Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q388833 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

Na Grécia antiga, a democracia compreendia o conjunto da população, a todos igualando quanto a direitos políticos e sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1522Q328425 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q221945 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 3

O FUTURO DA EDUCAÇÃO PERANTE A NOVA TECNOLOGIA

Dias de Figueiredo (org.)

"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?" Sem dúvida! E serão ferramentas com importância crescente. Mas importa esclarecer aqui um aspecto em que a minha visão diverge da habitual. A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas). Esta minha opinião baseia se em três razões principais. Primeiro, as escolas não têm condições financeiras para manterem um grande parque de equipamento que se torna obsoleto todos os dois ou três anos, nem para adquirirem um número significativo de licenças de títulos didácticos, sempre em renovação. Segundo, o ritmo de evolução das tecnologias torna incomportável em termos financeiros, e insustentável em termos profissionais, uma formação e reciclagem permanente dos professores "para as tecnologias". Terceiro, as empresas produtoras de suportes e serviços didácticos só conseguem encontrar viabilidade económica para uma prestação de qualidade se se dirigirem ao mercado alargado do grande consumo. Já actualmente, o mercado doméstico de equipamentos e produtos de software é incomparavelmente mais visível do que o mercado das escolas. Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado.

"Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justifi cação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado".
O comentário adequado sobre componentes desse segmento do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q389138 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em março de 1942, o Brasil assinou em Washington uma série de acordos sobre matérias-primas estratégicas para a guerra, entre as quais a borracha. Esses acordos serviram para incrementar o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1525Q385052 | Biologia, Anatomia, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Os vertebrados terrestres apresentam uma coluna vertebral herdada, sem modificações, dos peixes com nadadeiras lobadas. Quando uma característica, como a coluna vertebral, é herdada de um ancestral e compartilhada, como pelos vertebrados terrestres, ela é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1526Q324672 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1527Q352323 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1528Q484679 | Geografia, Economia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre as formas de consumo e a economia dos serviços no Brasil, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:.

( ) Os serviços vinculados às funções de decisão, financeirização, inovação tecnológica da produção e atendimento pós-venda abandonam as metrópoles e se aglomeram cada vez mais em cidades médias e pequenas.

( ) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no Brasil, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.

( ) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

( ) A rápida expansão dos segmentos de franquia e marketing demonstra como o signo e o monopólio estabelecido através de marcas tendem a ser cada vez mais lucrativo no Brasil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1529Q794980 | Filosofia, Professor, SEEC PB, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta uma frase célebre tradicionalmente associada à figura de Sócrates.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1530Q540005 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

São propriedades básicas do concreto endurecido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1531Q223082 | Português, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 3

O FUTURO DA EDUCAÇÃO PERANTE A NOVA TECNOLOGIA

Dias de Figueiredo (org.)

"Será que as novas tecnologias vão ser uma ferramenta, a par de outras, para ensinar e aprender?" Sem dúvida! E serão ferramentas com importância crescente. Mas importa esclarecer aqui um aspecto em que a minha visão diverge da habitual. A opinião comum é que essas ferramentas serão usadas principalmente nas escolas. A minha visão é que serão usadas majoritariamente em casa e em centros de recursos publicamente disponíveis (centros estes que evoluirão a partir das bibliotecas públicas). Esta minha opinião baseia se em três razões principais. Primeiro, as escolas não têm condições financeiras para manterem um grande parque de equipamento que se torna obsoleto todos os dois ou três anos, nem para adquirirem um número significativo de licenças de títulos didácticos, sempre em renovação. Segundo, o ritmo de evolução das tecnologias torna incomportável em termos financeiros, e insustentável em termos profissionais, uma formação e reciclagem permanente dos professores "para as tecnologias". Terceiro, as empresas produtoras de suportes e serviços didácticos só conseguem encontrar viabilidade económica para uma prestação de qualidade se se dirigirem ao mercado alargado do grande consumo. Já actualmente, o mercado doméstico de equipamentos e produtos de software é incomparavelmente mais visível do que o mercado das escolas. Não quero dizer com isto que as escolas não explorarão as novas tecnologias. Nada disso! O que pretendo dizer é que o farão de forma muito mais moderada do que seria de esperar, em torno de centros de recursos - esses sim, bem equipados, com um conjunto variado de títulos didácticos, e com uma indispensável ligação às redes electrónicas. Em contrapartida, duvido em absoluto da viabilidade (e justificação) dos cenários, ainda muito defendidos, de escolas com um terminal para cada aluno e com redes internas por todo o lado.

