Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q321134 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q5114 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser elaborado coletivamente.
2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q482948 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?

Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.

Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q374922 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Embora não haja consenso em relação a uma etiqueta para as tendências literárias contemporâneas, mas, utilizando o termo “pósmodernismo, analise as asserções que se seguem.

I. Pós-modernismo é um nome geralmente dado às formas culturais de um período que aparecem desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito.

II. É visto ora como continuação dos aspectos mais radicais de modernismo, ora, ao contrário, como marcando uma ruptura com o modernismo como um modernismo nãohistórico que anseia acabar.

III. Como alguns dos denominadores comuns que servem para definir o pós-modernismo, pode-se citar que os discursos pós-modernos instalam e subvertem convenções; que esses discursos não desafiam os limites fixos entre os gêneros, entre os tipos de arte, entre teoria e arte, entre arte erudita e cultura de massa.

IV. Uma das características marcantes do pósmodernismo é o pluralismo de estilos e, particularmente, o que caracteriza a poesia pós-modernista é o ludismo na criação da obra, presença marcante da intertextualidade, a intensificação da metalinguagem e o fragmentarismo textual; já o que caracteriza a prosa pós-modernista é o enaltecimento do intimismo e da “literatura-verdade” presente na prosa política (romance-reportagem e o realismo fantástico), que rejeita as prosas regionalista, urbana e autobiográfica.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q327283 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q319718 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, no que se refere a EJA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q327658 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

OLIVEIRA (2008) fala da influência do consumo que a sociedade atribuiu para o mundo das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q388530 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

"Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muitos tempos na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q335707 | Matemática, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

– 8 – Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.

A história da matemática é um instrumento de resgate da identidade cultural da comunidade escolar, constituindo um veículo de informação para estudantes e professores.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q323054 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q28905 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Célia é professora de uma turma de alfabetização e acredita que alfabetiza seus alunos na perspectiva do letramento. Na aula de hoje, ela apresentou para os alunos a letra V. Ela escreveu no quadro negro a frase “Eva viu a uva”. Pediu que os alunos copiassem a frase no caderno e leu-a com eles. Depois pediu que pintassem todas as letras V que apareciam na frase. Treinou com eles o som da letra e construiu a família silábica va – ve – vi – vo – vu. Mandou os alunos treinar o som do V em casa e decorar a família silábica, pois na próxima aula aprenderão o som do Z.

Na perspectiva do letramento e alfabetização é CORRETO afirmar que a professora Célia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q352109 | Artes, Teoria de Teatro, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)

Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q388286 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Dada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q326708 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q335114 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Três rolos de tecido que medem respectivamente 240 m, 84 m e 100 m, foram cortados em pedaços iguais e do maior tamanho possível. Então o comprimento de cada pedaço é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q327108 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.