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Questões de Concursos Produtor Cultural

Resolva questões de Produtor Cultural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1065940 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Produtor Cultural, UFPE, FADE UFPE, 2023

____________________ é o termo que se refere à responsabilidade de uma empresa, órgão, instituição ou pessoa, por suas ações, decisões e comportamentos frente aos diversos públicos com que se relaciona. Através de sua implementação nas organizações, busca-se garantir ética e transparência nas ações, observando a eficiência dos investimentos para atingir os objetivos estratégicos traçados. É também utilizado para destacar a participação democrática na fiscalização das atividades da gestão pública. O termo em questão é
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142Q1011500 | Legislação Federal, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, com base no disposto na Lei Federal n.º 12.343/2010, que institui o Plano Nacional de Cultura e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Para o fortalecimento da gestão das políticas públicas de cultura, as diretrizes da gestão cultural devem ser definidas por meio de conselhos municipais compostos pelo mínimo de 50% de especialistas em políticas culturais indicados pelo poder público para a construção de relatórios periódicos de gestão, que serão avaliados nas instâncias de controle social do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

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143Q1011508 | Legislação Federal, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

São objetivos do PRONAC contribuir para a preservação e proteção do patrimônio cultural e histórico brasileiro; apoiar projetos dotados de conteúdo cultural que enfatizem o aperfeiçoamento profissional e artístico; favorecer a visão interestadual, estimulando projetos que explorem propostas culturais conjuntas, de enfoque regional.

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145Q1012650 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A comunicação institucional é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e da imagem da organização e visa promover a missão, a visão, os valores e a filosofia da instituição perante o público interno e externo.

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146Q1012655 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A imagem institucional possui natureza intangível, por isso sua condução no contexto da comunicação institucional constitui um desafio para a área de relações públicas.

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147Q1012882 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, ao release, aopresskit, à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

É denominado release o conjunto de materiais que, reunidos em pasta ou envelope ou, ainda, entregues na forma de arquivos digitais, é distribuído em apoio a jornalistas em coberturas de eventos.

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148Q1012884 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, aomarketinginstitucional e à responsabilidade social nas organizações.

O desempenho social de uma organização pode ser avaliado com base em um modelo que propõe a análise de quatro tipos de responsabilidade social: a econômica; a ética; a legal; e a filantrópica.

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149Q1012648 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação nas organizações.

A comunicação interna eficiente e participativa incentiva um canal de diálogo e a troca de informações entre a alta liderança e a equipe operacional.

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150Q1033182 | Comunicação Social, História das Comunicações, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

A Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) tem como finalidade promover, incentivar e amparar, em todo o território nacional, a prática, o desenvolvimento e a difusão de atividades artísticas. Em termos regimentais, a FUNARTE
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151Q1012970 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

Em uma organização, a assessoria de imprensa deve ser participativa, em vez de aguardar passivamente pela comunicação de informações.

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152Q1012876 | Marketing, Temas de Marketing, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca demarketingcultural, julgue o item a seguir.

Marketing cultural consiste na troca de recursos em que se combina um arranjo de patrocínios de eventos culturais com a consolidação da imagem de uma instituição, considerado o alinhamento com sua marca, identidade e valores.

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154Q1033181 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

As políticas culturais no Brasil sempre tiveram cunho nacionalista, com predominância das leis de incentivo via isenção fiscal. A primeira lei de incentivo à cultura por isenção fiscal do Brasil é a Lei
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155Q1012971 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional pode abranger toda e qualquer atividade estratégica de marketing que aplique suas técnicas no fortalecimento das ideias da instituição e da sua imagem.

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156Q1067051 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Produtor Cultural, UFF, COSEAC, 2025

Artistas muitas vezes não dispõem dos recursos necessários para realização, divulgação para público adequado e manutenção no mercado cultural, por isso, diante da realidade do cenário cultural, esses artistas necessitam ter acesso às alternativas de viabilização, ou seja
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157Q1069716 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Produtor Cultural, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” é um dos textos mais emblemáticos de Walter Benjamin, no qual ele propõe uma reflexão sobre como a reprodução técnica das obras de arte transforma a relação entre o público e a criação artística, impactando assim nas formas de cultura contemporâneas. Sobre o conceito de aura descrito no texto, é correto afirmar que:
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158Q1012646 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional contempla as atividades realizadas a fim de criar, manter ou modificar atitudes e comportamentos do público-alvo com relação à organização.

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159Q1033185 | Comunicação Social, História das Comunicações, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

O reconhecimento de Goiás (antiga Vila Boa) como Patrimônio Cultural Mundial, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) se deu em
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