Início

Questões de Concursos Procurador Federal de 2a Categoria

Resolva questões de Procurador Federal de 2a Categoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q453987 | Direito do Trabalho, Extinção do CT Verbas Rescisórias, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito dos institutos da interrupção e da suspensão do contrato de trabalho.

No caso de recuperação da capacidade de trabalho e cancelamento de aposentadoria de empregado afastado por invalidez, pode o empregador rescindir o contrato com empregado admitido para substituir o empregado aposentado, sem incorrer em indenização rescisória, se, no momento da celebração do contrato, tiver restado inequívoca a ciência da interinidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q735080 | Direito Processual Penal, Citações e Intimações, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

No que concerne a citação, sentença e aplicação provisória de interdições de direitos e medidas de segurança, julgue os seguintes itens.

É cabível a citação por hora certa no processo penal, desde que o oficial de justiça verifique e certifique que o réu se oculta para não ser citado. Nessa situação, para que se complete a citação com hora certa, o escrivão deve enviar ao réu carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe ciência de tudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q452623 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a equiparação salarial.

Dois trabalhadores que exercem funções idênticas, trabalho de igual valor, e prestam serviços ao mesmo empregador, em municípios distintos, mas integrantes de uma mesma região metropolitana, não fazem jus à equiparação salarial, pois não laboram na mesma localidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q470359 | Direito Tributário, Fiscalização, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à dívida ativa e às garantias instituídas para viabilizar a fiscalização tributária. As fazendas públicas poderão prestar assistência mútua para a fiscalização dos tributos de sua competência, devendo, contudo, adotar as medidas necessárias para resguardar o sigilo fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q439981 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios constitucionais tributários, julgue os seguintes itens. O prazo para o recolhimento do tributo, por se tratar de elemento que tem repercussão na definição do montante a ser recolhido, deve ser definido em lei, não podendo ser estabelecido tão-somente em regulamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q526271 | Direito Processual Civil, Sentença e coisa julgada, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à sanção pecuniária prevista para as ações que tenham por objeto obrigação de fazer ou não fazer. O trânsito em julgado da sentença de procedência que tenha fixado a multa cominatória em determinado valor não impede sua posterior modificação em virtude de alteração na situação fática sobre a qual se embasou a decisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q399812 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Uma empresa pública federal devedora pagou seus débitos com bens imóveis dominiais de que era proprietária. O pagamento deu-se sem prévia autorização legislativa, sem autorização do ministério ao qual a empresa é vinculada e sem avaliação prévia. Constatado o fato pelo controle interno do ministério ao qual a empresa é vinculada, o ministro instaurou procedimento, no âmbito do ministério, contra os dirigentes e os empregados da empresa que permitiram o pagamento da dívida com bens da empresa. Os dirigentes e empregados da empresa representaram, perante o TCU, contra o ato do ministro.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

A dação em pagamento não dependia de prévia autorização do ministério.
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q437267 | Direito Constitucional, Poder Constituinte, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à União e aos estados-membros, julgue os itens a seguir. Segundo o STF, os limites constitucionalmente estabelecidos para o poder constituinte estadual determinam que, aplicado o princípio da simetria, um núcleo central da Constituição Federal seja obrigatoriamente reproduzido na constituição do estado-membro; caso contrário, as normas que integram esse núcleo não incidirão sobre a ordem local.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q426305 | Direito Constitucional, Poder Judiciário, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação às competências do STF, do STJ e da justiça federal, julgue os itens seguintes.

O STF reconhece sua competência originária para julgar ação judicial tendo como partes entidade da administração indireta federal, de um lado, e estado-membro, de outro, na hipótese de discussão acerca de imunidade recíproca.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q526690 | Direito Processual Civil, Recursos, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação a recursos, julgue os itens subseqüentes. Os embargos de declaração em primeiro grau somente podem ser interpostos contra sentença de mérito, nunca contra decisão interlocutória ou sentença terminativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q415135 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito das sucessões, julgue os itens que se seguem. Se um dos co-herdeiros reclamar a universalidade da herança a um terceiro que indevidamente a possua, este pode, legitimamente, opor-lhe, em exceção, o caráter parcial do direito daquele nos bens da sucessão.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q470954 | Direito Tributário, Legislação Tributária, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação a isenção e imunidade, julgue os itens que se seguem. A isenção deve ser tratada em lei complementar formulada pelo ente estatal competente para a instituição do tributo, devendo a matéria ser disciplinada especificamente pela referida lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q728831 | Direito Financeiro, Partilha da produção mineral Petróleo, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, relativo à ordem econômica.

Segundo entendimento do STF, a distinção entre atividade e propriedade permite que o domínio do resultado da lavra das jazidas de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos seja atribuído a terceiro pela União, sem que tal conduta configure afronta à reserva de monopólio.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q809754 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

Os diplomas de mestrado e de doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras que possuam cursos de mestrado e doutorado, reconhecidos e avaliados, ainda que não seja na mesma área de conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q731694 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização e competência da justiça do trabalho, julgue os itens que se seguem.

A sentença normativa poderá ser objeto de ação de cumprimento a partir do oitavo dia subsequente ao do julgamento, fundada no acórdão ou na certidão de julgamento, salvo se concedido efeito suspensivo pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q404175 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em razão de multa imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ante o descumprimento por particular de normas aprovadas em tratado internacional firmado pelo Brasil, moveu ele ação contra a entidade que o autuara e contra seu diretor-presidente, pedindo que, além da declaração de nulidade da autuação, fosse ressarcido em perdas e danos. Sustentou que a autuação era indevida, porque o ato era composto e dependia, para sua validade, de visto de autoridade superior. Procedente a ação, pediu a penhora de bens da ANVISA.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A ANVISA é uma autarquia sob regime especial, agência reguladora, que exerce poder de polícia.
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q402493 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito da responsabilidade civil do Estado e do controle jurisdicional da administração pública, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Pedro foi preso preventivamente, por meio de decisão judicial devidamente fundamentada, mas depois absolvido por se entender que ele não tivera nem poderia ter nenhuma participação no evento. No entanto, por causa da prisão cautelar, Pedro sofreu prejuízo econômico e moral. Nessa situação, conforme entendimento recente do STF, poderão ser indenizáveis os danos moral e material sofridos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.