderência, um motorista de prova acelera um carro de 800 kg até a velocidade de 108 km/h, quando freia bruscamente. O carro desliza, com as rodas travadas, por 75 m antes de parar. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 , o coeficiente de atrito cinético vale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q946241 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

De acordo com o contexto explorado pelo autor desse texto, há algumas menções a uma entidade genérica, representada por pronomes ou substantivos, que apontam para um “nós” ou um “todos”. Nesse sentido, pode-se dizer que há um aspecto genérico na(s) palavra(s) em negrito, em cada uma das alternativas a seguir, EXCETO em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q946242 | Geografia, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Considerando o assunto sobre a psicopatia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q949880 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Por Crescente Fértil, compreende-se uma região do Oriente Médio onde, há milênios, formaram-se as primeiras civilizações de que se tem notícia. Eram regiões extremamente propícias à agricultura, em razão do seu rico solo lavrável, mas, sobretudo, desenvolveram-se por otimizarem as vazões de grandes rios, como a civilização egípcia, que se desenvolveu às margens do Nilo. Sobre o antigo Egito, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q949882 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

[...] Nossa constituição não copia as leis de outros estados; nós somos um modelo para os outros e não imitadores. Nossa administração favorece aos 'muitos' ao invés dos 'poucos' e é por isso que é chamada de democracia. [...]
O fragmento de texto é um trecho do discurso preferido por Péricles, quando da Guerra do Peloponeso, em 431 a.C. O discurso de Péricles, presente na obra “História da Guerra do Peloponeso”, foi reproduzido por qual historiador grego?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q950046 | Português, Figuras de Linguagem, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Depois de ferir Martim, Iracema o leva à sua cabana e trata dele e por ele se apaixona, mas não consuma essa paixão através do casamento, dentro dos ritos tradicionais de sua gente,porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.