Questões de Concursos Primeiro Dia

Resolva questões de Primeiro Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q937562 | História, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?
SHELLEY. Os homens da Inglaterra.
Apud HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.


A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q942943 | Física, Dinâmica, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base nos conhecimentos sobre Impulso e variação da quantidade de movimento, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O impulso total da força resultante sobre uma partícula é igual à variação da energia cinética sofrida por essa partícula. ( ) Se a força externa resultante atuante sobre um sistema permanece nula, então a quantidade de movimento total do sistema é conservada. ( ) A lei da Conservação da quantidade de movimento é representada por uma relação escalar entre a força atuante e o tempo de duração da aplicação dessa força. ( ) Em um gráfico da intensidade da força resultante sobre uma partícula e o tempo decorrido, a área sob a curva representa a variação da quantidade de movimento sofrida pela partícula nesse intervalo de tempo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q1046883 | Inglês, Verbos Verbs, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Which is the correct option to complete the text below?
Social engineering: here's how you _______ be hacked
Lean how social engineering ________ affect you, plus common examples to help you identify and stay safe from these schemes.
Social engineering is an important term in the security world, but you _______ not be familiar with exactly what it means. While it is a broad subject, there are specific types of social engineering that we _______ examine to leam more. Let's look at social engineering as a concept so you _______ avoid falling victim to it. Social engineering is the act of manipulating people to steal private information from them, or make them give up such confidential details. (Adapted from https:/Avww.muo.com)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q937579 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Dia, ENEM, INEP

No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientífic American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).

A situação exposta no texto e suas implicações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q937583 | Química, Primeiro Dia, ENEM, INEP

O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
BROWN, T. Química a Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação: CH4(g) + H2O(v) + calor ⇌ CO(g) + 3 H2( g ) e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q937593 | Biologia, Primeiro Dia, ENEM, INEP

De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.
As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, n0. 430, jul. 2008 (adaptado).

A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q1057157 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2020

