Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q388709 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao contexto histórico do surgimento da sociologia, julgue os itens a seguir.

A Revolução Francesa bem como a Revolução Industrial consolidaram o regime capitalista que se desenvolveu na Europa a partir do século XIV.

  1. ✂️
  2. ✂️

1722Q384653 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.
  1. ✂️
  2. ✂️

1723Q388010 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Resultado de um golpe de Estado, o regime republicano instituído no Brasil em 1889 foi a antítese do próprio conceito de República. No que concerne à Primeira República (1889-1930) e à Era Vargas (1930-1945), julgue os itens que se seguem.

A Era Vargas modernizou a economia brasileira e afastou a possibilidade de que um regime ditatorial se estabelecesse no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

1725Q227556 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Vera Candau, quando pensamos a docência, sua formação continuada e sua prática no cotidiano, não podemos deixar de considerar que temos de estar conscientes da necessidade de articular dialeticamente as diferentes dimensões da profi ssão docente. Em conformidade com a autora podemos afirmar que constituem dimensões da profi ssão docente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1726Q322824 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.

Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1727Q388377 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Os jesuítas estiveram presentes no Brasil desde o início da colonização até 1759, quando foram expulsos por ordem do Marquês de Pombal. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Expansão territorial do Brasil sofreu influência dos jesuítas.

II- As missões eram locais onde os jesuítas reuniam certo número de índios para realizar a catequese.

III- Os jesuítas, através da catequese ou do sistema moral, pedagógico e de organização e divisão do trabalho, contribuíram para o despovoamento, degeneração e degradação da população indígena.

IV- Os padres jesuítas tornaram-se os maiores protetores dos índios, impedindo sua escravização pelos colonizadores e por isso eram muito combatidos nas colônias.

V- Os jesuítas possuíam os melhores propósitos humanistas e acreditavam que sua cultura fosse superior a dos índios e, por isso, achavam-se no direito e dever de transformar os indígenas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1728Q482858 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Observe o mapa do ANEXO I:

Sabendo que saldo migratório é a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes, analise as proposições abaixo:

I- Excluindo-se São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com saldos migratórios positivos mais significativos encontram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que reflete as direções das fronteiras agrícolas nacionais.

II- Os estados com os mais elevados saldos migratórios negativos encontram-se na Região Nordeste, o que reflete o longo ciclo histórico de repulsão demográfica regional que acompanhou o declínio relativo da economia nordestina.

III- Os saldos migratórios negativos do Paraná e do Rio Grande do Sul resultam, principalmente, dos fluxos de saída de agricultores desses estados em direção às novas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e da Amazônia.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1729Q472229 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a modalidade de atividade física definida como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, através de uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou determinar o recorde; seu resultado é determinado pela habilidade ou estratégia do participante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1730Q483755 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 112 a 115.

Em 2004, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru ingressaram no MERCOSUL na condição de Estados associados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1731Q320265 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, IFTO, 2017

Na tradição iniciada por Saussure, considera-se a fala (parole) ou desempenho como não acessível, ao estudo sistêmico. Esse posicionamento teórico, por sua vez, é criticado pelos funcionalistas. Com isso, aponte a alternativa que não se aplica ao posicionamento teórico funcionalista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1732Q390410 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
  1. ✂️
  2. ✂️

1733Q794945 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais”.

As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica

I. concentrada na operacionalização das políticas públicas.

II. de purificação da contradição entre aparência e essência.

III. dependente da contraposição sujeito e objeto.

IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.

Estão corretas somente as complementações contidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1734Q481352 | Geografia, População, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Apesar de localizarem-se, as vezes, num mesmo formigueiro, as formigas são classificadas por suas características comportamentais dentro da sociedade que formam, em rainha, operária e soldado. Esses pequenos seres, apesar de anatomicamente diferentes, desempenham funções específicas e compõem uma mesma espécie. Assim, classificam-se como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1735Q481381 | Geografia, Pará PA, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Pará constitui um dos Estados brasileiros de grande extensão territorial, existindo algumas propostas de sua fragmentação política, com a criação, dentre outros, do Estado do Tapajós. Os defensores de tal proposta argumentam que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1736Q342992 | Raciocínio Lógico, Matriz, Professor, SEDUC PA, FADESP

No ensino médio, a Regra de Cramer é um método que relaciona sistemas lineares ao estudo de matrizes e determinantes. Em um sistema linear Ax = b, onde A é de ordem n, compatível e determinado, o número de determinantes que deve ser calculado, ao ser aplicada a Regra de Cramer, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1737Q351963 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Um universo com seres fantásticos: bruxas, vampiros, lobisomens. Uma literatura que traduz a riqueza e herança oral de uma cidade. Tudo o que ouvia traduzia em desenhos e esculturas ou transcrevia – todos com figuras fantásticas, com seres voadores, enfeitiçados. Assim é conhecida a obra de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1738Q472036 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

A saúde esteve historicamente ligada à Educação Física, muito embora tal ligação estivesse voltada ao caráter eminentemente biológico. O conceito de saúde apresenta limitações quando se pretende defini-lo de maneira estanque e conclusiva. Isso porque, quando se fala em saúde, além dos aspectos biológicos, não se pode deixar de considerar seus fatores de influência e determinação, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1739Q351744 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1740Q481048 | Geografia, Território, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Os critérios utilizados nas regionalizações existentes para o território brasileiro não incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.