Questões de Concursos: Processo de Seleção

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21 Q680396 | Engenharia de Produção, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Com o tema de proteção ambiental tornando-se cada vez mais importante, os projetistas devem considerar mais as questões verdes em seu trabalho. Estas questões são apresentadas em diversos países na forma de restrições regulamentadas, sendo que sua aplicação afeta tanto o projeto dos processos como dos produtos.
Analise as afirmativas abaixo sobre o projeto ecológico:
1. A análise sobre as fontes de materiais utilizadas em um produto está direcionada para identificar o impacto da utilização das matérias-primas no meio ambiente e na sociedade. 2. A aplicação da técnica de análise do ciclo de vida busca analisar a energia total usada e os rejeitos emitidos desde a concepção do produto até o seu descarte final. 3. A análise do descarte do produto após o uso está direcionada para identificar formas ecológicas de descarte, tais como a reciclagem e sua utilização como fonte de energia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

22 Q680350 | Texto associado, Pontuação, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Texto associado.

De Newton à Nature


Na ciência, não basta descobrir, é preciso contar aos outros o que você descobriu. Copérnico, Galileu e Newton, por exemplo, escreviam livros técnicos, relatando suas experiências e resultados. Com o tempo, a divulgação passou a acontecer menos por livros e mais por artigos científicos – peças curtas, publicadas em revistas e periódicos especializados.


As primeiras revistas científicas, lá no século XVIII, não tinham fins lucrativos. Mas com o aumento dos investimentos públicos nos laboratórios, a partir da década de 1950, as universidades passaram a ter muito mais pesquisadores. São todos funcionários com carteira assinada, que precisam mostrar serviço – e que recebem avaliações de desempenho. Para fazer essas avaliações, a comunidade acadêmica adotou basicamente dois critérios: a quantidade de artigos científicos publicados em revistas – um suposto sinal de produtividade e dedicação – e o número de vezes em que esses artigos são citados em outros artigos – o que, em teoria, é uma evidência de que o trabalho foi relevante e influente.


Pois bem. Os cientistas não querem lucro, só divulgação. Então entregam o material de graça. Na outra ponta da equação, há as universidades, que não têm outra opção a não ser pagar o que as editoras pedem para ter acesso às pesquisas mais importantes (afinal, um pesquisador só consegue trabalhar se puder ler o trabalho de outros pesquisadores). Isso deu origem a um modelo de negócio sem igual: você, dono da editora de periódicos científicos, recebe conteúdo de graça e vende a um público disposto a pagar muito. Criaram-se grifes da ciência: periódicos muito seletivos, que só publicam a nata das pesquisas. Sair em títulos como Cell, Nature ou Science dá visibilidade e é bom para a carreira dos cientistas.


“Na era digital, a figura da editora científica é ainda mais importante”, afirma Dante Cid, vice-presidente de relações acadêmicas da Elsevier no Brasil. “Ela inibe a disseminação de informações equivocadas e colabora com a distribuição da pesquisa de qualidade.” De fato, os padrões de excelência da Elsevier e de outras editoras de peso continuam altos. Mas o sistema causa distorções. “Um Newton da vida, que passava a vida toda trabalhando e publicava pouco, não teria chance no século XXI”, diz Fernando Reinach, ex-biólogo da USP.


VOIANO, B. A máquina que trava a ciência. Superinteressante. ed. 383, dez/2017. p. 40-41. [Adaptado]

Considere os trechos abaixo extraídos do texto:
1. Na ciência, não basta descobrir, é preciso contar aos outros o que você descobriu. (1° parágrafo) 2. Para fazer essas avaliações, a comunidade acadêmica adotou basicamente dois critérios: a quantidade de artigos científicos publicados em revistas – um suposto sinal de produtividade e dedicação – e o número de vezes em que esses artigos são citados em outros artigos – o que, em teoria, é uma evidência de que o trabalho foi relevante e influente. (2° parágrafo) 3. Isso deu origem a um modelo de negócio sem igual: você, dono da editora de periódicos científicos, recebe conteúdo de graça e vende a um público disposto a pagar muito. (3° parágrafo)
Assinale a alternativa correta.

