Início Questões de Concursos Professor Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1181Q389345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESPUm dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a) ✂️ a) eleição do mineiro Tancredo Neves, numa composição de chapa com um militar da "linha moderada", o que agradava muito a oposição política e o status quo. ✂️ b) eleição direta para presidente, capitaneada pelo PMDB e endossada pelo clero católico, marcada por inúmeros comícios regionais, como o de São Paulo, que reuniu um milhão de pessoas. ✂️ c) fim do governo de Geisel, que era considerado um dos mais rigorosos da chamada "linha dura" do Exército e que não admitia a volta do governo aos civis. ✂️ d) nomeação de Paulo Maluf, político de São Paulo, para assumir a presidência após o governo do general Figueiredo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1182Q10218 | Redação Oficial, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPETexto associado.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado. Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1183Q388402 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAGA respeito da Revolução Agrícola, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Foi o primeiro salto evolutivo da cultura humana e permitiu os passos posteriores. ✂️ b) Perdeu sua importância como avanço cultural diante das tecnologias mais modernas. ✂️ c) Não está relacionada aos avanços técnicos posteriormente alcançados pela humanidade. ✂️ d) Por promover uma atividade ligada à natureza (agricultura), não influenciou as descobertas tecnológicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1184Q474426 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Entender os aspectos relativos ao Treinamento Esportivo é um dos requisitos necessários para a melhor utilização dos fundamentos didáticos e pedagógicos do professor de Educação Física Escolar. Assinale a opção em que o princípio do treinamento esportivo está definido corretamente. ✂️ a) O princípio da sobrecarga explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais. A sobrecarga deve ser individualizada e aplicada de forma progressiva ao longo do processo de treinamento. ✂️ b) O princípio da especificidade consiste em desenvolver o organismo do indivíduo de maneira adequada, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. ✂️ c) O princípio da individualidade biológica é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados. ✂️ d) O princípio da reversibilidade guarda a seguinte ideia: o que não se usa, perde-se. Esse princípio assegura que as alterações corporais obtidas com o treinamento físico sejam de natureza transitória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1185Q326724 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como disparador para discussão sobre o movimento de resistência cultural dos negros africanos que foram trazidos para o Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer a congada porque seu avô participava dela há muito tempo". A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente, os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque ✂️ a) as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes. ✂️ b) as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória ✂️ c) as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes. ✂️ d) as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes. ✂️ e) as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1186Q328270 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões - aprendizagem e desenvolvimento - apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança: ✂️ a) Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação. ✂️ b) Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal ✂️ c) Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal. ✂️ d) Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto. ✂️ e) Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1187Q321635 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um: ✂️ a) organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social. ✂️ b) organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais. ✂️ c) homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis. ✂️ d) ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância. ✂️ e) ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1188Q327339 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAGSantos (1995) cita: "... é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza". Nesta frase o autor levanta que: ✂️ a) O aluno não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanente. Possui sua subjetividade. No entanto, sua diferença não pode estabelecer marcos de inferioridade diante do outro, apenas estabelece uma característica fundamental do ser humano, como ser único. ✂️ b) Somos todos iguais considerando a espécie humana. ✂️ c) A diferença deve ser sempre marcada. É necessário salientar a diferença para conquistar espaços. Em outras situações deve-se negar a deficiência para garantir direitos. ✂️ d) O indivíduo deve salientar a deficiência para lutar por seus direitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1189Q10183 | Informática, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue o item subsecutivo.Para copiar um texto de um sítio da Internet, o usuário deve salvar, em seu computador, a página com o conteúdo desejado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1190Q483534 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à ✂️ a) comunicação. ✂️ b) contextualização sociocultural. ✂️ c) investigação. ✂️ d) representação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1191Q10199 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEDe acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item. Para Parsons, as personalidades individuais, na sala de aula, devem ser preparadas tecnicamente para o desempenho de papéis adultos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1192Q328421 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCOs professores estavam na dúvida sobre as semelhanças entre o IDEB e o IDESP. Uma das mais jovens informou seus colegas, corretamente, que os dois índices procuram ✂️ a) fornecer um sistema transparente de bonificação para professores e gestores. ✂️ b) propor mecanismos para se alocar, de maneira equilibrada, recursos às escolas. ✂️ c) estabelecer uma comparação saudável entre as escolas. ✂️ d) estimular os alunos a apresentarem um melhor rendimento escolar, seja no país ou no estado. ✂️ e) traçar metas a serem atingidas a cada ano, por todas as escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1193Q319233 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1194Q472579 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJUm