Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q380890 | Biologia, Biologia molecular, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Considere que um cientista esteja, em um laboratório, tentando reproduzir "in vitro" a síntese de moléculas de DNA. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Lino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q322714 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.

Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q326470 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q326051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q319773 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q10117 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo:

I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo).

II. Uma lata de leite em pó (cilindro).

III. Uma bola de futebol (esfera).

Os sólidos acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q5126 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

Para cálculo da data provável do parto (DPP), a regra de Nagele é um dos métodos geralmente utilizados. Calcule a DPP de uma paciente nulípara, cuja data da última menstruação (DUM) é 13/05/2007. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q327909 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Barbacena MG

Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q326095 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Regina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESP

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q795072 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

(Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.

Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos.

Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q472044 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.