Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q474763 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

Con la comparación entre las palabras "estacionamiento" y "aparcamiento" el autor pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1402Q794597 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt = Mundo da Prática, Mundoda Vida), permanece como aquilo que é, em sua estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada”.

Considerando o enunciado acima, atente às seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O universo da instrumentalidade mental e física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade.

( ) O método científico está inerentemente limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida.

( ) Compreende-se a posição social do indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de produção.

( ) A natureza controlada pelo aparato técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1403Q28904 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Ao preparar as suas aulas, a professora Luiza reserva diariamente um tempo para uma roda de conversa com seus alunos, momento em que cada um pode falar e ouvir o outro.

Sobre a ação da professora Luiza, é CORRETO afirmar que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1404Q334334 | Matemática, Trigonometria, Professor, SEDUC PA, FADESP

Uma professora de matemática, para mostrar aos alunos um dos usos da tangente de um ângulo, calcula a largura de um rio de margens paralelas, à beira do qual eles se encontram, fazendo uso de dois esquadros: E1 com ângulos de 30º, 60º e 90º e E2 retângulo isósceles. Ela fixa um ponto na margem oposta, em posição perpendicular à deles, e, deslocando-se ao longo da margem, caminha certa distância e mira novamente o ponto fixado na outra margem, utilizando um ângulo de um dos esquadros, de modo que um dos catetos esteja paralelo à margem em que está. O esquadro e o ângulo utilizados, para que o seu deslocamento seja o menor possível, devem ser, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1405Q473856 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, referentes ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras. Na escolha do método — se global ou parcial —, o professor deve priorizar a opinião dos alunos, a fim de respeitar os interesses deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

1406Q388874 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1407Q326473 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEDUC PA, FADESP

O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1408Q814923 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, atribuindo responsabilidades ao estado, à família e à Escola.

Dentre as alternativas a seguir, indique a que não está respaldada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q795007 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para Platão, o trabalho de conhecer não é tarefa apenas intelectual. É também obra de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1410Q10143 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Espécies que compartilham o mesmo gênero necessariamente compartilham a mesma ordem e a mesma classe.
  1. ✂️
  2. ✂️

1411Q388512 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

" Expedições reunindo às vezes milhares de índios lançaram-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. Não é difícil entender que os índios já cativos participassem dessas expedições, pois a guerra � ao contrário da agricultura " era uma atividade própria do homem das sociedades indígenas. O número de mamelucos e índios sempre superou o dos brancos.

Por exemplo, a grande bandeira de Manuel Preto e Raposo Tavares, que atacou a região de Guairá em 1629, era composta por 69 brancos, 900 mamelucos e 2 mil indígenas.� (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1991, p. 51)

Esse texto faz referência a um dos mais importantes movimentos de expansão territorial da época colonial - as bandeiras. Nele, o autor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1412Q10186 | Informática, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue o item subsecutivo.
No Windows, um meio de organização dos arquivos é salvá-los em subpastas criadas por categorias, como, por exemplo, as subpastas Aprovados e Reprovados na pasta Turma A.
  1. ✂️
  2. ✂️

1414Q389176 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

No Brasil, a Revolução de 1930 ocorreu quando já se sentiam os efeitos da crise mundial sobre o principal produto brasileiro de exportação, o café.
  1. ✂️
  2. ✂️

1415Q321092 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1416Q483913 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na discussão sobre a renovação do caráter defasado do currículo no ensino de geografia, é preciso considerar uma proposta de reformulação que privilegie a unidade teórico-prático e a perspectiva interdisciplinar na formação do estudante. Tal mudança estaria em consonância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1417Q388205 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A partir da década de 60 do século XIX, a atuação do Estado brasileiro conferiu às ações cotidianas dos cativos um caráter cada vez mais político, no sentido de reconhecer legalmente alguns direitos, como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1418Q480919 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo.

I. Os países mais afetados por movimentos migratórios são os mais pobres do mundo, pois as migrações se originaram das péssimas condições de vida que esses países apresentam.

II. Nos países desenvolvidos, a falta de mão-de-obra não qualificada levou muitos governos a estimular as migrações até a década de 1970.

III. No Brasil, de 1850 a 1930, houve uma significativa entrada de imigrantes livres no país, para trabalharem nas lavouras cafeeiras e nos centros urbano-industriais da região Sudeste no processo de povoamento da região Sul.

IV. A imigração no Brasil começou a perder importância a partir de 1934, com a criação das leis de imigração, que restringiram a entrada de estrangeiro.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1419Q473032 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A competição, um grande papel atribuído ao esporte, estimula a união dos participantes desenvolvendo a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1420Q388552 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Pela primeira vez na história, o mundo encontrava-se inteiramente partilhado, direta ou indiretamente, submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos da América. Em 1905, estavam conquistados 90% da África, 56% da Ásia, 100% da Austrália, 27% da América e 90% da Polinésia. Essa situação terminaria por provocar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.