Texto associado.
Um caso de burro

Machado de Assis

Quinta-feira à tarde, pouco mais de três horas, vi uma coisa tão interessante, que determinei logo de começar por ela esta crônica. Agora, porém, no momento de pegar na pena, receio achar no leitor menor gosto que eu para um espetáculo, que lhe parecerá vulgar, e porventura torpe. Releve a importância; os gostos não são iguais.
Entre a grade do jardim da Praça Quinze de Novembro e o lugar onde era o antigo passadiço, ao pé dos trilhos de bondes, estava um burro deitado. O lugar não era próprio para remanso de burros, donde concluí que não estaria deitado, mas caído. Instantes depois, vimos (eu ia coin run amigo), vimos o burro levantar a cabeça e meio corpo. Os ossos furavam-lhe a pele, os olhos meio mortos fechavam-se de quando em quando. O infeliz cabeceava, mais tão frouxamente, que parecia estar próximo do fim.
Diante do animal havia algum capím espalhado e uma lata com água. Logo, não foi abandonado inteiramente; alguma piedade houve no dono ou quern quer que seja que o deixou na praça, com essa última refeição à vista. Não foi pequena ação. Se o autor dela é homem que leia crônicas, e acaso ler esta, receba daqui um aperto de mão. O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos, Meia dúzia de curiosos tinha parado ao pé do animal. Um deles, menino de dez anos, empunhava uma vara, e se não sentia o desejo de dar com ela na anca do burro para espertá-lo, então eu não sei conhecer meninos, porque ele não estava do lado do pescoço, mas justamente do lado da anca. Dígase a verdade; não o fez - ao menos enquanto ali estive, que foram poucos minutos, Esses poucos minutos, porém, valeram por uma hora ou duas. Se há justiça na Terra valerão por um século, tal foi a descoberta que me pareceu fazer, e aqui deixo recomendada aos estudiosos.
O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência. Indiferente aos curiosos, como ao capim e à água, tinha 110 olhar a expressão dos meditativos. Era um trabalho interior e profundo. Este remoque popular por pensar morreu um burromostra que o fenômeno foi mal entendido dos que a princípio o viram; o pensamento não é a causa da morte, a morte é que o torna necessário. Quanto à matéria do pensamento, não há dúvidas que é o exame da consciência. Agora, qual foi o exame da consciência daquele burro, é o que presumo ter lido no escasso tempo que ali gastei. Sou outro Champollion, porventura maior; não decifrei palavras escritas,mas ideias íntimas de criatura que não podia exprimi-las verbalmente.
E diria o burro consigo:
"Por mais que vasculhe a consciência, não acho pecado que mereça remorso. Não furtei, não menti, não matei, não caluniei, não ofendi nenhuma pessoa. Em toda a minha vida, se dei três coices, foi o mais, isso mesmo antes haver aprendido maneiras de cidade e de saber o destino do verdadeiro burro, que é apanhar e calar. Quando ao zurro, usei dele como linguagem. Ultimamente é que percebi que me não entendiam, e continuei a zurrar por ser costume velho, não com ideia de agravar ninguém. Nunca dei com homem no chão. Quando passei do tílburi ao bonde, houve algumas vezes homem morto ou pisado na rua, mas a prova de que a culpa não era minha, é que nunca segui o cocheiro na fuga; deixava-me estar aguardando autoridade."
