Questões de Concursos Primeiro Dia

Resolva questões de Primeiro Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q1046983 | Matemática, Trigonometria, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Considere S, a soma das raízes da equação trigonométrica 4 sen3x-5senx-4cos3x+ 5cosx= 0, no intervalo [0,π2] . Qual o valor de tan g S+cos sec 2S 2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q1046987 | Física, Física Térmica, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

As turbinas de certo reator nuclear possuem um rendimento de 12% e são capazes de gerar uma potência elétrica de 1,20.10 3 MW (1M = 106) . A temperatura do vapor superaquecido que alimenta as turbinas é de 327°C. Considerando a potência elétrica constante durante 1,00min., a variação de entropia (em 103 MJ/K) do sistema vapor - turbinas neste intervalo de tempo é

Dado: 0 ° C - 273 K
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q1046805 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Quantos são os valores distintos de n, para os quais 102 n 202, e n é a quantidade de lados de um polígono convexo cuja soma dos ângulos internos resulta num quadrado perfeito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q1046808 | Matemática, Aritmética e Problemas, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Uma prova de língua estrangeira foi aplicada aos 7/8 dos alunos matriculados numa turma em um dia em que não houve presença total dos matriculados. Nesse dia o número de alunos na turma que falava fluentemente inglês era 12 a menos do que o número daqueles que não falavam fluentemente inglês . Após a correção da prova foi constatado o seguinte: a média aritmética de todas as notas dos alunos presentes foi 7,2. Todos os alunos que falavam fluentemente inglês obtiveram nota 9,2 e todos os alunos que não falavam fluentemente inglês obtiveram nota 6,4. É correto afirmar que o total de alunos matriculados nessa turma é um número cuja soma dos algarismos vale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q1046816 | Inglês, Verbos Verbs, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Which option completes the text below correctly?
Renew or replace your adult passport
You ______ be aged 16 or over (or turning 16 in the next 3 weeks). if you want an adult passport. There's a different process to get a passport for a child.
The rules for passports, drivlnq, pet travel and more ______ change from 1 January 2021. Act now so you _____ travel as planned.
If you're in the UK you _____.
-renew your passport if it's expired or will expire soon; - replace your passport if it's been lost, stolen or damaged; - change the details on your passport.

(Adapted from <https://www.gov.uk/renew-adult-passport>)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q942942 | Física, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Um corpo de massa m1 igual a 1,2kg move-se a 5,0m/s e colide com outro corpo de massa m2 igual a 3,9kg, inicialmente em repouso.
Considerando-se que, após a colisão, o corpo de massa m1 recua a uma velocidade de 1,5m/s, é correto afirmar que o coeficiente de restituição dessa colisão é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q1046879 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Choose the correct option to complete the text below.
In February, the Royal Navy's submarine HMS Talent (S92) ______ the upgraded Spearfish torpedo near the Isle of Skye to rigorously test it before it ______ service.
During the three-day trial, the torpedo ______ at Talent three times and ______ to safely pass the submarine.
The trials ______ valuable data in the final stages of the upgraded torpedo's development ahead of its entry into service.
The operational version of the weapon ______ to all front-line Royal Navy submarines by 2025.

(Adapted from https:/Awww.navaltoday.com)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q937570 | Biologia, Primeiro Dia, ENEM, INEP

A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acessoem: 11 ago 2010 (adaptado).

cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado)

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q1046905 | Matemática, Aritmética e Problemas, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Na natureza há bactérias que se multiplicam tão rapidamente que dobram de volume a cada minuto. Partindo-se de uma bactéria, em 50min um ambiente estará cheio de bactérias. Em quanto tempo, aproximadamente, esse mesmo processo irá acontecer se o estudo for feito com duas bactérias idênticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q1057159 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2020

