Início

Questões de Concursos Primeiro Semestre

Resolva questões de Primeiro Semestre comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q946078 | Arquivologia, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia a notícia, divulgada em maio 2017,
para responder à questão.

Navio autônomo e elétrico

O primeiro navio autônomo — e, além disso, totalmente elétrico — já tem data marcada para começar a navegar. O Yara Birkeland (homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland) deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da fábrica de fertilizantes da Yara, em Porsgrunn, até as cidades de Brevik e Larvik — todas na Noruega.
O navio elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões que fazem 40 000 viagens por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas, pouco mais de 22 km. Com 70 metros de calado¹ e 4 500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deveráoperar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós).
Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh.
A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, RADAR (Radio Detection And Ranging), LIDAR (Light Detection And Ranging) e AIS (Automatic Identification System), um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações.

<https://tinyurl.com/yapk5b5f> Acesso em: 10.10.2018. Adaptado.

¹Calado – distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto.

Para o exercício, considere situação ideal e g = 10 m/s²


Se o navio, considerado estável, percorre um trecho qualquer em velocidade de cruzeiro, podemos concluir que a quantidade de movimento, em kg· m/s, nesse trecho especificado é, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q948786 | Português, Uso dos conectivos, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Texto associado.

Releia o excerto abaixo para a questão.


No bojo das ações referentes aos cortes gigantescos no orçamento de C&T, [...] o comunicado da Capes sobre a possível interrupção do pagamento das bolsas de pesquisa, a partir de 2019, causou estremecimento na comunidade científica brasileira. Apesar disso, o que presenciamos tem sido pouco ou nenhum posicionamento da mídia tradicional, a qual, pelo contrário, tem atacado sobremaneira a comunidade científica brasileira.

Assinale a alternativa verdadeira sobre regência nominal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q679248 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

No trecho a seguir, destacado do texto lido anteriormente, evidencia-se uma das consequências na sociedade alemã associadas ao acordo de paz firmado após a I Guerra. Marque a alternativa que apresenta esse efeito.
“Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8”. (grifo nosso)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q679256 | Biologia, Ciclo Celular, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Interrompendo-se a divisão celular em determinada fase da mitose, fase em que os cromossomos apresentam o máximo de condensação, é possível contá-los e classificá-los. Esses dados nos permitem estabelecer o cariótipo de um indivíduo. A interrupção da mitose é feita em células mantidas em meio de cultura, usando uma substância, geralmente a colchicina. Uma lâmina então é montada e os cromossomos são fotografados ao microscópio de luz e as imagens são recortadas de modo a se organizar os cromossomos aos pares e em ordem decrescente de tamanho.
Dentre as estruturas celulares, marque a alternativa que é alvo da atuação da colchicina durante a realização da técnica descrita acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q951142 | Física, Movimento Harmônico, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Considere uma gangorra em que duas crianças gêmeas estão sentadas, cada irmão em uma extremidade. Considere que ambos têm mesma massa. Considere que o solo é o nível zero das energias potenciais gravitacionais. Sobre a soma da energia potencial gravitacional dos gêmeos, é correto afirmar que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q951145 | Física, MCU, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Considere um gás ideal que sofre uma compressão pela realização de trabalho sobre o recipiente que o contém. Este trabalho tem a mesma unidade de medida de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q951156 | Biologia, Dinâmica de populações, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

No que diz respeito à hemofilia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A incapacidade de produzir o fator VIII de coagulação sanguínea apresentada pelos hemofílicos pode levar à morte e segue a herança ligada ao sexo.

( ) Mulheres do genótipo XhXh e homens do genótipo XhY são hemofílicos; portanto, a hemofilia segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo Y.

( ) Os homens hemofílicos não transmitem o alelo mutante para a prole do sexo masculino.

( ) As filhas de uma mulher hemofílica são hemofílicas, pois herdam um alelo selvagem da mãe.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q948815 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia os excertos para responder à questão:
O sistema gentílico estava fadado a durar pouco. [...] A transformação devia-se a dois fatores: I. A produção não crescia proporcionalmente à população, devido às técnicas rudimentares, advindo então a queda da renda familiar, provocando descontentamento; II. O genos passou a dividir-se em famílias menores, enfraquecendo-se; filhos mais novos e bastardos protestavam contra a vida difícil; cada um trabalhava com menos estímulo e mais exigência na divisão dos produtos. (Grécia Antiga. Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/ articles/529/2/GRECIA-ANTIGA/Paacutegina2.html. Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h00.)