"Passando à ordem mais elevada de ações, não acho em mim a menor lembrança de haver pensado sequer na perturbação da paz pública. Além de ser a minha índole contrária a arruaças, a própria reflexão me diz que, não havendo nenhuma revolução declarado os direitos do burro, tais direitos não existem. Nenhum golpe de estado foi dado em favor dele; nenhuma coroa os obrigou. Monarquia, democracia, oligarquia, nenhuma forma de governo, teve em conta os interesses da minha espécie. Qualquer que seja o regime, ronca o pau. O pau é a minha instituição um pouco temperada pela teima que é, ein resumo, o meu único defeito. Quando não teimava, mordia o freio dando assim um bonito exemplo de submissão e conf ormidade. Nunca perguntei por sóis nem chuvas; bastava sentir o freguês no tílburi ou o apito do bonde, para sair logo. Até aqui os males que não fiz; vejamos os bens que pratiquei."
''A mais de uma aventura amorosa terei servido, levando depressa o tílburi e o namorado à casa da namorada - ou simplesmente empacando em lugar onde o moço que ia ao bonde podia mirar a moça que estava na janela. Não poucosdevedores terei conduzido para longe de um credor importuno. Ensinei filosofia a muita gente, esta filosofia que consiste na gravidade do porte e na quietação dos sentidos. Quando algum homem, desses que chamam patuscas, queria fazer rir os amigos, fui sempre em auxílio deles, deixando que me dessem tapas e punhadas na cara. Em fim...
Não percebi o resto, e fui andando, não menos alvoroçado que pesaroso. Contente da descoberta, não podia furtar-me à tristeza de ver que um burro tão bom pensador ia morrer. A consideração, porém, de que todos os burros devem ter os mesmos dotes principais, fez-me ver que os que ficavam não seriam menos exemplares do que esse. Por que se não investigará mais profundamente o moral do burro? Da abelha já se escreveu que é superior ao homem, e da formiga também, coletivamente falando, isto é, que as suas instituições políticas são superiores às nossas, mais racionais. Por que não sucederá o mesmo ao burro, que é maior?
Sexta-feira, passando pela Praça Quinze de Novembro, achei o animal já morto.
Dois meninos, parados, contemplavam o cadáver, espetáculo repugnante; mas a infância, corno a ciência, é curiosa sem asco. De tarde já não havia cadáver nem nada. Assim passam os trabalhos deste inundo. Sem exagerar. o mérito do finado, força é dizer que, se ele não inventou a pólvora, também não inventou a dinamite. Já é alguma coisa neste final de século. Requiescat in pace.
O cronista emprega um tom irônico em vários momentos da narrativa. Em que trecho abaixo isso NÃO acontece?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1046984 | Física, Leis de Newton, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Dois veículos A e B percorrem a mesma trajetória retilínea e horizontal (eixo dos X) . O veículo A (da frente) , de massa ma = 20 kg, está sob a ação da força resultante F(a) = 8,0 î (N) e o veículo B (detrás), de massa mB= 30kg, está sob a ação da força resultante F(b) =9,0 î (N). No instante t= 0, temos: o módulo da velocidade do veículo A é duas vezes maior do que o módulo da velocidade do veículo B e a velocidade de A em relação a B é2,0.î (m/ s). No instante t= 5,0s, o módulo da velocidade (em m/ s) do centro de massa do sistema (A + B) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1046753 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Um ponto P, pertencente a uma circunferência de raio de 5 unidades, dista 4,8 unidades de um diâmetro dessa circunferência. Qual a soma das distâncias de P até os extremos desse diâmetro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q1046788 | Matemática, Geometria Espacial, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

