Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Lino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q322714 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.

Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q326470 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q326051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q319773 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção construtivista de conhecimento, de ensino e de aprendizagem compreende que o papel do professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q10117 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo:

I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo).

II. Uma lata de leite em pó (cilindro).

III. Uma bola de futebol (esfera).

Os sólidos acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q327909 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Barbacena MG

Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q5126 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

Para cálculo da data provável do parto (DPP), a regra de Nagele é um dos métodos geralmente utilizados. Calcule a DPP de uma paciente nulípara, cuja data da última menstruação (DUM) é 13/05/2007. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q326095 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Regina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESP

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q795072 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

(Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.

Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos.

Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q472044 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q536540 | Engenharia Civil, Fundações, Professor, IFTO, 2017

Tubulões a céu aberto são amplamente empregados na engenharia de fundações. Contudo, não são recomendados para todas as situações. É correto dizer que não se recomenda a utilização de tubulão a céu aberto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q657300 | Não definido, Professor, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Comunicação Não Violenta é um processo de comunicação criado pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg, a partir da década de 1960. As adversidades que vivenciamos diariamente na nossa vida pessoal, profissional e familiar, se vistas com um outro olhar, livre de julgamentos e imposições e com uma linguagem mais empática e compassiva, seriam solucionadas de uma forma mais natural, em vez de fazer nascer novos conflitos. A violência é despertada muitas vezes pela forma como nos comunicamos, pelo tom das palavras que utilizamos em determinadas ocasiões, mesmo que não consideremos a maneira de nos comunicarmos como “violenta”. Um conflito só permanece quando não se abre espaço para a escuta e o diálogo. Não se trata de uma nova comunicação, com palavras novas, como também não é uma maneira de falar baixo ou de forma mansa. Até porque podemos nos comunicar de maneira educada, calma e contida, e essa comunicação ser cheia de ironia e cinismo.
A comunicação não violenta traz uma transformação na forma de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q387580 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Os museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q2367 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor

Analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta.

I. Considera-se criança para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente a pessoa até 12 (doze)
anos de idade incompletos.
II. Adolescente, para efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é a pessoa entre 13 (treze) e 18
(dezoito) anos de idade.
III. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 impede a aplicação de medida sócio
educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos.
IV. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 não implica na extinção da medida sócio-
educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos, se o infrator atingiu os 18
(dezoito) anos no curso do cumprimento da medida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.