Texto associado.
Um caso de burro

Machado de Assis

Quinta-feira à tarde, pouco mais de três horas, vi uma coisa tão interessante, que determinei logo de começar por ela esta crônica. Agora, porém, no momento de pegar na pena, receio achar no leitor menor gosto que eu para um espetáculo, que lhe parecerá vulgar, e porventura torpe. Releve a importância; os gostos não são iguais.
Entre a grade do jardim da Praça Quinze de Novembro e o lugar onde era o antigo passadiço, ao pé dos trilhos de bondes, estava um burro deitado. O lugar não era próprio para remanso de burros, donde concluí que não estaria deitado, mas caído. Instantes depois, vimos (eu ia coin run amigo), vimos o burro levantar a cabeça e meio corpo. Os ossos furavam-lhe a pele, os olhos meio mortos fechavam-se de quando em quando. O infeliz cabeceava, mais tão frouxamente, que parecia estar próximo do fim.
Diante do animal havia algum capím espalhado e uma lata com água. Logo, não foi abandonado inteiramente; alguma piedade houve no dono ou quern quer que seja que o deixou na praça, com essa última refeição à vista. Não foi pequena ação. Se o autor dela é homem que leia crônicas, e acaso ler esta, receba daqui um aperto de mão. O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos, Meia dúzia de curiosos tinha parado ao pé do animal. Um deles, menino de dez anos, empunhava uma vara, e se não sentia o desejo de dar com ela na anca do burro para espertá-lo, então eu não sei conhecer meninos, porque ele não estava do lado do pescoço, mas justamente do lado da anca. Dígase a verdade; não o fez - ao menos enquanto ali estive, que foram poucos minutos, Esses poucos minutos, porém, valeram por uma hora ou duas. Se há justiça na Terra valerão por um século, tal foi a descoberta que me pareceu fazer, e aqui deixo recomendada aos estudiosos.
O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência. Indiferente aos curiosos, como ao capim e à água, tinha 110 olhar a expressão dos meditativos. Era um trabalho interior e profundo. Este remoque popular por pensar morreu um burromostra que o fenômeno foi mal entendido dos que a princípio o viram; o pensamento não é a causa da morte, a morte é que o torna necessário. Quanto à matéria do pensamento, não há dúvidas que é o exame da consciência. Agora, qual foi o exame da consciência daquele burro, é o que presumo ter lido no escasso tempo que ali gastei. Sou outro Champollion, porventura maior; não decifrei palavras escritas,mas ideias íntimas de criatura que não podia exprimi-las verbalmente.
E diria o burro consigo:
"Por mais que vasculhe a consciência, não acho pecado que mereça remorso. Não furtei, não menti, não matei, não caluniei, não ofendi nenhuma pessoa. Em toda a minha vida, se dei três coices, foi o mais, isso mesmo antes haver aprendido maneiras de cidade e de saber o destino do verdadeiro burro, que é apanhar e calar. Quando ao zurro, usei dele como linguagem. Ultimamente é que percebi que me não entendiam, e continuei a zurrar por ser costume velho, não com ideia de agravar ninguém. Nunca dei com homem no chão. Quando passei do tílburi ao bonde, houve algumas vezes homem morto ou pisado na rua, mas a prova de que a culpa não era minha, é que nunca segui o cocheiro na fuga; deixava-me estar aguardando autoridade."
"Passando à ordem mais elevada de ações, não acho em mim a menor lembrança de haver pensado sequer na perturbação da paz pública. Além de ser a minha índole contrária a arruaças, a própria reflexão me diz que, não havendo nenhuma revolução declarado os direitos do burro, tais direitos não existem. Nenhum golpe de estado foi dado em favor dele; nenhuma coroa os obrigou. Monarquia, democracia, oligarquia, nenhuma forma de governo, teve em conta os interesses da minha espécie. Qualquer que seja o regime, ronca o pau. O pau é a minha instituição um pouco temperada pela teima que é, ein resumo, o meu único defeito. Quando não teimava, mordia o freio dando assim um bonito exemplo de submissão e conf ormidade. Nunca perguntei por sóis nem chuvas; bastava sentir o freguês no tílburi ou o apito do bonde, para sair logo. Até aqui os males que não fiz; vejamos os bens que pratiquei."
''A mais de uma aventura amorosa terei servido, levando depressa o tílburi e o namorado à casa da namorada - ou simplesmente empacando em lugar onde o moço que ia ao bonde podia mirar a moça que estava na janela. Não poucosdevedores terei conduzido para longe de um credor importuno. Ensinei filosofia a muita gente, esta filosofia que consiste na gravidade do porte e na quietação dos sentidos. Quando algum homem, desses que chamam patuscas, queria fazer rir os amigos, fui sempre em auxílio deles, deixando que me dessem tapas e punhadas na cara. Em fim...
Não percebi o resto, e fui andando, não menos alvoroçado que pesaroso. Contente da descoberta, não podia furtar-me à tristeza de ver que um burro tão bom pensador ia morrer. A consideração, porém, de que todos os burros devem ter os mesmos dotes principais, fez-me ver que os que ficavam não seriam menos exemplares do que esse. Por que se não investigará mais profundamente o moral do burro? Da abelha já se escreveu que é superior ao homem, e da formiga também, coletivamente falando, isto é, que as suas instituições políticas são superiores às nossas, mais racionais. Por que não sucederá o mesmo ao burro, que é maior?
Sexta-feira, passando pela Praça Quinze de Novembro, achei o animal já morto.
Dois meninos, parados, contemplavam o cadáver, espetáculo repugnante; mas a infância, corno a ciência, é curiosa sem asco. De tarde já não havia cadáver nem nada. Assim passam os trabalhos deste inundo. Sem exagerar. o mérito do finado, força é dizer que, se ele não inventou a pólvora, também não inventou a dinamite. Já é alguma coisa neste final de século. Requiescat in pace.
Por meio da metáfora do burro, pode-se encontrar, na crônica lida, uma crítica aos indivíduos passivos diante do seu destino e que aceitam o que lhes é atribuído sem relutar. Tal referência pode ser observada nos trechos abaixo, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1057162 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, EFOMM, Marinha, 2020

