Questões de Concursos: Produtor Cultural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Produtor Cultural. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q228398 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Em Grego, foto quer dizer luz, grafia, escrita.
Dentro desse conceito etimológico, fotografia significa escrita com luz ou escrever com a luz.
Sobre fotografia é correto afirmar que:

1a imagem fotográfica fixa um fato ocorrido em um momento determinado;

2a imagem fotográfica preserva a imagem das faces, dos lugares, das coisas;

3a imagem fotográfica preserva a imagem da memória, dos fatos históricos e sociais;

4a fotografia pode ser percebida como um espelho que possui uma memória;

5ao mesmo tempo que a fotografia preserva e aponta para uma memória que lhe é intrínseca, também evoca uma memória externa, a memória do espectador.

Sobre os itens acima, estão corretos:

52 Q221320 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Texto associado.

TEXTO III

Prefeitura Colatina (ES) fecha funerárias próximas a hospitais para evitar "assédio"

Agência Folha, 10 de julho de 2009


A Prefeitura de Colatina (141 km de Vitória) fechou duas funerárias próximas a hospitais nesta semana. Uma lei municipal de 2007 proibiu funerárias em locais a menos de 250 metros de distância de hospitais e clínicas para evitar "assédio" dos estabelecimentos a parentes de pacientes.
"Aqui, é uma prática muito comum todo mundo querer se instalar nas portas dos hospitais. O intuito é não atrelar o hospital a uma funerária", diz a procuradora do município Santina Simonassi.
As funerárias, de acordo com a procuradora, tiveram dois anos para se adequar. "Elas [funerárias] alegaram ao Ministério Público que precisariam de um tempo para se adequar e este prazo foi dado, até 2009, quando os alvarás de licença vencessem", disse.
Como não se adequaram, o município não renovou os alvarás e fechou os dois estabelecimentos. A Folha não conseguiu localizar os proprietários nesta quinta-feira. Há cerca de dez funerárias em Colatina, cidade de 106 mil habitantes.
A presença de funerárias em hospitais ou próximas a eles também é questionada em outras partes do país.
Em Fortaleza, o tema já esteve presente na Câmara Municipal por duas vezes. Em 1999, o então vereador Lucílvio Girão Sales (PMDB) fez projeto de lei que proibia a instalação de empresas funerárias a uma distância de 200 metros dos hospitais e do Instituto Médico Legal da capital cearense.
Na justificativa do projeto, Sales diz que queria tirar "de uma só vez os ?papa-defuntos? dos hospitais". A lei não foi aprovada. Em 2005, o tema voltou à pauta da Câmara, mas mais uma vez não foi aprovada. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, havia um vereador proprietário de funerária na última legislatura.

Com base no texto III, responda às questões abaixo.

Assinale a proposição inadequada.

53 Q224951 | Direito Administrativo, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Segundo o Decreto 5.825/2006, avaliação de desempenho é:

54 Q225731 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

"Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral."

Esse conceito da área de comunicação se refere à:

55 Q227261 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Texto associado.

TEXTO I

Briga em salão de beleza deixa oito mulheres queimadas em Salvador
Folha Online 09 de julho de 2009


Uma mulher foi presa nesta quinta-feira após jogar um produto químico em outras oito mulheres que estavam em um salão de beleza no Pelourinho, em Salvador (BA). Segundo a Polícia Civil, as vítimas sofreram queimaduras pelo corpo e ao menos uma delas estava em estado grave.

De acordo com informações da 1ª DP da cidade, o crime ocorreu no início da tarde de hoje, e as vítimas foram socorridas e encaminhadas ao HGE (Hospital Geral do Estado).

Segundo dados preliminares da polícia, a agressora teria atacado uma das mulheres no salão por desconfiar que ela teria um caso com o seu marido. Porém, ao jogar o produto na vítima, o líquido espirrou e atingiu outras sete mulheres.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher fugiu e foi presa apenas no início da noite de hoje. Por volta das 21h, ela ainda prestava depoimento ao delegado responsável pela ocorrência. A polícia ainda não identificou que tipo de produto foi usado.

Com base no texto I, responda às questões abaixo.

Identifique a assertiva adequada.

56 Q227956 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

"Uma sociologia audiovisual privilegia, em primeiro lugar, a questão da pesquisa e de seu processo de desenvolvimento relacionado com os dados audiovisuais, com a especificidade da démarch, com seus objetivos. Essa reflexão deve apoiar-se nas iniciativas e nas práticas já existentes, tendo por finalidade construir as bases de um audiovisual sociológico, científico, suscetível de divulgar o conhecimento por meio desse instrumental." (Mignot-Lefebvre, 1987)

As imagens invadem cada vez mais nosso cotidiano. Hoje, contudo, corre-se um risco muito grande na análise e na produção de sentido no resultado final do trabalho imagético. Essa produção vertiginosa de imagens é resultante:

57 Q221895 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos constitucionais, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Servidor público é:

58 Q223894 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Texto associado.

TEXTO IV

Disputa por galinha e briga de criança motivam chacina de família em João Pessoa (PB)

Agência Folha, 10 de julho de 2009


Quatro pessoas de uma mesma família foram assassinadas a facadas na madrugada desta quintafeira, em João Pessoa (PB). Um casal de vizinhos foi preso e confessou o crime, de acordo com a Polícia Civil.

O pai da família e três filhos morreram na hora. A mãe, grávida de gêmeos, e outro filho ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital de Trauma da capital paraibana.

Segundo depoimento do casal suspeito à Polícia Civil, no domingo as duas famílias mataram uma galinha, mas as vítimas deram a pior parte do animal à família do casal, que supostamente quis se vingar.

"Eles também disseram que houve uma briga entre crianças das duas famílias e que o filho deles acabou apanhando. Coisa de criança", disse o delegado Edilson de Carvalho, titular do 9º Distrito Policial.

O crime ocorreu por volta das 2h. De acordo com o delegado, os dois suspeitos estavam com facões. A família de Moisés Soares Forte, 35, dormia quando supostamente o casal entrou no cômodo. Além de Forte, um menino de cinco anos e duas meninas, uma de três anos e a outra com apenas meses de idade, levaram uma série de facadas e morreram no local. Um dos filhos, de 11 anos, escondeu-se embaixo da cama e não se feriu.

A mãe, cuja idade a polícia não soube informar, levou facadas na cabeça, passou por uma cirurgia e não corre risco de morte. O filho de 13 anos que ficou ferido fez uma cirurgia na mandíbula e está internado na Unidade de Terapia Intensiva.

O casal será indiciado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio.

Com base no texto IV, responda às questões abaixo.

Escolha a declaração mais conveniente.

59 Q225441 | Português, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

Baseando-se nos quatro textos lidos, julgue as conclusões abaixo.

I. Todos os textos são narrativas de fatos verídicos ocorridos em diferentes regiões do Brasil.
II. Os textos trazem uma possibilidade de questionarmos sobre as grandes contradições no comportamento de uma sociedade que se diz moderna e evoluída.
III. A linguagem presente em todos os textos é coloquial.

60 Q221038 | Direito Administrativo, Produtor Cultural, IF SE, IF SE

O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.