Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q337434 | Matemática, Sistemas Lineares, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Um volume de 1200 ml de água foi distribuído igualmente em certo número de copos. Depois, de novo com 1200 ml de água, fez-se a mesma coisa, mas foram colocados 50 ml de água a menos por copo, e por isso foram necessários mais 2 copos. Em quantos copos a água foi distribuída da primeira vez?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1162Q474666 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

38. . ………….... tratamos de escribir y de hablar con corrección, contribuimos…………….... a ordenar el mundo…………... nuestras palabras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1163Q325447 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Telma Weisz:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1164Q472150 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:

I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.

III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.

IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.

São corretas as afirmações feitas apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q326493 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1166Q323440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:

BOLO DE CENOURA

1 xícara de óleo

2 colheres de sopa de fermento em pó

2 xícaras de açúcar

3 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

4 cenouras médias descascadas e fatiadas

Modo de fazer:

Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.

Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:

Uma receita será suficiente para todos?

Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?

Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?

Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1167Q320700 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na

  • 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;
  • 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;
  • 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;
  • 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.

Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q389822 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:

I.  No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II.  O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III.  "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".   
IV.  O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q486084 | Inglês, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

De acordo com o conceito de aprendizagem situada (Situated Learning), algumas crianças se saem bem no uso da linguagem na escola porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q374748 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o texto a seguir.

O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 1987). No viés da leitura do mundo pela palavra, vê-se emergir uma tecnologia de linguagem cujo espaço de apreensão de sentido não é apenas composto por palavras, mas, junto com elas, encontram-se sons, gráficos e diagramas, todos lançados sobre uma mesma superfície perceptual, amalgamados uns sobre os outros formando um todo significativo e de onde sentidos são complexamente disponibilizados aos navegantes do oceano digital. É assim o hipertexto.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1171Q327403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Na HTPC, uma professora perguntou o que é avaliação externa. A coordenadora pedagógica respondeu que essa avaliação busca subsidiar a tomada de decisão no âmbito dos sistemas de ensino, ao fornecer informações sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q324848 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q351567 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."

Marilena Chauí

Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1174Q591459 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O amianto ou asbesto é um material de origem mineral constituído de fibras que inaladas podem causar problemas pulmonares e até produzir óbito. Teve sua extração, industrialização e comercialização proibidas em todo o país no dia 29 de novembro de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal. No laboratório de química, ele era utilizado para recobrir uma tela que servia de apoio ao béquer utilizado em processos de aquecimento porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1175Q323199 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Luana, 6 anos, apresenta malformação congênita do tubo neural, hidrocefalia associada, com desvio de líquido cefalorraquiano por válvula. Apresenta falta de controle de esfíncteres (usa fraldas) e se locomove com cadeira de rodas. É compatível com essa descrição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q324238 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em ‘estudo do meio’ de dia inteiro em um museu de história é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q325023 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado, conforme MEC/SEESP (2006). Tal orientação implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q387793 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A tese mais aceita e difundida sobre a origem da tragédia grega associa seu nascimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q382424 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto genoma humano e seu impacto na sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Um dos resultados do projeto genoma humano foi mostrar que o número de genes de um organismo não está diretamente relacionado com a sua complexidade; por exemplo, o número de genes de humanos e camundongos é muito similar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1180Q389345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Um dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.