Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q321387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q533978 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Professor, IFTO, 2017

Sobre os índices físicos do solo, é incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q388580 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

No Brasil, o ciclo da borracha desenvolveu-se à margem da economia mundial, por falta de demanda e pelas dificuldades de comunicação entre a região Norte e os mercados externos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1204Q324837 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A afirmação abaixo, para Perrenoud:

"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1206Q794999 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Charles Sanders Peirce inaugurou uma nova forma de fazer filosofia e de refletir sobre a ciência. Conforme esse filósofo, na ciência há três diferentes modos fundamentais de raciocínio, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1207Q389524 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

A relativa ocupação do Amazonas deveu-se, em boa medida, à emigração dos nordestinos, que, em decorrência da economia da borracha, mudou o perfil ocupacional da região.

  1. ✂️
  2. ✂️

1208Q329126 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Em relação aos planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q10173 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
Espécies exóticas invasoras podem ser produtores primários de biomassa em uma cadeia alimentar, desde que sejam organismos autotróficos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1210Q383174 | Biologia, Biodiversidade, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o que se afirma a seguir sobre Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas (BFE).

I. O efeito de complementaridade envolve os conceitos de partição de nicho (cada espécie requer diferentes recursos e condições no ambiente para a sua sobrevivência) e facilitação entre espécies.

II. Os efeitos de amostragem consideram que características funcionais não estão uniformemente distribuídas ao longo das espécies, tornando possível que uma espécie domine as taxas de determinado processo ou propriedade do ecossistema.

III. A facilitação entre espécies é um processo no qual a ocorrência de uma determinada espécie viabiliza a presença de outras através da criação de condições adequadas para a sua sobrevivência.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1211Q485577 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

The sentences that compose the missing paragraph Student-chosen texts (See “MISSING PARAGRAPH”.) are all scrambled below. Number them (1-5) in the correct order. Care for coherence and cohesion.

( ) Teachers who use this strategy find that it can lead to a classroom that is engaged with literature.

( ) Students are given a choice of literature from an age- and reading level-appropriate book collection.

( ) Allowing students to choose their own reading materials is a strategy that literacy specialists recommend as a way to develop lifelong readers.

( ) After a period of independent reading, students break into groups and discuss what they’ve read, book club-style, followed by journaling.

( ) When this strategy is successful, students are able to delve deeply into the meaning of the literature, develop critiquing skills, and have a valuable discussion with their classmates about the book that they chose.

The correct sequence downwards is

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1212Q388352 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O comércio de mercadorias de luxo através da fronteira rapidamente produziu uma crescente estratificação interna dentro das tribos germânicas: para comprar bens dos romanos, os líderes tribais vendiam o gado, ou faziam incursões sobre outras tribos, capturando escravos para exportar aos mercados romanos.

(Perry Anderson)

Assinale a alternativa correta a respeito das transformações originárias das relações entre romanos e germanos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q320003 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q472324 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q482910 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Existe uma área, na Ásia, localizada na cordilheira do Himalaia, que vem sendo o pivô de uma disputa entre o Paquistão e a Índia. Em 2001, ataques militares e atentados terroristas fizeram crescer ainda mais a tensão na área. Assinale a alternativa que apresenta essa área.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1216Q10108 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

O contexto de crise econômica e social no mundo moderno revelou uma dinâmica fundamental através dos problemas de degradação ambiental. Uma espécie de sensibilidade ecológica, na qual a ecologia é uma das principais expressões, passa a incorporar cada vez mais a ideia de que o problema está mais nas relações desiguais entre os homens do que propriamente nas relações entre sociedade e natureza.O estado do Acre emerge como território protagonista desta visão, através de territorialidades que proporcionaram a criação da primeira unidade de conservação denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q536978 | Engenharia Civil, Topografia, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

No levantamento topográfico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1218Q319644 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:

ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.

 Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.

Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.

O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q388034 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A agroindústria açucareira atraiu a atenção de investidores holandeses, que chegaram a ocupar, por algum tempo, a região de Pernambuco.
  1. ✂️
  2. ✂️

1220Q374752 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.

( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.