23 Q680400 | Engenharia de Produção, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Na manufatura são identificados diversos tipos genéricos de processos.
Analise as afirmativas abaixo sobre os tipos genéricos de processos:
1. Processos do tipo projeto são os que lidam com produtos discretos, usualmente bastante customizados. 2. Processos de jobbing lidam com alta variedade e baixos volumes e com uma frequente recorrência de produção. 3. Processos de produção em massa produzem bens em alto volume com baixa variedade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

24 Q680345 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Texto associado.

Contextualização na escrita


É preciso fazer distinção entre contexto de produção e contexto de uso. No caso da interação face a face, eles coincidem, mas, no caso da escrita, não. Nesta, o mais importante para a interpretação é o contexto de uso.


O sentido de um texto, qualquer que seja a situação comunicativa, não depende apenas da estrutura textual em si mesma (daí a metáfora do texto como um iceberg). Os objetos de discurso a que o texto faz referência são apresentados em grande parte de forma incompleta, permanecendo muita coisa implícita.


O produtor do texto pressupõe da parte do leitor/ ouvinte conhecimentos textuais, situacionais e enciclopédicos e, orientando-se pelo Princípio da Economia, não explicita as informações consideradas redundantes ou desnecessárias. Ou seja, visto que não existem textos totalmente explícitos, o produtor de um texto necessita proceder ao “balanceamento” do que necessita ser explicitado textualmente e do que pode permanecer implícito, supondo que o interlocutor poderá recuperar essa informação por meio de inferências.


Vejamos – como exemplo – o texto a seguir que pressupõe, por parte do leitor, a produção de inferências, para obtenção do efeito de humor pretendido.


A secretária da escola atende ao telefone.


– Alô.

– Meu filho está muito gripado e não vai poder ir à escola hoje.

– Quem está falando?

– Quem tá falando é o meu pai.


KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. p.71-72. Adaptado.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), de acordo com o texto.
A contextualização da escrita envolve:
( ) basicamente o contexto de produção e, subsidiariamente, o contexto de uso. ( ) a produção de inferências. ( ) um balanceamento entre aspectos explícitos e implícitos no texto. ( ) tanto o produtor do texto como seu interlocutor. ( ) a não retomada de informações.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

25 Q680379 | Engenharia de Produção, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Assinale a afirmativa incorreta, de acordo com Iida (2005):

26 Q680382 | Engenharia de Produção, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

João abriu uma fábrica de cadeiras. Para confeccionar uma cadeira, ele utiliza 1 m² de madeira, cujo preço-padrão é R$ 30,00/m². Em um determinado mês, foram produzidas 2.000 cadeiras. João comprou 2.500 m² de madeira e pagou R$ 77.500,00 por isso.
Sabendo-se que o estoque de madeira era zero no início do mês e 400 m² no final do mês, calcule a variação no custo de madeira naquele mês.

27 Q680389 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

A sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa são conceitos que cada vez mais fazem parte das preocupações empresariais.
Esses conceitos estão intimamente relacionados e sobre eles é incorreto afirmar:

28 Q680352 | Inglês, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Texto associado.

Opportunity Cost


This phenomenon goes by the name of ‘opportunity cost,’ since by not investing in more equipment and a more rigid production flow, the company is forgoing the opportunity to earn increased profits. These costs are every bite as real as the payment of dollars out-of-pocket.


This notion _______ opportunity cost can be reinforced _________a famous saying ______ Benjamin Franklin, no slouch himself _________ operations management. To make the point, however, we must make a brief excursion into logic. One truth of logic is the validity of the so-called contrapositive, which says simply that if the statement “If A, then B” is true, then it is also true that “If not B, then not A.” That is, of every time A occurs B follows, then we can be sure that if B does not occur, then A did not occur as well. Enough logic then, and back to Ben Franklin.


