Início

Questões de Concursos Primeiro Tenente Farmácia Industrial

Resolva questões de Primeiro Tenente Farmácia Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q681897 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Em relação à Inserção da Biossegurança em laboratórios de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços no Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q686703 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Durante o estudo de pré-formulação, é fundamental que se investigue se o fármaco apresenta ou não polimorfismo. 

Considerando as técnicas utilizadas na caracterização de polimorfismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Análise Térmica Diferencial (DTA) e Calorimetria Diferencial por Varredura (DSC) são técnicas utilizadas na identificação de polimorfo                                                 
II. o polimorfismo é bastante comum dentre certos grupos estruturais, como os barbitúricos, esteroides e sulfonamidas. 

Sobre essas asserções, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q692385 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Segundo a RDC nº 24, de 14 de junho de 2010, “são considerados medicamentos específicos os produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa ou paliativa não enquadrados nas categorias de medicamento novo, genérico, similar, biológico, fitoterápico ou notificado e cuja(s) substância(s) ativa(s), independente da natureza ou origem, não é passível de ensaio de bioequivalência, frente a um produto comparador. Os medicamentos que pertencem à categoria de medicamento específico não poderão solicitar registro junto à Anvisa como genérico, fitoterápico, dinamizado, similar, biológico ou novo”. 

Avalie o que é classificado como medicamento específico para efeito desta Resolução. 
 I. Soluções de grande e de pequeno volume, parenterais ou não, tais como, água para injeção, soluções de glicose, cloreto de sódio, demais compostos eletrolíticos ou açúcares e poliálcoois.
 II. Opoterápicos isolados ou associados entre si e/ou a derivados vegetais e/ou vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas e/ou fitofármaco. 
III. Medicamentos à base de fitofármaco ou associações deste a vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas.
IV. Medicamentos à base de derivados vegetais associados a vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas e/ou fitofármaco. 

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q682159 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O Artigo 312 da RDC nº. 17 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de sistemas de tratamento de ar adequado aos produtos manipulados.

É prerrogativa essencial a esse sistema de tratamento de ar implementado na área citada a/o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q685500 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Para registro de medicamento genérico, é necessário que a empresa apresente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o estudo de Equivalência Farmacêutica. 
A esse respeito, avalie alguns critérios para a realização deste estudo.
I. O estudo deverá comparar, simultaneamente, Medicamento Teste e Medicamento de Referência. 
II. O estudo deverá ser realizado com lotes do Medicamento Teste e Medicamento de Referência dentro do prazo de validade.
III. O estudo deverá ser realizado por Centro de Equivalência Farmacêutica devidamente habilitado pela Anvisa para essa finalidade. 
IV. O estudo deverá ser realizado após à conclusão do Estudo de Biodisponibilidade Relativa/ Bioequivalência, quando aplicável à forma farmacêutica. 
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q687525 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A fim de verificar a qualidade das formas farmacêuticas sólidas, realiza-se a determinação de peso, o teste de dureza, friabilidade e desintegração, a uniformidade de doses unitárias e o teste de dissolução. 

Em relação ao teste de dissolução, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. O teste de dissolução é uma ferramenta importante para avaliar os fatores que influenciam a biodisponibilidade de um fármaco de um produto farmacêutico no estado sólido                                    
II. durante o teste de dissolução, é determinada a quantidade acumulativa do fármaco que passa para a solução em função do tempo. 
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q685436 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O desenvolvimento de medicamentos genéricos no Brasil deve responder a diversos quesitos que asseguram sua eficácia, segurança e intercambialidade com o medicamento de referência. Diversos parâmetros devem ser avaliados, como a biodisponibilidade, bioequivalência, equivalência farmacêutica e perfil de dissolução comparativo.
 
A esse respeito, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I . Biodisponibilidade à comparação da forma farmacêutica, via de administração e concentração do princípio ativo entre o produto de referência e genérico, indicando apresentarem a mesma farmacocinética                                                   
II  . a equivalência farmacêutica refere-se à comprovação de que o medicamento de referência e genérico apresentam resultados in vitro similares, indicando apresentarem a mesma eficácia e segurança. 
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q686802 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmácia Industrial, CIAAR, Aeronáutica, 2019

 Os medicamentos registrados e comercializados no Brasil devem ser rotulados de acordo com recomendações específicas, visando garantir a informação correta promovendo segurança do uso. Os rótulos das embalagens primárias e secundárias dos medicamentos devem conter o nome comercial, a concentração dos princípios ativos e a via de administração. 

A esse respeito, é correto afirmar que os princípios ativos devem ser escritos em letras minúsculas, utilizando a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.