Questões de Concurso Produtor Cultural

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q905780 | Marketing, Organização de Eventos na Promoção Institucional no Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Os eventos podem ser classificados de acordo com o público que atingem e com os objetivos a que se propõem.

I. É uma reunião, cujos participantes são representantes de algum grupo específico, região, Estado, país etc. O objetivo é debater assuntos de interesses gerais desses participantes. Normalmente, as conclusões dos grupos são colocadas em votação, porém somente os participantes que foram inscritos é que terão direito a voz e voto, os demais serão apenas ouvintes.
II. Geralmente de cunho empresarial, este evento tem por objetivo a transmissão de ideias a respeito de um tema específico como, por exemplo, troca de experiências a respeito de vendas. É uma oportunidade para a empresa transmitir motivação para os funcionários.

Assinale a alternativa que se refere aos tipos de eventos descritos.

82 Q905781 | Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

No âmbito da comunicação interna, quando a transmissão de mensagens ocorre de níveis organizacionais mais altos ou mais baixos em diferentes departamentos, demonstrando maior dinamismo no que se refere às decisões da comunicação, tem-se o seguinte tipo de comunicação:

83 Q905785 | Marketing, Responsabilidade Social Corporativa, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Analise as afirmações a seguir, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A responsabilidade social engloba compromissos éticos assumidos pela empresa, ainda que eles não resultem, direta ou necessariamente, em maiores lucros.
( ) Empresas sustentáveis e socialmente responsáveis colaboram financeiramente com instituições que trabalham pela ampliação da justiça social, pela promoção da saúde pública e pela preservação ambiental. Uma boa maneira de fazer isso é se comprometer, junto a seus clientes, a doar uma parcela do faturamento a causas sociais.
( ) Uma empresa sustentável é aquela que não pensa só no lucro a qualquer custo, mas apoia e contribui para a preservação do meio ambiente, o respeito às diversidades humanas e a justiça social. E mais: é capaz de gerar valor (isto é, lucrar) a partir de suas práticas sustentáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

84 Q903780 | Relações Públicas, Produtor Cultural, UFPI, COPESE, 2024

Sobre o papel do produtor cultural no Brasil, segundo Linda Rubim, na obra Organização e produção da cultura (2005), é INCORRETO afirmar que ele deve estar atento e comprometido com políticas culturais progressistas que

85 Q903778 | Relações Públicas, Gestão de Projetos, Produtor Cultural, UFPI, COPESE, 2024

Marque a opção que corresponde às três dimensões da cultura que orientam a avaliação de projetos culturais.

86 Q905784 | Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A nota oficial é feita com a intenção de informar e explicar para o público sobre o posicionamento da organização frente ao que está sendo anunciado. Geralmente, quando a posição da organização ao divulgar uma nota oficial, leva em conta os princípios defendidos pela entidade e isso é posto de forma clara na nota oficial, caracteriza o seguinte topo de nota oficial:

87 Q903776 | Relações Públicas, Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas, Produtor Cultural, UFPI, COPESE, 2024

Marque a opção que NÃO corresponde a uma das funções que devem ser exercidas pelo assessor de imprensa:

88 Q903777 | Relações Públicas, Produtor Cultural, UFPI, COPESE, 2024

Nestor Garcia Canclini, no livro Consumidores e Cidadãos: Conflitos Culturais da Globalização (1995), discute a importância, em contextos culturais complexos e diversificados, da execução das políticas culturais voltadas à conquista da cidadania. Marque a opção que corresponde ao pensamento do autor sobre o tema citado:

89 Q903779 | Relações Públicas, Gestão de Projetos, Produtor Cultural, UFPI, COPESE, 2024

No livro Guia brasileiro de produção cultural 2013/2014 (2016), Edson Natale e Cristiane Olivieri relacionam quatro dimensões do planejamento de projetos no setor cultural. Marque a única opção que NÃO corresponde às dimensões apresentadas pelos autores:

90 Q1011498 | Legislação Federal, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, com base no disposto na Lei Federal n.º 12.343/2010, que institui o Plano Nacional de Cultura e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

O desenho e a implementação de políticas públicas de cultura restringem-se à relação entre Estado e agentes culturais, considerada a complexidade do campo cultural.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.