Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q324247 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Um poema, uma charge, um verbete colhido da web.com, artigos da legislação ambiental brasileira, versos avulsos de poemas e de canção – são os textos reunidos nas questões de números 21 a 27. Dos exercícios feitos a partir dessa reunião, destacam-se práticas pedagógicas que dizem respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q351558 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Utilizando a alternativa correta, complete: O artista Piet Mondrian pertenceu ao movimento artístico denominado __________________, que tinha como principal característica a(o) __________________ das formas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q319525 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q38624 | Pedagogia, Professor, IFSP

Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar", é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q471549 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q482939 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 88.

O texto retrata o conceito de espaço como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q326771 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Para Sarmento e Pinto (1997), os estudos de Ariès têm o mérito de ter proporcionado a consciência de que aquilo que parecia um fenômeno natural e universal era afinal o resultado de uma construção das sociedades moderna e contemporânea. Para eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q351828 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham. Os principais representantes deste estilo no Brasil são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q333697 | Matemática, Trigonometria, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Com três segmentos de comprimentos iguais a 10 cm, 12 cm e 23 cm:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q390428 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:

I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.

II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior.

III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q388285 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

"O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos da constituição de um movimento da classe trabalhadoraï", que variou em suas formas de organização e em suas relações com o poder político entre os séculos XIX e XX.

Analise as afirmações seguintes a respeito do movimento operário no Brasil:

I. Ao incipiente setor industrial correspondia um movimento operário nuclear, de organização horizontal, temendo as listas negras e, como muitos eram estrangeiros, sempre arriscados à desmoralizante deportação com base na legislação de costumes.

II. Em São Paulo, predominou o anarcossindicalismo praticante da ação direta, em luta por melhorias econômicas e por uma sociedade sem Estado, igualitária, organizada em comissões e federações de trabalhadores.

III. Na Era Vargas, assistiu-se ao crescimento do proletariado urbano-industrial e à imposição, por parte do Estado, do sindicalismo único por categoria profissional, de características corporativas, vinculado ao Ministério do Trabalho. Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q38589 | Pedagogia, Professor, IFSP

De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q5110 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q320528 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, IFTO, 2017

Toda revolução científica, toda orientação teórica inovadora parte de um pequeno conjunto de metáforas que produzem um modo novo de enfocar os fatos a serem explicados. Para tanto, Ferdinand Saussure (1960), fez uma série de distinções teóricas como a língua e fala, forma e substância, significante e significado, signo, sincronia e diacronia. Com isso, marque a alternativa, cujo conteúdo esteja em desacordo com os pressupostos teóricos atribuídos a Saussure (ILARI, 2011).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q333279 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Um automóvel viajou 6 dias, rodando 6 horas por dia, com uma velocidade média de 80 km/h. Calcule em quantos dias ele faria a mesma viagem, rodando 8 horas por dia a uma velocidade média de 90 km/h.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q386931 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:

I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q472386 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Uma alavanca é uma barra rígida que gira sobre um ponto fixo denominado eixo ou ponto de apoio. A vantagem mecânica de uma alavanca relaciona-se à aplicação de uma pequena força , na extremidade de uma barra do ponto de apoio, produzindo uma força maior na outra extremidade. Com relação às alavancas do corpo humano, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q320877 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.