Texto associado.
Um caso de burro

Machado de Assis

Quinta-feira à tarde, pouco mais de três horas, vi uma coisa tão interessante, que determinei logo de começar por ela esta crônica. Agora, porém, no momento de pegar na pena, receio achar no leitor menor gosto que eu para um espetáculo, que lhe parecerá vulgar, e porventura torpe. Releve a importância; os gostos não são iguais.
Entre a grade do jardim da Praça Quinze de Novembro e o lugar onde era o antigo passadiço, ao pé dos trilhos de bondes, estava um burro deitado. O lugar não era próprio para remanso de burros, donde concluí que não estaria deitado, mas caído. Instantes depois, vimos (eu ia coin run amigo), vimos o burro levantar a cabeça e meio corpo. Os ossos furavam-lhe a pele, os olhos meio mortos fechavam-se de quando em quando. O infeliz cabeceava, mais tão frouxamente, que parecia estar próximo do fim.
Diante do animal havia algum capím espalhado e uma lata com água. Logo, não foi abandonado inteiramente; alguma piedade houve no dono ou quern quer que seja que o deixou na praça, com essa última refeição à vista. Não foi pequena ação. Se o autor dela é homem que leia crônicas, e acaso ler esta, receba daqui um aperto de mão. O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos, Meia dúzia de curiosos tinha parado ao pé do animal. Um deles, menino de dez anos, empunhava uma vara, e se não sentia o desejo de dar com ela na anca do burro para espertá-lo, então eu não sei conhecer meninos, porque ele não estava do lado do pescoço, mas justamente do lado da anca. Dígase a verdade; não o fez - ao menos enquanto ali estive, que foram poucos minutos, Esses poucos minutos, porém, valeram por uma hora ou duas. Se há justiça na Terra valerão por um século, tal foi a descoberta que me pareceu fazer, e aqui deixo recomendada aos estudiosos.
O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência. Indiferente aos curiosos, como ao capim e à água, tinha 110 olhar a expressão dos meditativos. Era um trabalho interior e profundo. Este remoque popular por pensar morreu um burromostra que o fenômeno foi mal entendido dos que a princípio o viram; o pensamento não é a causa da morte, a morte é que o torna necessário. Quanto à matéria do pensamento, não há dúvidas que é o exame da consciência. Agora, qual foi o exame da consciência daquele burro, é o que presumo ter lido no escasso tempo que ali gastei. Sou outro Champollion, porventura maior; não decifrei palavras escritas,mas ideias íntimas de criatura que não podia exprimi-las verbalmente.
E diria o burro consigo:
"Por mais que vasculhe a consciência, não acho pecado que mereça remorso. Não furtei, não menti, não matei, não caluniei, não ofendi nenhuma pessoa. Em toda a minha vida, se dei três coices, foi o mais, isso mesmo antes haver aprendido maneiras de cidade e de saber o destino do verdadeiro burro, que é apanhar e calar. Quando ao zurro, usei dele como linguagem. Ultimamente é que percebi que me não entendiam, e continuei a zurrar por ser costume velho, não com ideia de agravar ninguém. Nunca dei com homem no chão. Quando passei do tílburi ao bonde, houve algumas vezes homem morto ou pisado na rua, mas a prova de que a culpa não era minha, é que nunca segui o cocheiro na fuga; deixava-me estar aguardando autoridade."
