Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q473310 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus estados de espírito, de emoções de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas das emoções, acompanhada ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares. Ao longo do tempo, os seres humanos utilizam a dança como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q474593 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

Indique la alternativa en la cual el "que" no debe llevar tilde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1423Q485872 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

iGen teens _______________________

I. have a digital bond to the Internet.

II. have been exposed to an unprecedented amount of technology in their upbringing.

III. belong to the first generation to have always had Internet technology readily available.

According to the text, the sentence above can be correctly completed with the elements in

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1424Q333313 | Matemática, Geometria, Professor, SEE SP, VUNESP

Uma esfera de raio 3/2 está inscrita em um cone circular reto cuja base tem raio 3. A área da superfície lateral do cone é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1425Q832067 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

São elementos do Planejamento Pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1426Q388971 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.

O Renascimento Cultural, de inspiração laica e profana, ignorou os contornos e os conteúdos elaborados pela inteligência e cultura eclesiástica durante todos os séculos do período medieval.

  1. ✂️
  2. ✂️

1427Q795012 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto: “Os padrões teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores; eis porque são aceitos sem resistência. De fato, o que explica é o círculo de manipulação e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema torna-se cada vez mais coesa. O que não se diz é que o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercessem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação. Ela é o caráter compulsivo da sociedade alienada em si mesma”. Compreendendo a arte e os objetos culturais produzidos e veiculados, como mercadorias, a partir da citação de Adorno e Horkheimer, assinale a opção que corresponde a uma estratégia que contradiz a lógica da indústria cultural sob o capitalismo afluente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1428Q471957 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Se uma criança é levada a realizar movimentos conhecidos sem necessidade, é porque os está realizando por prazer ou para melhorar o movimento aprendido e não mais o esquecer. Segundo Piaget, esse procedimento é um jogo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1429Q473536 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q795083 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente. Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.

( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades.

( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação.

( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato.

( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1431Q323040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

O uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1432Q339239 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SEE SP, VUNESP

Uma urna contém 3 bolas pretas e 2 brancas. Duas bolas são retiradas da urna, sem reposição. A probabilidade de a segunda bola ser branca é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1433Q351808 | Artes, História da Arte, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia as afirmativas abaixo e julgue quais são corretas:

I- A arte constitui-se de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos, ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

II- Os objetos culturalmente produzidos, despertam em todos nós diversas emoções e sentimentos agradáveis aos nossos sentidos e ao nosso entendimento. III- As obras de arte são concretizadas pelos artistas que as produziram, mas só vão se completar com a participação das outras pessoas (o público) com as quais se relacionam.

IV- No convívio da educação formal, nos educamos, esteticamente, por meio das obras de arte.

Estão corretas somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q384371 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

1435Q379009 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Observe as simbioses apresentadas abaixo:

I - Rato e pulgas

II - Carrapatos e piolhos

III - Gavião e rato As relações interespecí ficas entre os seres vivos são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q794762 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O direito de resistência foi defendido com ênfase pelo filósofo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1437Q321443 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q485859 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Dr. Twenge’s team
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1439Q38647 | Português, Professor, IFSP

ESCOLA ATENDE MORADORES DE RUA E ALIMENTA SONHOS DE MUDANÇA PELA EDUCAÇÃO
(Texto adaptado. Disponível em http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/04/08/esc... -rua-e-alimenta-sonhos-de-mudancas-pela-educacao.htm Acesso em 23 mai. 2015)

   O sonho dos estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque, localizada no Parque da Cidade, no Distrito Federal, é o mesmo: sair das ruas. O colégio, que existe há mais de 20 anos, atende cem alunos que não têm onde morar. Além do aprendizado, jovens e adultos encontram no local carinho, paciência e motivação. A grade curricular é a mesma de outras instituições de ensino. A diferença, segundo a diretora Amelinha Araripe, é que o ritmo de aprendizado de cada um é respeitado.
Entre os alunos que já passaram pela escola está Meire Romão, 56. “Meu grande desejo é ser veterinária", conta. Ela já concluiu o ensino fundamental na Meninos e Meninas, mas vai diariamente até o local para ajudar na limpeza. Segundo Meire, apenas a educação pode mudar a vida de uma pessoa.
“O dia mais feliz da minha vida foi quando vesti uma beca e segurei o diploma. Eu não tinha planos para o futuro, mas, hoje já estou entregando currículos. Quero juntar meu dinheiro, sair da rua e fazer um curso". Atualmente, Meire dorme todos os dias em frente ao Hospital Regional de Brasília.
O colégio, que é público, tem aulas de informática e oficinas de artes, ciência e corpo humano. Na escola, os alunos também tomam banho, lancham e almoçam. Uniformes e kits higiene são disponibilizados. 
“Eles [os alunos] se encontram em uma situação de vulnerabilidade muito grande. Entretanto, todos respeitam muito o colégio e os professores. Sabem que encontraram aqui uma família", diz a diretora.

No texto, está INCORRETA a correspondência entre o elemento coesivo e seu referente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q331263 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCC

Observando os padrões, os elementos da quinta coluna, respeitando a ordem da tabela, devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.