O volume de um cubo de aresta 2x excede em 27 unidades o volume de um paralelepípedo retângulo com 54 unidades de área da base e altura x. Sendo assim, o valor de x é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1046789 | Matemática, Funções, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Sabendo que f é uma função definida por f{x) = xx e que D é o domínio de f, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q1046791 | Matemática, Aritmética e Problemas, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Uma loja de bombons está com o seguinte cartaz de promoção: “compre x bombons e ganhe x% de desconto”. A promoção é válida para compras de até 60 bombons, caso em que é concedido o desconto máximo de 60 %. Maria, Flávio, Gisele, Felipe, Evandro e Diego compram 53,40,33,47,38 e 57 bombons, respectivamente. Nessas condições, assinale a opção que apresenta o nome das pessoas que poderiam ter comprado mais bombons e pago a mesma quantia inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1046795 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Texto associado.
Based on the text below, answer the six questions that follow it. The paragraphs of the text are numbered.

If children lose contact with nature they won't fight for it

[1] According to recent research, even if the present rate of global decarbonisation were to double, we would still be on course for 6°C of warming by the end of the century. Limiting the rise to 2°C, which is the target of current policies, requires a six-time reduction in carbon intensity.
[2] A new report shows that the UK has lost 20% of its breeding birds since 1966: once common species such as willow tits, lesser spotted woodpeckers and turtle doves have all but collapsed; even house sparrows have fallen by two thirds. Ash dieback is just one of many terrifying plant diseases, mostly spread by trade. They now threaten our oaks, pines and chestnuts.
[3] While the surveys show that the great majority of people would like to see the living planet protected, few are prepared to take action. This, I think, reflects a second environmental crisis: the removal of children from the natural world. The young people we might have expected to lead the defence of nature have less and less to do with it.
[4] We don't have to undervalue the indoor world, which has its own rich ecosystem, to lament children's disconnection from the outdoor world. But the experiences the two spheres offer are entirely different. There is no substitute for what takes place outdoors, mostly because the greatest joys of nature are unplanned. The thought that most of our children will never swim among phosphorescent plankton at night, will never be startled by a salmon leaping, or a dolphin breaching is almost as sad as the thought that their children might not have the opportunity.
[5] The remarkable collapse of children's engagement with nature - which is even faster than the collapse of the natural world - is recorded in Richard Louv's book Last Child in the Woods, and in a report published recently by the National Trust. Since the 1970s the area in which children may roam without supervision has decreased by almost 90%. In one generation the proportion of children regularly playing in wild places in the UK has fallen from more than half to fewer than one in 10. In the US, in just six years (1997-2003) children with particular outdoor hobbies fell by half. Eleven- to 15-year-olds in Britain now spend, on average, half their waking day in front of a screen.
[6] There are several reasons for this collapse: parents' irrational fear of strangers and rational fear of traffic, the destruction of the fortifying lands where previous generations played, the quality of indoor entertainment, the structuring of children's time, the criminalisation of natural play. The great indoors, as a result, has become a far more dangerous place than the diminished world beyond.
[7] The rise of obesity and asthma and the decline in cardio-respiratory fitness are well documented. Louv also links the indoor life to an increase in attention deficit hyperactivity disorder and other mental ill health. Research conducted at the University of Illinois suggests that playing among trees and grass is associated with a markedreduction in indications of ADHD, while playing indoors appears to increase them. The disorder, Louv suggests, "may be a set of symptoms aggravated by lack of exposure to nature". Perhaps it's the environment, not the child, that has gone wrong.
[8] In her famous essay the Ecology of Imagination in Childhood, Edith Cobb proposed that contact with nature stimulates creativity. Reviewing the biographies of 300 "geniuses", she exposed a common theme: intense experiences of the natural world in the middle age of childhood (between five and 12). Animals and plants, she argued, are among "the figures of speech in the rhetoric of play... which the genius, in particular of later life, seems to remember".
[9] Studies in several nations show that children's games are more creative in green places than in concrete playgrounds. Natural spaces encourage fantasy and roleplay, reasoning and observation. The social standing of children there depends less on physical dominance, more on inventiveness and language skills.
[10] And here we meet the other great loss. Most of those I know who fight for nature are people who spent their childhoods immersed in it. Without a feel for the texture and function of the natural world, without an intensity of engagement almost impossible in the absence of early experience, people will not devote their lives to its protection.
[11] Forest Schools, Outward Bound, Woodcraft Folk, the John Muir Award, the Campaign for Adventure, Natural Connections, family nature clubs and many others are trying to bring children and the natural world back together. But all of them are fighting forces which, if they cannot be changed, will deprive the living planet of the wonder and delight that for millennia have attracted children to the wilds.

(Adapted from: https://www.theguardian.com/commentisfree/2012/nov/19/children-lose-contact-with-nature)
In paragraph 9, the word "there” refers to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q1046796 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Texto associado.
Based on the text below, answer the six questions that follow it. The paragraphs of the text are numbered.

