Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q319976 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, IFB, IFB Instituto Federal Brasilia, 2017

Leia atentamente o texto a seguir e responda a qual corrente metodológica o mesmo se refere:

?[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita? (PCNEN, 2002, p. 91-92).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1662Q485098 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a aprendizagem escolar dos conceitoschave da geografia, deve-se sempre considerar que é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1663Q472070 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as várias concepções de ensino da educação física, observe as afirmativas abaixo. I. Aceitação de diferentes soluções para as tarefas de movimento.

II. As atividades de movimento serão abordadas como situações de descoberta, com o espaço aberto para realizações e fantasias próprias.

III. Possibilidade da construção de um mundo de significados motores. Assinale a alternativa que se refere à orientação pela problematização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1664Q485639 | Inglês, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

A característica transcultural da língua inglesa refere-se ao fato de que essa língua

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1665Q482314 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em diversas áreas do Nordeste brasileiro são encontrados solos profundos, ricos em quartzo, excessivamente drenados, com fertilidade aparente baixíssima e baixa capacidade de retenção de umidade. Esses solos podem ser aproveitados para o cultivo de caju e coco. Quais são esses solos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q324874 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q473876 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

lúdico e esportivo, porque, embora vise bastante ao divertimento, também é muito competitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1668Q482880 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Entendendo o clima como um recurso natural, pode-se observar vários de seus benefícios ao homem tanto na formação, quanto na conservação de outros recursos. Tais benefícios não incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1669Q471873 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

O teste de dobra cutânea é utilizado para medir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q388946 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Após a independência do Brasil, o café consolidou a supremacia econômica e política do Centro-Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

1671Q383403 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem. Um neurônio em intérfase, antes da duplicação dos cromossomos, possui duas versões do gene da insulina, que podem ser iguais ou diferentes entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️

1672Q473054 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Por ontogênese motora, compreendemos o desenvolvimento individual de habilidades de condicionamento e da coordenação, e de formas de prontidões de movimento do ser humano. Assinale a alternativa que contenha as formas básicas de movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q794862 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A arte não se situa sob a lei da estratégia revolucionária. No entanto a revolução que existe por amor à vida, necessita da reconstrução do estético sob o princípio do aumento do potencial humano de felicidade. Considerando essa proposição, atente para o seguinte trecho da análise que Adorno fez de um poema de Goethe, quanto à reconstrução do estético: “As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor”.

Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.

( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor.

( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético.

( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor.

( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1674Q385519 | Biologia, Biologia molecular, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Em relação ao transporte de membrana celular, são feitas as seguintes afirmações:

I. Na difusão simples, pequenas moléculas passam através da bicamada fosfolipídica da membrana.

II. O transporte ativo secundário requer a participação direta da molécula de ATP.

III. As proteínas carreadoras permitem difusão tanto para dentro quanto para fora da célula.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1675Q332293 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

O quociente e o resto de 1 634 : 15 são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q472858 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A energia da luz solar é utilizada pelas plantas para a elaboração de moléculas alimentares a partir de dióxido de carbono e de água com produção de oxigênio. Por sua vez, tanto as plantas quanto os animais, incluindo os seres humanos, utilizam oxigênio para desintegrar os alimentos para a energia de que necessitam para viver. Assinale a alternativa que identifique esse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1677Q388652 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a acontecimentos históricos do Amazonas.

O crescimento econômico da zona franca de Manaus na década de 90 do século XX permitiu ao governo estadual implantar projetos emigratórios para o interior do estado, o que dinamizou a redistribuição populacional e ativou o setor agropastoril da região.

  1. ✂️
  2. ✂️

1678Q794691 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para o seguinte excerto: “O socialismo nunca teria vindo à luz, se se tivesse querido somente entusiasmar os trabalhadores por uma ordem melhor das coisas. O que fez a força e a autoridade do movimento foi que Marx soube interessar os trabalhadores por uma ordem na qual eles ficariam numa situação melhor, e lhes mostrar que essa ordem era a justa. Acontece exatamente o mesmo com a arte. Em nenhuma época, por mais utópica que possa ser, vai-se conseguir ganhar as massas para uma arte superior, mas sempre para uma que lhes é mais próxima.

Benjamin, Gesammelte Werk V-I. Passagen Werk, 1982.

Considerando o significado político dessa afirmação de Benjamin, já que ele se referia à significação política do cinema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1679Q794985 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

Para Nietzsche, a embriaguez é condição necessária e suficiente para a produção artística, por isso a ausência de um estado de embriaguez impede o artista de criar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1680Q834934 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Com base na Lei nº 9.394/96 (LDB), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) É dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, obrigatoriamente na rede regular de ensino. ( ) Cabe aos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, a incumbência de, entre outras, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. ( ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.