A expansão demográfica promove o desequilíbrio na oferta e demanda de alimentos. A primitiva e ineficiente produção agrícola feudal não consegue suprir as necessidades de uma sociedade em expansão. Surge, no interior dos feudos, o excedente populacional. Dada a insuficiência de recursos para prover o excedente populacional, inicia-se o processo de marginalização social. Os senhores feudais expulsam de suas terras a população excedente. (Baixa Idade Média. Disponível em: https://portaldoestudante.wordpress.com/ 2011/07/08/baixa-idade-media-crescimento-demografico/. Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h30.)
Os fragmentos tratam dos processos de desagregação das comunidades gentílicas, na Grécia Antiga, e dos feudos, na Idade Média europeia. Assinale a alternativa que mais bem representa a relação entre os processos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q679253 | Atualidades, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Agência adia prazos para extinção de barragens como a de Brumadinho no País


Em vez de 2021, ANM permite que últimas barragens a montante sejam desativadas até 2027
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou nesta segunda-feira, 12, o adiamento do prazo final para extinção definitiva de barragens a montante, o mesmo tipo que colapsou causando as tragédias de Brumadinho e Mariana. Em vez de serem desativadas em 2021,como havia sido definido em fevereiro, logo após o rompimento da segunda barragem da Vale em pouco mais de três anos, a agência ampliou o prazo para os anos de 2022, 2025 e 2027, a depender da capacidade dos empreendimentos.



Fonte: RIBEIRO, Luci; GIRARDI, Giovana. O Estado de S. Paulo. 13 de agosto de 2019. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,agencia-adia-prazos-para-extincao-de-barragens-como-a-de-brumadinho-no-pais,70002964381>. Acesso em: 22 ago. 2019.

As barragens a montante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q951131 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

No ano de 1472, o filósofo italiano Marsílio Ficino, em uma carta, apresenta sua opinião sobre a imprensa: segundo ele, esta invenção resulta de uma característica própria de uma época de ouro. Trata-se de uma época em que as antigas artes liberais se uniram a uma invenção que caracteriza a fase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q948816 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Os Lords, espirituais e temporais e os membros da Câmara dos Comuns declaram, desde logo, o seguinte:
1) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.
2) Que, do mesmo modo, é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para dispensar as leis ou o seu cumprimento, como anteriormente se tem verificado, por meio de uma usurpação notória.
[...]
8) Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento.
9) Que os discursos pronunciados nos debates do Parlamento não devem ser examinados senão por ele mesmo, e não em outro Tribunal ou sítio algum. [...]
(Trecho da Declaração de Direitos (Bill of Rights), Inglaterra, 1689. Disponível em: https://www.law.gmu.edu/assets/files/academics/founders/ English_BillofRights.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018, às 10h00 (adaptado).

A Inglaterra do século XVII foi palco de uma violenta guerra civil, que culminou com a Revolução Gloriosa e a assinatura do Bill of Rights, em 1689.
Tomando por base os efeitos do processo inglês, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q951170 | Sociologia, A questão ambiental, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Considerando o que se entende por “relações étnico-raciais”, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q946171 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2019

Costuma-se definir a Guerra Fria como um período histórico de disputas estratégicas e conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, os quais, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e o fim da União Soviética (1991), disputaram a hegemonia política, militar, tecnológica, econômica e social.
É chamada de “fria” porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionais, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q946210 | Física, Eletrodinâmica, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Uma pessoa decide matricular-se numa academia de ginástica e iniciar um programa de atividades físicas. Durante as aulas, seu sangue a 37 °C flui em direção à pele a uma razão média de 100 g/s. Nesse processo, o sangue trocará calor com o meio externo através da pele, resfriando-se, e retornará ao interior do corpo da pessoa. A razão da transferência de calor é de, aproximadamente, 500 W. Sendo assim, qual será a temperatura média do sangue ao retornar para o interior do corpo da pessoa? Considere que o sangue possua o mesmo calor específico da água, isto é, 4,18 J/g°C.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q951137 | Geografia, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

As reações químicas do intemperismo são, em sua grande maioria, controladas pela água. O resultado dessas reações forma os minerais que estão presentes no regolito e podem ocorrer por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q684405 | Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Considere que:

• a frequência cardíaca máxima de uma pessoa, em batimentos por minuto (bpm), é a diferença entre uma constante K e a idade da pessoa. O valor de K para um homem é 220 e, para uma mulher, K é 226.