"Passando à ordem mais elevada de ações, não acho em mim a menor lembrança de haver pensado sequer na perturbação da paz pública. Além de ser a minha índole contrária a arruaças, a própria reflexão me diz que, não havendo nenhuma revolução declarado os direitos do burro, tais direitos não existem. Nenhum golpe de estado foi dado em favor dele; nenhuma coroa os obrigou. Monarquia, democracia, oligarquia, nenhuma forma de governo, teve em conta os interesses da minha espécie. Qualquer que seja o regime, ronca o pau. O pau é a minha instituição um pouco temperada pela teima que é, ein resumo, o meu único defeito. Quando não teimava, mordia o freio dando assim um bonito exemplo de submissão e conf ormidade. Nunca perguntei por sóis nem chuvas; bastava sentir o freguês no tílburi ou o apito do bonde, para sair logo. Até aqui os males que não fiz; vejamos os bens que pratiquei."
''A mais de uma aventura amorosa terei servido, levando depressa o tílburi e o namorado à casa da namorada - ou simplesmente empacando em lugar onde o moço que ia ao bonde podia mirar a moça que estava na janela. Não poucosdevedores terei conduzido para longe de um credor importuno. Ensinei filosofia a muita gente, esta filosofia que consiste na gravidade do porte e na quietação dos sentidos. Quando algum homem, desses que chamam patuscas, queria fazer rir os amigos, fui sempre em auxílio deles, deixando que me dessem tapas e punhadas na cara. Em fim...
Não percebi o resto, e fui andando, não menos alvoroçado que pesaroso. Contente da descoberta, não podia furtar-me à tristeza de ver que um burro tão bom pensador ia morrer. A consideração, porém, de que todos os burros devem ter os mesmos dotes principais, fez-me ver que os que ficavam não seriam menos exemplares do que esse. Por que se não investigará mais profundamente o moral do burro? Da abelha já se escreveu que é superior ao homem, e da formiga também, coletivamente falando, isto é, que as suas instituições políticas são superiores às nossas, mais racionais. Por que não sucederá o mesmo ao burro, que é maior?
Sexta-feira, passando pela Praça Quinze de Novembro, achei o animal já morto.
Dois meninos, parados, contemplavam o cadáver, espetáculo repugnante; mas a infância, corno a ciência, é curiosa sem asco. De tarde já não havia cadáver nem nada. Assim passam os trabalhos deste inundo. Sem exagerar. o mérito do finado, força é dizer que, se ele não inventou a pólvora, também não inventou a dinamite. Já é alguma coisa neste final de século. Requiescat in pace.
Observando os recursos estilísticos empregados no texto, há eufemismo em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1046957 | Matemática, Trigonometria, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Sabendo que a equação 2x =3 sec θ , π2 < θ < π define implicitamente θ como uma função de x considere a função ƒ de variável real x onde ƒ(x) é o valor da expressão 52 cos sec θ + 23 sen2 θ em termos de x. Qual o valor do (x 2√ 4x2 -9) ƒ ( x ) ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q1046959 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Os gráficos das funções reais ƒ e g de variável real, definidas por ƒ(x) = 4-x2 e g(x) = 5-x2 interceptam-se nos pontos A= (a, ƒ (a)) e B = (b, ƒ (b)), α ≤ b . considere os polígonos CAPBD onde C e D são as projeções ortogonais de A e B respectivamente sobre o eixo x e P(x, y) , α ≤ x b um ponto qualquer do gráfico da ƒ. Dentre esses polígonos , seja Δ , aquele que tem área máxima. Qual o valor da área de Δ , em unidades de área ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q1046746 | Matemática, Aritmética e Problemas, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos números naturais, assinalando a seguir a opção correta.

