Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q321163 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Numa sala de crianças entre 2 e 3 anos, uma das brincadeiras mais freqüentes é a de mamãe e filhinhos. Uma das crianças assume o papel da mãe e "cuida" dos demais, dando ordens, fazendo comidinhas imaginárias. Para Oliveira (2002), esta brincadeira revela uma característica muito significativa dessa faixa etária, que é o aumento da capacidade simbólica. Essa capacidade favorece:

I – a compreensão de regras;

 II – o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro;

 III – a imitação como forma de compreender o mundo;

IV – a autonomia a partir da vivência das fantasias.

Está(ão) correto(s), apenas, o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q332724 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEMEC PI, FCC

Observe a representação das primeiras linhas da disposição numérica conhecida como Triângulo de Pascal.

Excetuando-se o primeiro e o último números de cada linha, iguais a 1, a partir da segunda linha pode-se obter os números da próxima adicionando dois determinados números da linha imediatamente anterior. Apenas um número da linha 8 não é igual a nenhum outro número dessa mesma linha. Esse número é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q593890 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O alumínio e o índio estão ambos no grupo 13 da tabela periódica. O alumínio forma cátions com três cargas positivas enquanto o índio forma cátions com três cargas positivas e cátions com apenas uma carga positiva. A tendência manifestada pelo índio para formar cátions com duas unidades mais baixas se deve ao efeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1044Q388341 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Por falta de planejamento, o governo JK pouco fez em termos de obras públicas, à exceção da construção da nova capital — Brasília.
  1. ✂️
  2. ✂️

1045Q481802 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A formação das cordilheiras tem origem nos movimentos de crosta terrestre de curta duração, chamados de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q795202 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.
  1. ✂️
  2. ✂️

1047Q384620 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de microscopia, julgue os itens que se seguem. Embora o microscópio eletrônico de varredura apresente elevado grau de resolução, é recomendado que o exame de superfície das estruturas celulares seja realizado com o microscópio de transmissão, que tem a vantagem de fornecer imagens tridimensionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1048Q387950 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Por ser litorânea, a economia açucareira gerou uma sociedade aberta, dinâmica e razoavelmente democrática no Nordeste brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

1049Q594323 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Estanho e chumbo usados no revestimento e na solda de embalagens podem contaminar os alimentos quando existirem amassaduras ocasionando esgotamento físico e mental, alteração no ciclo menstrual da mulher, anemia, vertigem e convulsões, dentre outros. No que diz respeito aos metais estanho e chumbo, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1050Q474881 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

Algunos lingüistas afirman que el origen del lenguaje se encuentra en las onomatopeyas, .................... , en la imitación de los sonidos naturales. Otros teóricos sostienen, ................... , que el lenguaje primordial se habría dado en las interjecciones, sonidos levemente articulados que expresan emociones.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1052Q484395 | Geografia, Urbanização, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:

( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1053Q477611 | Farmácia, Analise Clínica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

O hemograma é um exame freqüentemente solicitado pelos médicos para avaliação da celularidade do sangue periférico. Entre os componentes celulares reconhecíveis ao microscópio óptico estão os leucócitos, as hemácias e as plaquetas. Em relação a esses componentes, pode-se afirmar corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q10159 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista eletroquímico, o processamento de informações no sistema nervoso depende da ocorrência de potenciais de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1055Q474321 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Darido tece críticas e sugestões. De acordo com o pensamento da autora, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1056Q10196 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue o item subsequente.

A modalidade conceitual dos conteúdos refere-se ao conhecimento de fatos, imagens, esquemas e princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q322264 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Há diversos recursos de tecnologia assistiva desenhados para que alunos com distúrbio neuromotor, que afeta os membros superiores, tenham maior autonomia nas atividades pedagógicas em sala de aula. No caso de Gustavo, 9 anos, que tem paralisia cerebral e apresenta movimentação involuntária, a solução que promoverá a leitura de O menino maluquinho, de Ziraldo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q382949 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Afundar ou boiar depende da densidade de um objeto em relação à densidade da água. A densidade do corpo dos peixes é maior do que a da água e, no entanto, eles conseguem manter um equilíbrio sem afundar e nem subir.

Isso ocorre, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q388591 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na etapa de preparação das Forças Guerrilheiras do Araguaia, os guerrilheiros foram estimulados a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1060Q484104 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em 1947, surgiu uma visão de que a Europa do fi nal da Segunda Guerra não havia permanecido livre e democrática como se pretendia, em função de uma nova tirania que se instalara no Leste europeu em substituição ao nazismo. Dessa forma, os Estados Unidos comprometiam-se a lutar contra o expansionismo soviético e garantir a liberdade na Europa Ocidental. Essa visão está presente em um documento que foi denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.