Os principais argumentos do entrevistado no texto 3 se apoiam em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1532Q389740 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

Havia laços comerciais entre Portugal e Holanda de grande valia para estruturação da produção do açúcar no Brasil. Essa atuação da Holanda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1533Q482434 | Geografia, Meio Rural, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.

( ) A constituição de um meio técnico-científico-informacional é característico não apenas da vida urbana mas também do mundo rural. Isso acontece nos países ricos avançados.

( ) A agricultura científica globalizada e exigente de ciência, técnica e informação leva ao aumento exponencial das quantidades produzidas em relação às superfícies plantadas.

( ) Na agricultura moderna, há uma grande demanda de bens científicos, como os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), sementes, fertilizantes, inseticidas, corretivos e também, assistência técnica e creditícia.

( ) Na agricultura científica globalizada, os produtos não são escolhidos, segundo uma base mercantil, e sim obedecendo aos mandamentos científicos e técnicos que implica uma racionalização das práticas agrícolas.

( ) Na agricultura moderna, a demanda externa de racionalidade (preços internacionais, taxas de câmbio) rege os processos de plantação, colheita, armazenamento, empacotamento, transporte e comercialização.

A ordem correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1534Q10174 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
A poluição constitui ameaça à biodiversidade por comprometer a capacidade de sobrevivência ou de reprodução de determinada espécie em seu hábitat. O aumento, com causas antrópicas, da temperatura da água de um rio é, portanto, um exemplo de poluição.
  1. ✂️
  2. ✂️

1535Q474607 | Espanhol, Gramática Espanhol, Professor, SEDUC PA, FADESP

Marque la oración que presenta incorrección respecto del uso de preposiciones.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1536Q484591 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“Os processos espaciais são as forças através das quais o movimento de transformação da estrutura social, o processo, se efetiva espacialmente, refazendo a espacialidade da sociedade. (...) trata-se de uma expressão empregada por geógrafos para tentar dar conta do que ocorre no espaço ao longo do tempo”.

Fonte: CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 1999. pp. 36 e 37.

Considerando os processos espaciais na cidade, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1537Q472075 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A Educação Física "competitivista", conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado "método":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1538Q483615 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente ao seguinte excerto: “A política ambiental praticada em um país indica o modo como os recursos naturais são utilizados e adequados para o desenvolvimento de atividades econômicas que geram impactos potencialmente degradantes”.

Ferreira, M. B. M. e Salles, A. O. T. Política ambiental brasileira: análise histórico-institucionalista das principais abordagens estratégicas. Revista de Economia, v. 43, n. 2 (ano 40), 2016. Universidade Federal do Espírito Santo.

Considerando a política ambiental brasileira e seus aspectos, analise as seguintes afirmações.

I. Os primeiros planos de uso do solo no Brasil foram concebidos em meados dos anos 1970 e procuravam ordenar formas de ocupação do espaço eminentemente urbano.

II. A partir da criação do Sistema Nacional de Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente, foi possível criar a Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA, que estabelece as diretrizes para as práticas que caracterizaram a relação entre a produção e o meio ambiente no Brasil.

 III. No Brasil percebe-se que há uma dissociação entre as políticas ambientais e os mecanismos de planejamento de longo prazo, fato que poderia explicar a importância atribuída ao licenciamento ambiental como instrumento regulador das relações de apropriação dos recursos naturais para a produção.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1539Q482337 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, SEE SP, VUNESP

A divisão da estrutura da Terra em camadas foi baseada, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1540Q388899 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Resultado de um golpe de Estado, o regime republicano instituído no Brasil em 1889 foi a antítese do próprio conceito de República. No que concerne à Primeira República (1889-1930) e à Era Vargas (1930-1945), julgue os itens que se seguem.

Da proclamação da República à Revolução de 1930, os militares abstiveram-se de participar, ainda que indireta e secundariamente, da política brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.