( ) Se dois números não primos são primos entre si então, ao menos um deles é ímpar.

( ) O produto de três números naturais consecutivos é um múltiplo de 6.

( ) A soma de três números naturais consecutivos é um múltiplo de 3.

( ) O número primo 13 divide a expressão 201913 - 2019 .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q1046749 | Matemática, Álgebra, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2019

Multiplicando os valores reais distintos que resolvem a equação (x3 - 6x2 + 12x - 4)2 - 15(x3 - 6x2 + 12x - 4) + 36 = 0, encontra-se, como resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q1046802 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

Which option completes the paragraph below correctly?
After a particularly long week in Shanghai and Beijing, several of u s ________ on a United flight direct to Chicago on a late Friday afternoon. We ________ at the airport only to find out the company________ the flight right before takeoff.
(Adapted from https://www.linkedin.com/pulse)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1046809 | Matemática, Álgebra, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Ao efetuar o cálculo da expressão com potência 4n -72020 variando n ,núrnero natural diferente de zero e usando um moderno computador, um estudante encontrou diversos números K como resposta. Sem o uso de recurso eletrônico é possfvel estabelecer quais os algarismos das unidades que ele pode ter encontrado para o módulo de K. Ao efetuar a multiplicação de todos os algarismos das unidades possíveis para o módulo de K obtém-se produto igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q1046812 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Texto associado.
Meditation: A simple, fast way to reduce stress

Meditation can wipe away the day's stress, bringing with it inner peace. See how you can easily learn to practice meditation whenever you need it most.

By Mayo Clinic Staff


If stress has you anxious, tense and worried, consider trying meditation. Spending even a few minutes in meditation can restore your calm and inner peace.
Anyone can practice meditation. It's simple and inexpensive, and it doesn't require any special equipment.
And you can practice meditation wherever you are - whether you're out for a walk, riding the bus, waiting at the doctor's office or even in the middle of a difficult business meeting.
Meditation has been practiced for thousands of years.Meditation originally was meant to help deepen understanding of the sacred and mystical forces of life. These days, meditation is commonly used for relaxation and stress reduction.
Meditation is considered a type of mind-body complementary medicine.Meditation can produce a deep state of relaxation and a tranquil mind.
During meditation, you focus your attention and eliminate the stream of jumbled thoughts that may be crowding your mind and causing stress. This process may result in enhanced physical and emotional well-being.

Benefits of meditation

Meditation can give you a sense of calm, peace and balance that can benefit both your emotional well-being and your overall health.
And these benefits don't end when your meditation session ends. Meditation can help carry you more calmly through your day and may help you manage symptoms of certain medical conditions.

Adapted from: <https://www.mayoclinic.org/testsprocedures/meditation/in-depth/meditation/art-20045858>
Mark the correct option according to the text.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q1046814 | Inglês, Verbos Verbs, Primeiro Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Read the dialogue below.
John: "I am about to fall asleep. I need to stay awake!" Katie: I"______ you some coffee."

Complete the dialogue with the right option.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1046818 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Analyze the questions below.

I- Who does this pencil belong to? Il- Who read a book last week? III- Where did your mother born? IV- What about are they talking? V- What fell on the floor yesterday?

Choose the correct option.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.