One of his Poor Richard sayings is that “A penny saved is a penny earned.” We have all recognized the truth of that since childhood, but I assert that by this saying Ben showed us he knows everything about opportunity cost. After all, what is the contrapositive of “A penny not earned is a penny not saved (i.e., a penny sent). All we are saying by this notion of opportunity cost is that “a penny not earned (an opportunity forgone) is a penny spent.” We shall often have occasion to consider opportunity costs, in analyzing and deciding various operations issues.


SCHMENNER, Roger W. Production/Operations Management. 5th Edition. Prentice-Hall, 1993.

Choose the alternative that presents the correct words to complete the blanks in the 2nd paragraph.

29 Q680353 | Inglês, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Texto associado.

Opportunity Cost


This phenomenon goes by the name of ‘opportunity cost,’ since by not investing in more equipment and a more rigid production flow, the company is forgoing the opportunity to earn increased profits. These costs are every bite as real as the payment of dollars out-of-pocket.


This notion _______ opportunity cost can be reinforced _________a famous saying ______ Benjamin Franklin, no slouch himself _________ operations management. To make the point, however, we must make a brief excursion into logic. One truth of logic is the validity of the so-called contrapositive, which says simply that if the statement “If A, then B” is true, then it is also true that “If not B, then not A.” That is, of every time A occurs B follows, then we can be sure that if B does not occur, then A did not occur as well. Enough logic then, and back to Ben Franklin.


One of his Poor Richard sayings is that “A penny saved is a penny earned.” We have all recognized the truth of that since childhood, but I assert that by this saying Ben showed us he knows everything about opportunity cost. After all, what is the contrapositive of “A penny not earned is a penny not saved (i.e., a penny sent). All we are saying by this notion of opportunity cost is that “a penny not earned (an opportunity forgone) is a penny spent.” We shall often have occasion to consider opportunity costs, in analyzing and deciding various operations issues.


SCHMENNER, Roger W. Production/Operations Management. 5th Edition. Prentice-Hall, 1993.

According to the text, it is correct to state that:

30 Q680359 | Texto associado, Palavras conectivas Connective words, Processo de Seleção, ABEPRO, FEPESE

Texto associado.

Opportunity Cost


This phenomenon goes by the name of ‘opportunity cost,’ since by not investing in more equipment and a more rigid production flow, the company is forgoing the opportunity to earn increased profits. These costs are every bite as real as the payment of dollars out-of-pocket.


This notion _______ opportunity cost can be reinforced _________a famous saying ______ Benjamin Franklin, no slouch himself _________ operations management. To make the point, however, we must make a brief excursion into logic. One truth of logic is the validity of the so-called contrapositive, which says simply that if the statement “If A, then B” is true, then it is also true that “If not B, then not A.” That is, of every time A occurs B follows, then we can be sure that if B does not occur, then A did not occur as well. Enough logic then, and back to Ben Franklin.


One of his Poor Richard sayings is that “A penny saved is a penny earned.” We have all recognized the truth of that since childhood, but I assert that by this saying Ben showed us he knows everything about opportunity cost. After all, what is the contrapositive of “A penny not earned is a penny not saved (i.e., a penny sent). All we are saying by this notion of opportunity cost is that “a penny not earned (an opportunity forgone) is a penny spent.” We shall often have occasion to consider opportunity costs, in analyzing and deciding various operations issues.


SCHMENNER, Roger W. Production/Operations Management. 5th Edition. Prentice-Hall, 1993.

Analyze the sentences according to structure and grammar use.
1. The word ‘himself’ underlined in the text, is being used in the sentence as a reflexive pronoun. 2. The negative form of: ‘This phenomenon goes by the name of ‘opportunity cost,...’, is: ‘This phenomenon doesn’t go by the name of ‘opportunity cost,…’ 3. The words in bold in the text are examples of irregular verbs. 4. The word ‘however’ in: ‘To make the point, however, we must make a brief excursion into logic.’ is being used as a contrastive connector
Choose the alternative which presents the correct ones:
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