Início

Questões de Concursos Procurador Jurídico

Resolva questões de Procurador Jurídico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q985295 | Direito Administrativo, Procurador Jurídico, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

A complexidade do universo dos atos administrativos exige uma classificação precisa. A tipologia mais difundida é a elaborada por Hely Lopes Meirelles, que dividiu os atos. Com base nisso, assinalar a alternativa CORRETA sobre essa divisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1162Q985312 | Legislação Federal, Procurador Jurídico, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

No que diz respeito à obrigação tributária principal, de acordo com a Lei nº 5.172/1966 − Código Tributário Nacional, analisar os itens.

I. Decorre da legislação tributária. II. Tem por objeto o pagamento de tributo. III. Extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1163Q992494 | Matemática, Triângulos, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Um dos ângulos internos de um triângulo retângulo mede 23º. Qual a classificação do terceiro ângulo deste triângulo, sabendo que este ângulo não é reto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q989246 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Analise as seguintes frases e identifique a alternativa que corretamente descreve a função sintática e a classe gramatical das palavras ou expressões destacadas.

I. "Ele mesmo resolveu o problema."
II. "Duas horas se passaram desde o início da prova."
III. "Eles saíram sem dar explicações."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q989251 | Português, Coesão e coerência, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Considerando a importância da coesão para a construção de textos claros e coerentes, analise as seguintes afirmações sobre os mecanismos de coesão textual e marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1166Q989262 | Direito Ambiental, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Acerca da Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1167Q1066850 | Administração Pública, Governabilidade, Procurador Jurídico, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

Em um contexto de gestão pública, qual prática melhor reflete a aplicação da ética e da transparência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1168Q985307 | Direito Constitucional, Teoria da Constituição, Procurador Jurídico, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

A Constituição Federal previu que, cinco anos após a sua promulgação, ocorreria um procedimento simplificado de alteração do texto constitucional, por meio do voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral. As alterações procedidas naquele momento histórico, com base nesse procedimento, são uma manifestação do poder constituinte derivado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1169Q992484 | Raciocínio Lógico, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Qual é a negação da proposição “todos os médicos são felizes”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q989248 | Português, Colocação Pronominal, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Analise as frases abaixo no que se refere à colocação pronominal adequada segundo a norma culta da língua portuguesa.

I. "Não se esqueçam de me enviar os documentos."

II. "Diga-me o que desejas sem rodeios."

III. "Por que não me dizes a verdade?"

IV. "Espero que te lembres de comprar o pão."


Considerando as regras de colocação pronominal em língua portuguesa, qual das alternativas abaixo indica corretamente a adequação das frases à norma culta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q989258 | Direito Processual Civil, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Para que o processo não se eternize, a lei estabelece um prazo para que os atos processuais sejam praticados. Acerca do que dispõe o Código de Processo Civil sobre o tema, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q987278 | Direito Tributário, Procurador Jurídico, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

No que diz respeito à constituição do crédito tributário, segundo a Lei nº 5.172/1966 — Código Tributário Nacional, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1173Q1080505 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Procurador Jurídico, UniRV GO, UniRV GO, 2024

Consoante o que dispõe a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é correto afirmar sobre o direito à educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1174Q992486 | Raciocínio Lógico, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Os seis filhos de dona Maria resolveram ajudá-la na pintura da casa comprando as tintas e dividindo os custos da mão de obra. Todas as despesas ficaram em R$ 7.500,00 e esse valor foi repartido entre eles de maneira igual. Gilberto, um de seus filhos, não tinha o suficiente para cobrir sua parte, e precisou ficar devendo ao banco o equivalente a um quinto de sua parte. Qual é o saldo atual de Gilberto junto ao banco no momento em que fez o saque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q992495 | Raciocínio Lógico, Procurador Jurídico, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Na lógica proposicional, um conectivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q1088814 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Procurador Jurídico, Câmara de Caçapava SP, Avança SP, 2025

Considerando a execução orçamentária, conforme o artigo 167 da Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q1080784 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Procurador Jurídico, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

Sobre os direitos descritos na Lei n° 13.146/15 (Estatuto da pessoa com deficiência), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q985301 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos Lei nº 14133 de 2021, Procurador Jurídico, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Segundo a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, assinalar a alternativa CORRETA sobre o processo licitatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.