If children lose contact with nature they won't fight for it

[1] According to recent research, even if the present rate of global decarbonisation were to double, we would still be on course for 6°C of warming by the end of the century. Limiting the rise to 2°C, which is the target of current policies, requires a six-time reduction in carbon intensity.
[2] A new report shows that the UK has lost 20% of its breeding birds since 1966: once common species such as willow tits, lesser spotted woodpeckers and turtle doves have all but collapsed; even house sparrows have fallen by two thirds. Ash dieback is just one of many terrifying plant diseases, mostly spread by trade. They now threaten our oaks, pines and chestnuts.
[3] While the surveys show that the great majority of people would like to see the living planet protected, few are prepared to take action. This, I think, reflects a second environmental crisis: the removal of children from the natural world. The young people we might have expected to lead the defence of nature have less and less to do with it.
[4] We don't have to undervalue the indoor world, which has its own rich ecosystem, to lament children's disconnection from the outdoor world. But the experiences the two spheres offer are entirely different. There is no substitute for what takes place outdoors, mostly because the greatest joys of nature are unplanned. The thought that most of our children will never swim among phosphorescent plankton at night, will never be startled by a salmon leaping, or a dolphin breaching is almost as sad as the thought that their children might not have the opportunity.
[5] The remarkable collapse of children's engagement with nature - which is even faster than the collapse of the natural world - is recorded in Richard Louv's book Last Child in the Woods, and in a report published recently by the National Trust. Since the 1970s the area in which children may roam without supervision has decreased by almost 90%. In one generation the proportion of children regularly playing in wild places in the UK has fallen from more than half to fewer than one in 10. In the US, in just six years (1997-2003) children with particular outdoor hobbies fell by half. Eleven- to 15-year-olds in Britain now spend, on average, half their waking day in front of a screen.
[6] There are several reasons for this collapse: parents' irrational fear of strangers and rational fear of traffic, the destruction of the fortifying lands where previous generations played, the quality of indoor entertainment, the structuring of children's time, the criminalisation of natural play. The great indoors, as a result, has become a far more dangerous place than the diminished world beyond.
[7] The rise of obesity and asthma and the decline in cardio-respiratory fitness are well documented. Louv also links the indoor life to an increase in attention deficit hyperactivity disorder and other mental ill health. Research conducted at the University of Illinois suggests that playing among trees and grass is associated with a markedreduction in indications of ADHD, while playing indoors appears to increase them. The disorder, Louv suggests, "may be a set of symptoms aggravated by lack of exposure to nature". Perhaps it's the environment, not the child, that has gone wrong.
[8] In her famous essay the Ecology of Imagination in Childhood, Edith Cobb proposed that contact with nature stimulates creativity. Reviewing the biographies of 300 "geniuses", she exposed a common theme: intense experiences of the natural world in the middle age of childhood (between five and 12). Animals and plants, she argued, are among "the figures of speech in the rhetoric of play... which the genius, in particular of later life, seems to remember".
[9] Studies in several nations show that children's games are more creative in green places than in concrete playgrounds. Natural spaces encourage fantasy and roleplay, reasoning and observation. The social standing of children there depends less on physical dominance, more on inventiveness and language skills.
[10] And here we meet the other great loss. Most of those I know who fight for nature are people who spent their childhoods immersed in it. Without a feel for the texture and function of the natural world, without an intensity of engagement almost impossible in the absence of early experience, people will not devote their lives to its protection.
[11] Forest Schools, Outward Bound, Woodcraft Folk, the John Muir Award, the Campaign for Adventure, Natural Connections, family nature clubs and many others are trying to bring children and the natural world back together. But all of them are fighting forces which, if they cannot be changed, will deprive the living planet of the wonder and delight that for millennia have attracted children to the wilds.

(Adapted from: https://www.theguardian.com/commentisfree/2012/nov/19/children-lose-contact-with-nature)
According to the text, which option is correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q1046798 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Which option completes the dialogue below correctly?
John: What’s the matter? Mary: My notebook isn’t working properly. I must call the technician and________ immediately.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q1046807 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Considere o triângulo ABC acutângulo e não equilátero, Observe a figura a seguir: onde O é o seu circuncentro e H o seu ortocentro. A reta que passa por O e H intersecta o lado AB no ponto P, e a reta que passa por e e H intersecta o mesmo lado AB no ponto Q. Se a reta suporte de HP é a bissetriz do ângulo AHQ e o segmento HP=4cm, é correto afirmar que a medida em cm do perímetro do triângulo AHP é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q1046815 | Matemática, Trigonometria, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Seja cos²(x - y) = sen(2x)sen(2y), para todo x e y reais, dentro do intervalo (o,π/2). Com base nessa equação, assinale a opção que apresenta a solução de x + y
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q1046875 | Inglês, Preposições Prepositions, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Which is the correct option to complete the text below?

A good CV

It starts with a brilliant summary that makes people ________ more; it is daring, lively. You rarely need _______ trivial details of your early education or training except in passing.
Your CV is a creative document that allows you ________ what you think is appropriate, compared with forms, which confine self-expression; you might as well ________ that freedom!
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q680832 | Matemática, Problemas, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

Fátima usou suas economias para comprar dólares, gastando R$ 46.400,00. Se Fátima tivesse feito a compra um ano atrás, com o mesmo montante, em reais, ela teria comprado US$ 1.280,00 a mais, já que o preço de compra do dólar era R$ 0,80 menor. Desconsiderando-se taxas e impostos, a cotação de compra de um dólar, em reais, quando Fátima fez o investimento era um número pertencente ao intervalo de números reais dado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.