carro está se movendo numa estrada plana, retilínea e horizontal com uma velocidade constante e igual a 16 m/s. A partir de determinado instante, acelera-se o carro durante 10 s, com motor desenvolvendo uma potência constante e igual a 24 kW, e a velocidade aumenta para 24 m/s. A massa do carro e de seus ocupantes é de 1,2 t. Nesse caso, o trabalho realizado durante esses 10 segundos, pelos diversos atritos que opõem ao movimento do carro, foi: ✂️ a) – 8.103 J ✂️ b) – 16.103 J ✂️ c) – 48.103 J ✂️ d) – 56.103 J ✂️ e) – 72.103 J Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1195Q323338 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCNa avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar ✂️ a) todos os erros ortográficos de escrita e acentuação. ✂️ b) o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático). ✂️ c) o desempenho linguístico e o nível fonológico. ✂️ d) a amplitude do vocabulário apresentado. ✂️ e) a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1196Q322841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOO intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação: ✂️ a) É completamente correta. ✂️ b) É completamente incorreta. ✂️ c) É parcialmente correta porque o intérprete nunca incomoda. ✂️ d) É parcialmente correta porque o intérprete nunca é bemvindo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1197Q472621 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE No Handebol, em relação a uma conduta tática defensiva adequada, o jogador deve ✂️ a) manter-se em deslocamento uniforme, independente da movimentação do atacante. ✂️ b) preocupar-se apenas com um único adversário, em qualquer sistema defensivo. ✂️ c) posicionar-se sempre entre o adversário e a sua meta ✂️ d) marcar corpo a corpo o adversário nos sistemas por zona, acompanhando-o em qualquer local da quadra. ✂️ e) livrar-se do adversário o mais rápido possível, para fazer o contra-ataque, avançando os alas, mesmo sem o domínio da bola pela sua equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1198Q485432 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018The underlined item “shruging” (line 82) is a nonsense word, merely invented for the purposes of this exam. After analyzing the co-text and context, it is correct to conclude that “shruging” means ✂️ a) very much unwilling. ✂️ b) highly demanding. ✂️ c) incredibly terrific. ✂️ d) extremely shocking. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1199Q325205 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOQual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire? ✂️ a) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. ✂️ b) Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado. ✂️ c) Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma. ✂️ d) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1200Q546136 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. O movimento circular uniforme é assim chamado por não envolver aceleração. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1181Q389345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESPUm dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a) ✂️ a) eleição do mineiro Tancredo Neves, numa composição de chapa com um militar da "linha moderada", o que agradava muito a oposição política e o status quo. ✂️ b) eleição direta para presidente, capitaneada pelo PMDB e endossada pelo clero católico, marcada por inúmeros comícios regionais, como o de São Paulo, que reuniu um milhão de pessoas. ✂️ c) fim do governo de Geisel, que era considerado um dos mais rigorosos da chamada "linha dura" do Exército e que não admitia a volta do governo aos civis. ✂️ d) nomeação de Paulo Maluf, político de São Paulo, para assumir a presidência após o governo do general Figueiredo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1182Q10218 | Redação Oficial, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPETexto associado.O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado. Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1183Q388402 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAGA respeito da Revolução Agrícola, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Foi o primeiro salto evolutivo da cultura humana e permitiu os passos posteriores. ✂️ b) Perdeu sua importância como avanço cultural diante das tecnologias mais modernas. ✂️ c) Não está relacionada aos avanços técnicos posteriormente alcançados pela humanidade. ✂️ d) Por promover uma atividade ligada à natureza (agricultura), não influenciou as descobertas tecnológicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1184Q474426 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Entender os aspectos relativos ao Treinamento Esportivo é um dos requisitos necessários para a melhor utilização dos fundamentos didáticos e pedagógicos do professor de Educação Física Escolar. Assinale a opção em que o princípio do treinamento esportivo está definido corretamente. ✂️ a) O princípio da sobrecarga explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais. A sobrecarga deve ser individualizada e aplicada de forma progressiva ao longo do processo de treinamento. ✂️ b) O princípio da especificidade consiste em desenvolver o organismo do indivíduo de maneira adequada, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. ✂️ c) O princípio da individualidade biológica é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados. ✂️ d) O princípio da reversibilidade guarda a seguinte ideia: o que não se usa, perde-se. Esse princípio assegura que as alterações corporais obtidas com o treinamento físico sejam de natureza transitória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1185Q326724 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como disparador para discussão sobre o movimento de resistência cultural dos negros africanos que foram trazidos para o Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer a congada porque seu avô participava dela há muito tempo". A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente, os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque ✂️ a) as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes. ✂️ b) as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória ✂️ c) as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes. ✂️ d) as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes. ✂️ e) as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1186Q328270 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões - aprendizagem e desenvolvimento - apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança: ✂️ a) Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação. ✂️ b) Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal ✂️ c) Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal. ✂️ d) Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto. ✂️ e) Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1187Q321635 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOA Psicologia do Desenvolvimento tem-se consagrado como o campo de saber de maior destaque no que concerne aos aspectos evolutivos, sociais, cognitivos, psicomotores e afetivos da infância, por reunir em seu arcabouço teórico conhecimentos e metodologias com status científico, gerando um estatuto de verdade sobre o que é produzido por essa área de conhecimento. Diante disso, uma crítica comumente feita à Psicologia do Desenvolvimento é que ela entende a criança como um: ✂️ a) organismo em formação, fragmentado em estágios, deixando de ser entendida por inteiro, como ser histórico e social. ✂️ b) organismo em formação, que se desenvolve em cada estágio, aprimorando suas capacidades intelectuais e sociais. ✂️ c) homem em miniatura, cobrando dela um desenvolvimento cognitivo e motor mais rápido, isolado das vivências infantis. ✂️ d) ser dotado de características diferentes das do adulto e que requer para si um conjunto de teorias próprias para a infância. ✂️ e) ser inteiro, em seus níveis social, afetivo, cognitivo e psicomotor, contribuindo para uma visão global do seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1188Q327339 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAGSantos (1995) cita: "... é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza". Nesta frase o autor levanta que: ✂️ a) O aluno não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanente. Possui sua subjetividade. No entanto, sua diferença não pode estabelecer marcos de inferioridade diante do outro, apenas estabelece uma característica fundamental do ser humano, como ser único. ✂️ b) Somos todos iguais considerando a espécie humana. ✂️ c) A diferença deve ser sempre marcada. É necessário salientar a diferença para conquistar espaços. Em outras situações deve-se negar a deficiência para garantir direitos. ✂️ d) O indivíduo deve salientar a deficiência para lutar por seus direitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1189Q10183 | Informática, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue o item subsecutivo.Para copiar um texto de um sítio da Internet, o usuário deve salvar, em seu computador, a página com o conteúdo desejado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1190Q483534 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à ✂️ a) comunicação. ✂️ b) contextualização sociocultural. ✂️ c) investigação. ✂️ d) representação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1191Q10199 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEDe acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item. Para Parsons, as personalidades individuais, na sala de aula, devem ser preparadas tecnicamente para o desempenho de papéis adultos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1192Q328421 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCOs professores estavam na dúvida sobre as semelhanças entre o IDEB e o IDESP. Uma das mais jovens informou seus colegas, corretamente, que os dois índices procuram ✂️ a) fornecer um sistema transparente de bonificação para professores e gestores. ✂️ b) propor mecanismos para se alocar, de maneira equilibrada, recursos às escolas. ✂️ c) estabelecer uma comparação saudável entre as escolas. ✂️ d) estimular os alunos a apresentarem um melhor rendimento escolar, seja no país ou no estado. ✂️ e) traçar metas a serem atingidas a cada ano, por todas as escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1193Q319233 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1194Q472579 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJUm carro está se movendo numa estrada plana, retilínea e horizontal com uma velocidade constante e igual a 16 m/s. A partir de determinado instante, acelera-se o carro durante 10 s, com motor desenvolvendo uma potência constante e igual a 24 kW, e a velocidade aumenta para 24 m/s. A massa do carro e de seus ocupantes é de 1,2 t. Nesse caso, o trabalho realizado durante esses 10 segundos, pelos diversos atritos que opõem ao movimento do carro, foi: ✂️ a) – 8.103 J ✂️ b) – 16.103 J ✂️ c) – 48.103 J ✂️ d) – 56.103 J ✂️ e) – 72.103 J Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1195Q323338 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCNa avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar ✂️ a) todos os erros ortográficos de escrita e acentuação. ✂️ b) o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático). ✂️ c) o desempenho linguístico e o nível fonológico. ✂️ d) a amplitude do vocabulário apresentado. ✂️ e) a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1196Q322841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOO intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação: ✂️ a) É completamente correta. ✂️ b) É completamente incorreta. ✂️ c) É parcialmente correta porque o intérprete nunca incomoda. ✂️ d) É parcialmente correta porque o intérprete nunca é bemvindo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1197Q472621 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE No Handebol, em relação a uma conduta tática defensiva adequada, o jogador deve ✂️ a) manter-se em deslocamento uniforme, independente da movimentação do atacante. ✂️ b) preocupar-se apenas com um único adversário, em qualquer sistema defensivo. ✂️ c) posicionar-se sempre entre o adversário e a sua meta ✂️ d) marcar corpo a corpo o adversário nos sistemas por zona, acompanhando-o em qualquer local da quadra. ✂️ e) livrar-se do adversário o mais rápido possível, para fazer o contra-ataque, avançando os alas, mesmo sem o domínio da bola pela sua equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1198Q485432 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018The underlined item “shruging” (line 82) is a nonsense word, merely invented for the purposes of this exam. After analyzing the co-text and context, it is correct to conclude that “shruging” means ✂️ a) very much unwilling. ✂️ b) highly demanding. ✂️ c) incredibly terrific. ✂️ d) extremely shocking. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1199Q325205 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOQual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire? ✂️ a) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. ✂️ b) Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado. ✂️ c) Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma. ✂️ d) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1200Q546136 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. O movimento circular uniforme é assim chamado por não envolver aceleração. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro