Questões de Concursos: Primeiro Semestre

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Primeiro Semestre. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q951226 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP

Texto associado.
Leia o trecho do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos, para responder a questão.

O caboclo mal-encarado que encontrei um dia em casa do Mendonça também se acabou em desgraça. Uma limpeza. Essa gente quase nunca morre direito. Uns são levados pela cobra, outros pela cachaça, outros matam-se.
Na pedreira perdi um. A alavanca soltou-se da pedra, bateu-lhe no peito, e foi a conta. Deixou viúva e órfãos miúdos. Sumiram-se: um dos meninos caiu no fogo, as lombrigas comeram o segundo, o último teve angina e a mulher enforcou-se.
Para diminuir a mortalidade e aumentar a produção, proibi a aguardente.
Concluiu-se a construção da casa nova. Julgo que não preciso descrevê-la. As partes principais apareceram ou aparecerão; o resto é dispensável e apenas pode interessar aos arquitetos, homens que provavelmente não lerão isto. Ficou tudo confortável e bonito. Naturalmente deixei de dormir em rede. Comprei móveis e diversos objetos que entrei a utilizar com receio, outros que ainda hoje não utilizo, porque não sei para que servem.
Aqui existe um salto de cinco anos, e em cinco anos o mundo dá um bando de voltas.
Ninguém imaginará que, topando os obstáculos mencionados, eu haja procedido invariavelmente com segurança e percorrido, sem me deter, caminhos certos. Não senhor, não procedi nem percorri. Tive abatimentos, desejo de recuar; contornei dificuldades: muitas curvas. Acham que andei mal?
A verdade é que nunca soube quais foram os meus atos bons e quais foram os maus. Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las.
Alcancei mais do que esperava, mercê de Deus. Vieram- -me as rugas, já se vê, mas o crédito, que a princípio se esquivava, agarrou-se comigo, as taxas desceram. E os negócios desdobraram-se automaticamente. Automaticamente. Difícil? Nada! Se eles entram nos trilhos, rodam que é uma beleza. Se não entram, cruzem os braços. Mas se virem que estão de sorte, metam o pau: as tolices que praticarem viram sabedoria. Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem. Conheço indivíduos preguiçosos que têm faro: quando a ocasião chega, desenroscam-se, abrem a boca – e engolem tudo.
Eu não sou preguiçoso. Fui feliz nas primeiras tentativas e obriguei a fortuna a ser-me favorável nas seguintes.
Depois da morte do Mendonça, derrubei a cerca, naturalmente, e levei-a para além do ponto em que estava no tempo de Salustiano Padilha. Houve reclamações.
– Minhas senhoras, seu Mendonça pintou o diabo enquanto viveu. Mas agora é isto. E quem não gostar, paciência, vá à justiça.
Como a justiça era cara, não foram à justiça. E eu, o caminho aplainado, invadi a terra do Fidélis, paralítico de um braço, e a dos Gama, que pandegavam no Recife, estudando Direito. Respeitei o engenho do Dr. Magalhães, juiz.
Violências miúdas passaram despercebidas. As questões mais sérias foram ganhas no foro, graças às chicanas de João Nogueira.
Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos, chamou-me patriota, citou Ford e Delmiro Gouveia. Costa Brito também publicou uma nota na Gazeta, elogiando-me e elogiando o chefe político local. Em consequência mordeu-me cem mil-réis.


(S. Bernardo, 1996.)

O narrador emprega expressão própria da modalidade oral da linguagem em:

23 Q942801 | Geografia, Hierarquia urbana, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP

Ao se afirmar que no Brasil há uma megalópole em formação, espera-se constatar

24 Q948479 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Primeiro Semestre, FAG, FAG

Vendo crianças brincando, correndo, pulando e gritando, costuma-se dizer: "Quanta energia!" A que se deve tanta energia? Deve-se, entre outras coisas, à liberação de energia, resultado da oxidação da glicose (C6H12O6), que pode ser representada pela seguinte equação:

C6H12O6 + ....... O2 ....... CO2 + ...... H2O

Uma equação química deve representar a conservação dos átomos, portanto, essa equação estará correta se os coeficientes que estão faltando nas lacunas forem preenchidos, respectivamente, por:

25 Q948863 | Inglês, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG

Read the following article, ignoring the empty spaces (1-5) for the time being. Then, check the alternative in which all the spaces have been CORRECTLY filled:

Will human beings ever live on other planets?

(1) __________ we have become accustomed to the idea of space travel, and in films and fiction it seems as tough space travel is inevitable, it appears unlikely that human beings will ever get any further than Mars, our nearest neighbor. No matter how many films we make about space travel, the fact is that it remains technologically challenging, and extremely expensive. (2) __________ the distances involved are immense, any voyage outside the solar system would take hundreds of years using current technology. Wherever human beings went into space, they would have problems of how to eat and breathe, and their spaceship would have to carry vast amounts of fuel (3) __________ cover the distance. Even Mars is so far away that it would take about six months to get there. (4) __________ the distance between Earth and Mars varies, astronauts would have to wait for nearly two years before they could return using the shortest journey time. (5) __________ it could cost as much as $ 100 billion, a manned mission to Mars is planned for sometime between 2010 and 2020.


VINCE, M. Macmillan English grammar in context. Macmillan, London. 2008. p. 165.

Check the CORRECT alternative.

26 Q942808 | História, Processo de Independência dos movimentos nativistas à libertação de Portugal, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP

O processo de independência do Brasil é, comumente, datado a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. A verdade dessa proposição reside, em especial, na montagem pelo príncipe, e depois rei, João VI, de um aparelho governamental no Brasil. Ao mesmo tempo, são substituídos os institutos de caráter colonial.
(Hamilton de Mattos Monteiro. “Da independência à vitória da ordem”. In: Maria Yedda Linhares. História geral do Brasil, 2016.)
As afirmações do excerto podem ser exemplificadas pela

27 Q679247 | História, Primeira Guerra Mundial, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

O acordo de paz imposto pelas grandes potências vitoriosas da I Guerra Mundial (EUA, Grã-Bretanha, França, Itália) à Alemanha ficou conhecido como:

28 Q679249 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

No ano de 2016, eleitores do Reino Unido decidiram em plebiscito a saída da União Europeia (EU). Tal decisão foi informada ao Bloco em 2017 e deveria ocorrer em até dois anos. Entretanto, esse processo, proposto pela então primeira-ministra britânica Theresa May, tem sido adiado e marcado por diversas polêmicas e inconsistências.

Como é chamado o processo de saída do Reino Unido do Bloco Europeu?

29 Q679265 | Português, Uso da Vírgula, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

Em relação ao uso da vírgula, a sua ausência é defendida pela Gramática da Língua Portuguesa nos períodos abaixo, exceto

30 Q946213 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG

No período entre guerras (I e II Guerra Mundial), surgem novas formas de pensamento político e ideologias que nortearão o pensamento político contemporâneo. O partido nazista defendia que as humilhações promovidas na Alemanha, pelo Tratado de Versalhes (1919), deveriam ser destruídas e uma grande Alemanha deveria ser construída em seu lugar. Especificamente sobre o sentimento Pan Germânico ou de uma Grande Alemanha pode ser associado à:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.