• a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino é de 60% a 75% da frequência cardíaca máxima.

Dessa forma, a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer durante um treino para um homem de 40 anos, em bpm, varia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q948804 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia o excerto abaixo:

A cidade ainda sem nome, conhecida por enquanto apenas como a “nova capital administrativa” do país, foi anunciada em março de 2015 como uma das principais iniciativas do governo do general Abdel Fattaf al Sisi, que prevê transferir seu governo para lá dentro de um ano. [...] De acordo com o Serviço de Informação do governo, a principal razão por trás do projeto é aliviar a superlotação do Cairo, uma megacidade com quase 20 milhões de habitantes e que deve chegar aos 40 milhões em 2050.

(Como será a grandiosa e polêmica capital que o Egito está construindo no meio do deserto.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44320974.

Acesso em: 19 ago. 2018, às 18h15)

De acordo com o texto, entre os motivos que levaram o presidente Abdel Fattaf al Sisi à construção de uma nova capital para o Egito, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q951177 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Texto associado.

T E X T


Can you learn in your sleep?


Sleep is known to be crucial for learning and memory formation. What's more, scientists have even managed to pick out specific memories and consolidate them during sleep. However, the exact mechanisms behind this were unknown — until now.

Those among us who grew up with the popular cartoon "Dexter's Laboratory" might remember the famous episode wherein Dexter's trying to learn French overnight. He creates a device that helps him to learn in his sleep by playing French phrases to him. Of course, since the show is a comedy, Dexter's record gets stuck on the phrase "Omelette du fromage" and the next day he's incapable of saying anything else. This is, of course, a problem that puts him through a series of hilarious situations.

The idea that we can learn in our sleep has captivated the minds of artists and scientists alike; the possibility that one day we could all drastically improve our productivity by learning in our sleep is very appealing. But could such a scenario ever become a reality?

New research seems to suggest so, and scientists in general are moving closer to understanding precisely what goes on in the brain when we sleep and how the restful state affects learning and memory formation.

For instance, previous studies have shown that non-rapid eye movement (non-REM) sleep — or dreamless sleep — is crucial for consolidating memories. It has also been shown that sleep spindles, or sudden spikes in oscillatory brain activity that canbe seen on an electroencephalogram (EEG) during the second stage of non-REM sleep, are key for this memory consolidation. Scientists were also able to specifically target certain memories and reactivate, or strengthen, them by using auditory cues.

However, the mechanism behind such achievements remained mysterious until now. Researchers were also unaware if such mechanisms would help with memorizing new information.

Therefore, a team of researchers set out to investigate. Scott Cairney, from the University of York in the United Kingdom, co-led the research with Bernhard Staresina, who works at the University of Birmingham, also in the U.K. Their findings were published in the journal Current Biology.

Cairney explains the motivation for the research, saying, "We are quite certain that memories are reactivated in the brain during sleep, but we don't know the neural processes that underpin this phenomenon." "Sleep spindles," he continues, "have been linked to the benefits of sleep for memory in previous research, so we wanted to investigate whether these brain waves mediate reactivation. If they support memory reactivation, we further reasoned that it could be possible to decipher memory signals at the time that these spindles took place."

To test their hypotheses, Cairney and his colleagues asked 46 participants "to learn associations between words and pictures of objects or scenes before a nap." Afterward, some of the participants took a 90-minute nap, whereas others stayed awake. To those who napped, "Half of the words were [...] replayed during the nap to trigger the reactivation of the newly learned picture memories," explains Cairney.

"When the participants woke after a good period of sleep," he says, "we presented them again with the words and asked them to recall the object and scene pictures. We found that their memory was better for the pictures that were connected to the words that were presented in sleep, compared to those words that weren't," Cairney reports.

Using an EEG machine, the researchers were also able to see that playing the associated words to reactivate memories triggered sleep spindles in the participants' brains. More specifically, the EEG sleep spindle patterns "told" the researchers whether the participants were processing memories related to objects or memories related to scenes.

"Our data suggest that spindles facilitate processing of relevant memory features during sleep and that this process boosts memory consolidation," says Staresina. "While it has been shown previously," he continues, "that targeted memory reactivation can boost memory consolidation during sleep, we now show that sleep spindles might represent the key underlying mechanism."

Cairney adds, "When you are awake you learn new things, but when you are asleep you refine them, making it easier to retrieve them and apply them correctly when you need them the most. This is important for how we learn but also for how we might help retain healthy brain functions."

