Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q11024 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Diversos álcoois alifáticos têm sido observados na atmosfera atuando como poluentes. O álcool das folhas, como é chamado o hex-3-en-1-ol, é uma substância liberada pela grama, pelas árvores e lavouras. Esse composto reage com o ozônio atmosférico, produzindo substâncias poluentes que possuem a função orgânica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q326698 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O objetivo do atendimento educacional especializado do aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2007), é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q324455 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um aluno do oitavo ano comenta com a coordenadora pedagógica que está gostando muito das aulas da professora Sonia e acrescenta: ? Às vezes a gente faz grupos, porque uns têm dificuldade e uns têm facilidade. Ela coloca dois que têm facilidade e dois que têm dificuldade juntos. Por exemplo, eu explico para um aluno que tem mais dificuldade e, outro, que tem mais facilidade que eu, explica pra mim. É uma coisa de um ajudar o outro. Essa dinâmica possibilita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q388492 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A "Batalha da Borracha" implicou a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q474542 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a avaliação em Educação Física, assinale a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1026Q10161 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

As diferentes frequências de ondas eletromagnéticas que atingem os olhos são captadas e transformadas em cores nos bastonetes da retina.
  1. ✂️
  2. ✂️

1027Q11025 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma empresa de bebidas anunciou o recall de 96 embalagens de um suco de maçã que foram envasadas com solução de hidróxido de sódio a 2,5% em massa (densidade aproximadade 1,0 g/cm3 ). A empresa informou que o conteúdo pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido. De acordo com essas informações, o pH da solução que foi envasada no lugar do suco equivale, aproximadamente, a

Dado: log 0,625 = – 0,2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q821810 | Legislação Federal, Lei 9475 1997, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.475/1997, que alterou o artigo 33 da Lei n.º 9.394/1996, o ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui uma disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Segundo esse dispositivo legal, a prática pedagógica deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os itens seguintes, com base na legislação pertinente ao ensino religioso.

O Estado, no papel de administrador dos bens culturais, deve garantir educação integral ao educando, a qual não abrange a dimensão religiosa, responsabilidade unicamente familiar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1029Q352317 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

As danças folclóricas são importantes componentes culturais que, por meio de seus ritmos, coreografias, figurinos e cenários, representam as tradições e a cultura de determinada região. Com relação às danças folclóricas brasileiras que representam a morte e a ressurreição de um boi, julgue os itens subsequentes.

O boi-bumbá, dança folclórica oriunda da região Norte do Brasil, é caracterizada, entre outros aspectos, como uma dança dramática, uma vez que possui trama, conflitos e personagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

1030Q327827 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70.

2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo- se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o "saber universal", ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua- se quando se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q387240 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Os alimentos contêm micronutrientes essenciais para a saúde humana, como vitaminas e sais minerais. Entre os minerais, pode-se citar o iodo, cuja carência pode originar o desenvolvimento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q321462 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEARH RN, IDECAN

O conhecimento humano, dependendo das diferentes referências, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos. O conjunto das pedagogias, segundo Libâneo, divide?se em dois grupos: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Acerca das tendências pedagógicas, analise.

I. A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

II. A pedagogia progressista tem?se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico?social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

III.A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências progressistas nas suas formas ora conservadora, ora renovada. E se dividem em quatro abordagens: a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não diretiva e a tecnicista.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q410054 | Direito Administrativo, Parte Geral, Professor, IFB, IFB Instituto Federal Brasilia, 2017

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q326356 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q319965 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:

I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.

II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q10213 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1037Q28901 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

O desenvolvimento do indivíduo se processa através de uma sequência de estágios. Analise as afirmativas relacionadas aos estágios de desenvolvimento da criança de acordo com a teoria de Jean Piaget.

I. A construção do pensamento lógico da criança é caracterizada pela capacidade de reversibilidade, o que lhe permite antecipar e reconstruir ações numa perspectiva dedutiva.
II. Ao entrar no simbólico, a criança é capaz de interiorizar suas ações, diferenciando objetos de seus representantes, libertando o pensamento do controle exclusivo da percepção.
III. O pensamento lógico abstrato configura a forma mais elementar da inteligência e, consequentemente, o primeiro grau de desenvolvimento do ser humano, caraterizado pela construção dos esquemas iniciais de ação.

Pela análise, é possível afirmar que estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q388073 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

O século XIX e as três primeiras décadas do século XX foram tempos de realizações e crises: invenções revolucionárias; radicalismo ideológico e genocídios. No que se refere a esse período, julgue os itens que se seguem.

Nesse período, a eclosão da Primeira Guerra Mundial e o início da construção do regime comunista pelos russos traduziram a remoção das estruturas do Antigo Regime e a luta para expansão e materialização dos ideais liberais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1039Q323376 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Uma professora que trabalha com alunos de 09 a 14 anos, com deficiência mental, optou, em Língua Portuguesa, por trabalhar com a criação e produção de textos, porque isso permite a esses alunos desenvolverem ações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q482915 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE SP, VUNESP

Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.