Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q321958 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.

PORQUE

A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1502Q38596 | Pedagogia, Professor, IFSP

Considere as afirmativas a seguir.

I - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento- vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
II - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a reflexão do aluno sobre seus acertos, de fundamental importância para a formação do cidadão.
III - A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar,refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.
IV - A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.

Considerando a definição de Avaliação da Aprendizagem definida pela Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q373504 | Português, Verbo, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Observe as manchetes abaixo: I- Superávit tem pior outubro em nove anos. II- Só 30% de blocos são arrematados. III- Boicote derruba imunidade de senador. Sobre essas manchetes, pode-se afi rmar que elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q327479 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1505Q325699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1506Q322124 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q640087 | Informática, Gerência de memória, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Um pente de memória defeituoso pode causar diferentes falhas na utilização de um computador. É recomendado que se faça um diagnóstico das memórias principais (RAM) em caso de falhas intermitentes ou de não inicialização do sistema operacional.

Para esse fim, são adequados os programas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1508Q321395 | Pedagogia, Professor, ABDI, FEPESE

Assinale a alternativa que melhor traduz avaliação ao longo da história da prática pedagógica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q473465 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Se existe uma área que pouco avançou na Educação, esta diz respeito à liberdade de atuação corporal dos alunos. A partir desta reflexão de Freire (2003), assinale a afirmativa correta, quanto a uma proposta para uma educação de corpo inteiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q10135 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Archaea e bactérias não possuem carioteca e organelas membranosas, portanto são classificadas como seres procariontes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1511Q326815 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q10165 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
No futuro será possível o tratamento de doenças genéticas por transgenia, que consiste na inserção de genes saudáveis de uma pessoa no genoma de outra pessoa que apresente genes anômalos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1513Q38645 | Português, Professor, IFSP

    Afinal, são inúteis essas tentativas de análise e de interpretação de nós mesmos. (...)
(...) O fato é que se frustra todo o esforço que despendemos para nos impor certa disciplina, certa unidade, certa coerência. À sorrelfa, algum diabo malicioso inutiliza o nosso trabalho, e amanhã seremos o que não queremos, e hoje somos o que ontem fôramos e não quiséramos ser mais.

                      (ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. 10. ed. Rio de Janeiro: J.Olympio, 1979. p. 76.)

Leia atentamente as informações a seguir sobre concordância.

I – Se a palavra “tentativas", no primeiro período, fosse substituída por “desejo", apenas um verbo, um adjetivo e um pronome seriam modificados para que houvesse concordância.
II – No segundo período, se a palavra “esforço" fosse substituída por “energias", apenas um pronome e um artigo sofreriam mudanças para que houvesse concordância.
III – Se a palavra “nosso", no terceiro período, fosse substituída por “meu", apenas quatro verbos teriam sua flexão modificada para que houvesse concordância.

Qual(is) está(ão) correta(s)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q795189 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Hegel concebe a arte como a relação entre a idéia e a forma sensível, e reconhece as três fases da arte: simbólica quando essa relação ainda não atingiu o equilíbrio definitivo do ideal artístico, clássica quando conquista a unidade concreta e viva desses dois elementos e romântica quando a relação dialética desses dois elementos atinge o limite em que o infinito da idéia realiza-se, mas dissolve-se a cada instante. O autor deduz as modalidades de arte, de acordo com os três períodos acima mencionados, da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1515Q389693 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A agricultura transformou a existência humana e foi decisiva para a sedentarização das sociedades, com o surgimento de cidades e da civilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1516Q385185 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A doença de Tay-Sachs é uma enfermidade neurodegenerativa causada pela disfunção na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular de um lipídio abundante nas membranas das células nervosas, o gangliosídio. A criança começa a apresentar os primeiros sintomas com alguns meses de idade e quase sempre morre antes dos cinco anos. Os sintomas são retardo mental, incapacidade psicomotora e, em muitos casos, aparece uma mancha vermelha no olho, seguida de cegueira, surdez, incapacidade de engolir, atrofia dos músculos e paralisia.

As organelas relacionadas com a doença Tay-Sachs são os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q319159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

As instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q389052 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Inexiste relação, mesmo indireta, entre o desenvolvimento do capitalismo, a partir da Revolução Industrial, e a independência do Brasil, pois a economia brasileira era centrada na agricultura.
  1. ✂️
  2. ✂️

1519Q328125 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q388833 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

Na Grécia antiga, a democracia compreendia o conjunto da população, a todos igualando quanto a direitos políticos e sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.