Staresina suggests that this newly gained knowledge could lead to effective strategies for boosting memory while sleeping.

So, though learning things from scratch à la "Dexter's Lab" may take a while to become a reality, we can safely say that our brains continue to learn while we sleep, and that researchers just got a lot closer to understanding why this happens.

From: https://www.medicalnewstoday.com/articles/Mar/2018

As to the results of the research, the participants who took a nap
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q946070 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder
à questão.

The Skills You Need To Succeed In 2020
By Avil Beckford – Aug 6, 2018.

The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive flexibility.

The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus oncreative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020.

Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn.

Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

<https://tinyurl.com/y7pahnqf> Acesso em: 15.10.2018. Adaptado.
A amônia (NH3), molécula de estrutura semelhante à da fosfina, reage com água produzindo uma solução de caráter básico. A reação que ocorre pode ser representada pela equação química
NH3 (g) + H2O (l) NH4+ (aq) + OH (aq)
Uma solução aquosa de NH3 apresenta concentração inicial de 0,02 mol/L a 25oC. Nessas condições, o valor da concentração de íons OH , em mol/L, é

Dado: Constante de basicidade da amônia a 25o C: Kb = 1,8 × 10-5
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q951234 | Português, Análise sintática, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o trecho do livro A dança do universo, do físico brasileiro Marcelo Gleiser, para responder a questão.


Algumas pessoas tornam-se heróis contra sua própria vontade. Mesmo que elas tenham ideias realmente (ou potencialmente) revolucionárias, muitas vezes não as reconhecem como tais, ou não acreditam no seu próprio potencial. Divididas entre enfrentar sua insegurança expondo suas ideias à opinião dos outros, ou manter-se na defensiva, elas preferem a segunda opção. O mundo está cheio de poemas e teorias escondidos no porão.

Copérnico é, talvez, o mais famoso desses relutantes heróis da história da ciência. Ele foi o homem que colocou o Sol de volta no centro do Universo, ao mesmo tempo fazendo de tudo para que suas ideias não fossem difundidas, possivelmente com medo de críticas ou perseguição religiosa. Foi quem colocou o Sol de volta no centro do Universo, motivado por razões erradas. Insatisfeito com a falha do modelo de Ptolomeu, que aplicava o dogma platônico do movimento circular uniforme aos corpos celestes, Copérnico propôs que o equante fosse abandonado e que o Sol passasse a ocupar o centro do cosmo. Ao tentar fazer com que o Universo se adaptasse às ideias platônicas, ele retornou aos pitagóricos, ressuscitando a doutrina do fogo central, que levou ao modelo heliocêntrico de Aristarco dezoito séculos antes.

Seu pensamento reflete o desejo de reformular as ideias cosmológicas de seu tempo apenas para voltar ainda mais no passado; Copérnico era, sem dúvida, um revolucionário conservador. Ele jamais poderia ter imaginado que, ao olhar para o passado, estaria criando uma nova visão cósmica, que abriria novas portas para o futuro. Tivesse vivido o suficiente para ver os frutos de suas ideias, Copérnico decerto teria odiado a revolução que involuntariamente causou.

Entre 1510 e 1514, compôs um pequeno trabalho resumindo suas ideias, intitulado Commentariolus (Pequeno comentário). Embora na época fosse relativamente fácil publicar um manuscrito, Copérnico decidiu não publicar seu texto, enviando apenas algumas cópias para uma audiência seleta. Ele acreditava piamente no ideal pitagórico de discrição; apenas aqueles que eram iniciados nas complicações da matemática aplicada à astronomia tinham permissão para compartilhar sua sabedoria. Certamente essa posição elitista era muito peculiar, vinda de alguém que fora educado durante anos dentro da tradição humanista italiana. Será que Copérnico estava tentando sentir o clima intelectual da época, para ter uma ideia do quão “perigosas” eram suas ideias? Será que ele não acreditava muito nas suas próprias ideias e, portanto, queria evitar qualquer tipo de crítica? Ou será que ele estava tão imerso nos ideais pitagóricos que realmente não tinha o menor interesse em tornar populares suas ideias? As razões que possam justificar a atitude de Copérnico são, até hoje, um ponto de discussão entre os especialistas.


(A dança do universo, 2006. Adaptado.)

Em “Mesmo que elas tenham ideias realmente (ou potencialmente) revolucionárias, muitas vezes não as reconhecem como tais, ou não acreditam no seu próprio potencial” (1o parágrafo), a locução conjuntiva sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.