Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q352018 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O ensino das artes para crianças e adolescentes tem como objetivo principal a formação de futuros profissionais nessa área, sejam eles artistas plásticos, atores ou músicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1762Q486183 | Inglês, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

No ensino de línguas baseado em tarefas (Task based language teaching) faz-se uma diferença entre saber que e saber como. Isso se refere à diferença entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1763Q374825 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que o parágrafo exemplificado e a respectiva identificação da organização retórica está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1764Q389191 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Uma corrente historiográfica defende a tese de que a criação da capitania de Mato Grosso tinha, entre outras, a finalidade de caracterizar a posse portuguesa da região. Desse modo, o que Portugal pretendia com essa decisão era tornar mais consistente e efetivo o princípio que sua diplomacia utilizara na celebração de tratados de limites com a Espanha, o uti possidetis, o qual estabelecia que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1765Q351560 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Sérgio Milliet refere-se a José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de origem paulista, como um artista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1766Q331340 | Matemática, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

– 8 – Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.

A ausência do sentido de progresso histórico por parte de crianças e adolescentes inviabiliza o uso da história da matemática em sala de aula, pois esses alunos normalmente são incapazes de deslocar-se de seu contexto atual e adquirir uma real compreensão do passado histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1767Q323431 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1768Q337256 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Numa escola trabalham 60 professores de Ensino Médio, 45 professores do Ensino Fundamental e 30 auxiliares. Sabe-se que 6 horas de trabalho de um professor do Ensino Médio equivalem a 8 horas de trabalho de um professor do Fundamental, e 6 horas de um professor do fundamental equivalem a 12 horas de trabalho de um auxiliar. Se esta escola gasta, por hora, com todos esses funcionários, R$ 3 360,00, então gasta, por hora, com professores, em reais, a seguinte quantia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1769Q794991 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:

I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais.

II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores.

III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas

IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1770Q379779 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O alelo que confere cor verde às sementes de ervilha dessa experiência de Mendel é de natureza dominante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1771Q388544 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

O século XIX e as três primeiras décadas do século XX foram tempos de realizações e crises: invenções revolucionárias; radicalismo ideológico e genocídios. No que se refere a esse período, julgue os itens que se seguem.

No entreguerras, recrudesceram os movimentos operários de caráter socialista, os Estados Unidos da América consolidaram suas posições no universo atlântico e os alemães adotaram a ideologia nacionalista radical.

  1. ✂️
  2. ✂️

1772Q351458 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

O movimento artístico que utilizou o figurativo em diálogo com a psicologia denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1773Q328195 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Qual a postura a ser adotada pelos professores para que sejam respeitadas as diferenças dos alunos com necessidades educacionais especiais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1774Q338442 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Para calcular corretamente qualquer expressão numérica, é necessário obedecer a seguinte prioridade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1775Q794651 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q336433 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCC

Sabendo-se que densidade é a razão entre a massa e o volume, um professor de matemática pediu que seus alunos calculassem a densidade de uma cola de bastão cilíndrico. Para o cálculo, os alunos obtiveram as seguintes informações e medidas do bastão:

? raio da base do cilindro de cola mede 2 cm
? a altura do cilindro de cola mede 6 cm
? a embalagem indica haver 31 g de cola no cilindro

Adotando ? = 3,1 e com base nos dados coletados, a densidade da cola, em g/cm3, é de, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1778Q809527 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Sobre a educação de jovens e adultos é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1779Q832614 | Português, Interpretação de Textos, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Leia o texto a seguir.

Você ainda vai comer insetos

    Há pouco tempo, uma amiga que mora em Nova York me falou que tinha comprado farinha de grilo para fazer cookies. A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. Ele se referia precisamente à farinha – cada vez mais popular – feita dos abundantes insetos, sobre os quais pouca gente no Brasil pensa como comida.

    O fato é que insetos estão se tornando, lentamente, a nova onda gastronômica no ocidente. Prova disso é que varias startups (empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores) estão surgindo nesse mercado da entomofagia. Dentre seus produtos estão grilos, larvas e barras de proteína feitas de insetos comestíveis.

    Basta um passeio rápido pela internet (e pelos principais supermercados de produtos orgânicos nos EUA) para ver a chegada desses produtos. Os rótulos são bem claros: nenhum deles contém glúten, aditivos, corantes ou alimentos geneticamente modificados. Além disso, a cada 10 gramas, 6 em média são de pura proteína.

    Hoje, são dois bilhões de pessoas no mundo que comem insetos todos os dias como parte de sua alimentação básica, conforme relatório das Nações Unidas. Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho. Restaurantes que estão no topo da lista dos melhores do mundo têm pratos com insetos em seu cardápio. 

    A ONU publicou até o ranking dos insetos-comida mais populares. Em primeiro lugar vêm os besouros, seguidos das lagartas, abelhas, vespas e formigas. Gafanho tos e grilos vêm a seguir. As posições seguintes são ocupadas pelas cigarras, os cupins e as libélulas.

    Do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança alimentar, insetos fazem todo sentido como comida. Do ponto de vista nutricional, são ricos em proteínas, ácidos graxos, açúcares e têm altas concentrações de vitaminas. Além disso, são baratos.

    É claro que o aspecto cultural no ocidente torna o consumo de insetos praticamente um tabu entre nós. Mas as barras de proteínas e a farinha de grilo adicionada a outros produtos funcionarão como a porta de entrada para a entomofagia ocidental.

(Ronaldo Lemos. Folha de S. Paulo. Mercado, 03.09.2018. Adaptado.)

Assinale a alternativa em que a expressão destacada apresenta sentido de tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1780Q389511 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.

(Hobsbawn)

Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.