Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q10146 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A alfarroba é uma vagem da qual se extrai uma polpa que, depois de torrada e moída, pode ser usada como substituto do cacau. Com sabor de chocolate, os produtos feitos com alfarroba possuem o benefício de serem isentos de lactose, glúten e açúcar, embora, em termos calóricos, não apresentem muita diferença do cacau. A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) também é designada pelo nome popular de figueira-do-egito.

Internet: < www.senado.gov.br/ > (com adaptações).

Com base nas informações apresentadas no texto e nos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Não há centríolos nas células das folhas da alfarrobeira e, por isso, durante a mitose, essas células não passam pelo processo de citocinese.
  1. ✂️
  2. ✂️

1383Q10150 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos.
Nas células vegetais, a oxidação de carboidratos para a liberação de energia ocorre nos cloroplastos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1384Q10151 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos.
Na fotossíntese, a quebra das moléculas de CO2 permite a liberação de átomos de oxigênio que, por meio de ligações covalentes, formam O2.
  1. ✂️
  2. ✂️

1385Q321464 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q10172 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
A fragmentação de uma área preservada de dez hectares em duas áreas de cinco hectares, igualmente preservadas, pode acarretar perda de biodiversidade nessa região.
  1. ✂️
  2. ✂️

1387Q331269 | Matemática, Funções, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A seguinte atividade foi proposta para os alunos de uma turma. Comparar a área e o perímetro de todos os retângulos que têm um de seus lados medindo 4 cm. Um aluno propôs a seguinte solução: a) chamou de A(x) e P(x), respectivamente, a área e o perímetro do retângulo de lados 4 cm e x cm; b) encontrou expressões para as funções A(x) e P(x); c) traçou os gráficos dessas funções, em um mesmo sistema de coordenadas cartesianas. Com relação a essas funções, julgue os itens a seguir.

Para algum retângulo em que um dos lados mede 4 cm temse que o valor da área é superior ao dobro do valor do perímetro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1388Q352312 | Artes, Práticas Pedagógicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma das metodologias de ensino que se pode desenvolver na aula de dança é a proposta triangular que preconiza: o fazer, o apreciar e o contextualizar. Esse procedimento auxiliará a desenvolver algumas competências e o processo de avaliação do professor. Segundo os PCN, um dos critérios que o professor deve verificar é a capacidade do seu aluno de observar, compreender e avaliar as diversas danças como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q321852 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alunos com distúrbios neuromotores como a paralisia cerebral muitas vezes apresentam problemas de visão, como desequilíbrio muscular ocular ou estrabismo; erros de refração (miopia ou hipermetropia); ambliopia; nistagmo, entre outros. Do ponto de vista pedagógico, que medida o professor pode tomar para contemplar as necessidades especiais do aluno com problemas visuais associados ao quadro neuromotor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q592958 | Química, Química Cinética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Em relação à teoria cinético-molecular dos gases, analise as afirmações abaixo e assinale a que for FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1391Q326769 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q385929 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Nos mamíferos, os rins são responsáveis por vários metabólicos, além de controlarem o volume de líquido circulante aumentando ou diminuindo a quantidade de água na urina. O hormônio responsável pelo controle de água na urina é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q320514 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1394Q483105 | Geografia, Economia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Uma das palavras mais usadas para compreender as mudanças no mundo contemporâneo é flexibilidade. Entende-se seu verdadeiro significado nas relações de trabalho quando há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1395Q472895 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.

No Estado Novo, o ensino de educação moral e cívica e de educação física, em caráter complementar, tinha por objetivos o desenvolvimento do espírito cívico, a saúde e a aptidão para o esforço físico continuado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1396Q387398 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O hormônio produzido na adenoipófise, que não age em uma glândula endócrina e que tem a função de estimular a produção de leite nas glândulas mamárias durante a gravidez e a amamentação, é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q388739 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A economia brasileira, desde o final da década de 1970, apresenta índices de inflação alta, redução do crescimento econômico e dificuldades com endividamento externo e interno, que caracterizam os anos 80 como a chamada "década perdida". Assinale a opção que expressa corretamente uma característica do períod

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1399Q794791 | Filosofia, Professor, SEE SP, VUNESP

"O homem está condenado a ser livre."

(Jean-Paul Sartre)

Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q38585 | Pedagogia, Professor, IFSP

Saviani, em seu livro “Educação: do senso comum à consciência filosófica”, traz um reflexão sobre a função do curso de Pedagogia e sua função na formação do educador. Assim, de acordo com o referido autor, podemos observar que o curso de Pedagogia tem as seguintes finalidades:

I. Desenvolver nos alunos uma aguda consciência da realidade em que vão atuar.
II. Proporcionar-lhes uma adequada fundamentação teórica que lhes permita uma ação coerente.
III. Desenvolver nos alunos uma profunda capacidade interpessoal, que lhes permita ter uma ação fundamentada na empatia para com seus alunos.
IV. Proporcionar-lhes uma satisfatória instrumentalização técnica que lhes possibilite uma ação eficaz.
V. Desenvolver nos alunos o gosto pela literatura e pela construção de textos significativos, pois leitores eficazes formarão leitores eficazes.

Estão corretas somente as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.