Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q328982 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q320025 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q386075 | Biologia, Biologia Celular, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os plastos ou plastídeos são organelas específicas das células vegetais e de determinados protistas. São exemplos de plastos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1224Q375371 | Português, Professor, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Utilizou-se a norma culta para a colocação pronominal em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q388106 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A indústria automobilística foi introduzida no Brasil pelo regime militar nascido do golpe de 1964.
  1. ✂️
  2. ✂️

1226Q351515 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Qual foi a maior expressão do barroco no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1227Q834101 | Português, Morfologia, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Leia o texto a seguir.

Você ainda vai comer insetos

    Há pouco tempo, uma amiga que mora em Nova York me falou que tinha comprado farinha de grilo para fazer cookies. A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. Ele se referia precisamente à farinha – cada vez mais popular – feita dos abundantes insetos, sobre os quais pouca gente no Brasil pensa como comida.

    O fato é que insetos estão se tornando, lentamente, a nova onda gastronômica no ocidente. Prova disso é que varias startups (empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores) estão surgindo nesse mercado da entomofagia. Dentre seus produtos estão grilos, larvas e barras de proteína feitas de insetos comestíveis.

    Basta um passeio rápido pela internet (e pelos principais supermercados de produtos orgânicos nos EUA) para ver a chegada desses produtos. Os rótulos são bem claros: nenhum deles contém glúten, aditivos, corantes ou alimentos geneticamente modificados. Além disso, a cada 10 gramas, 6 em média são de pura proteína.

    Hoje, são dois bilhões de pessoas no mundo que comem insetos todos os dias como parte de sua alimentação básica, conforme relatório das Nações Unidas. Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho. Restaurantes que estão no topo da lista dos melhores do mundo têm pratos com insetos em seu cardápio. 

    A ONU publicou até o ranking dos insetos-comida mais populares. Em primeiro lugar vêm os besouros, seguidos das lagartas, abelhas, vespas e formigas. Gafanho tos e grilos vêm a seguir. As posições seguintes são ocupadas pelas cigarras, os cupins e as libélulas.

    Do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança alimentar, insetos fazem todo sentido como comida. Do ponto de vista nutricional, são ricos em proteínas, ácidos graxos, açúcares e têm altas concentrações de vitaminas. Além disso, são baratos.

    É claro que o aspecto cultural no ocidente torna o consumo de insetos praticamente um tabu entre nós. Mas as barras de proteínas e a farinha de grilo adicionada a outros produtos funcionarão como a porta de entrada para a entomofagia ocidental.

(Ronaldo Lemos. Folha de S. Paulo. Mercado, 03.09.2018. Adaptado.)

Na frase do primeiro parágrafo – A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. -, a conjunção mas expressa sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1228Q485471 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“As to face-to-face interaction, we can say iGeners ______________________ Millennials”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1229Q326765 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Em uma aula do 4º ano, após discutir a importância da reciclagem para o meio ambiente, a professora solicitou que os alunos trouxessem as embalagens utilizadas em casa nos últimos 5 dias (latas de leite e de molhos, caixas de sapatos, de creme dental, entre outras). Com isso, além de explorar os aspectos citados, ela também pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q336284 | Matemática, Professor, SESI SP, FCC

Os sumérios, segundo Georges Ifrah, em seu livro Os números, por volta de 3 300 a. C. usavam os seguintes símbolos para números:

 - um pequeno cone para representar a unidade

 - a bolinha marcando a dezena

 - um grande cone das sessenta unidades

 - um grande cone perfurado vale 600 unidades

 - uma esfera equivale a 3600 unidades

 - uma esfera perfurada representa 36 000 unidades

Por volta do ano de 2 650 a.C. foi proposto, na escola de formação de escribas e contadores, o seguinte problema:""Um granel de cevada foi repartido entre diversos homens e cada qual recebeu 7 sìlas de cevada. Quantos eram os homens?""O granel equivale a 1 152 000 sìlas.

Para resolver o problema é necessário efetuar uma divisão, que os sumários faziam pelo sistema de trocas porque o cálculo escrito ainda não era utilizado.

Como os sumérios representariam o número de homens, resultado correto para o problema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q335601 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE SP, VUNESP

Um artesão produz colares formados por 60 pedras divididas entre ametistas, a um custo de R$ 0,50 a pedra, e jades, a R$ 1,00 a pedra. Para baratear o preço de cada colar, o artesão aumentou a quantidade de ametistas em 4 pedras e diminuiu a de jades em 4 pedras, obtendo o preço de R$ 40,00 o colar. Qual o preço original de cada colar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1232Q384777 | Biologia, Microbiologia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Estima-se que atualmente existem entre 5 e 50 milhões de tipos de animais, plantas e microorganismos no planeta Terra. Essa estimativa é discrepante, pois apenas pouco menos de 2 milhões foram registradas formalmente como espécie. Considerando a taxonomia dos seres vivos, assinale a opção que preenche correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Para classificar um ser vivo são necessárias três etapas fundamentais: 1) ________ , que consiste em reconhecer um táxon como igual ou semelhante a outro, normalmente utilizando ilustrações, fotografias e/ou descrições; 2) ________ , que consiste em empregar corretamente os nomes dos táxons obedecendo a um conjunto de regras e recomendações; e 3) ________ , que consiste em ordenar os táxons dentro de um sistema de classificação enquadrando-a num determinado gênero, que faz parte de uma família, que pertence a uma determinada classe e assim por diante”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1233Q320790 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q325416 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Segundo o documento do MEC/SEESP (2007), experiências socioculturais, familiares e escolares mostram-se importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com Síndrome de Down ou com outros quadros etiológicos. Dentre as experiências escolares e familiares é possível considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q326206 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para Carlos Sánchez, democratização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1236Q328298 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q483988 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

É correto falar do espaço geográfico como um meio técnico-científico-informacional quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1238Q387792 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

"Há um fio que percorre continuamente todas as culturas que conhecemos e que é feito de dois cordões. Esse fio é o da ciência e da arte."

Assinale a afirmativa que melhor traduz o enunciado acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1239Q38614 | Pedagogia, Professor, IFSP

Saviani, em seu trabalho “Educação: do senso comum à consciência filosófica" apresenta o conceito de filosofia da educação. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q389078 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a inserção do Brasil na história mundial se deu a partir do processo de expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e que a sua colonização se fez subordinada aos interesses da política econômica mercantilista conduzida por um Estado absolutista, julgue os itens seguintes.

Tal como ocorreu em todo o cenário latino-americano, o Brasil foi uma colônia cujo sentido fundamental era o de abastecer o comércio europeu de gêneros alimentícios ou riquezas minerais de grande importância econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.