Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q373492 | Português, Termos Essenciais da Oração, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Celso Cunha, o sujeito é “o ser sobre o qual se faz uma declaração”. Tal definição não se aplica à seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q388007 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

É incorreto afirmar que a Constituição Francesa de 1791 estabelecia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q471448 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Esporte contemporâneo se iniciou com a Revolução Industrial, respondendo às necessidades da burguesia de controlar as populações e assegurar a produtividade. Através da promoção de hábitos higiênicos, campanhas difundindo o exercício físico, a criação de espaços ao ar livre, a implantação do exercício ginástico obrigatório, foi sendo forjado um modelo de operário-soldado-esportista. O esporte passou a ser fundamental para os filhos da burguesia, futuros líderes, que precisavam adquirir bons hábitos de disciplina e liderança, passando a ocupar o tempo livre desses estudantes. Instituiu-se nos currículos escolares a prática obrigatória do esporte com o argumento de formar o caráter dos futuros dirigentes sociais. Nas escolas públicas ocorriam os jogos organizados – que formavam os futuros líderes empreendedores e bons oficiais militares – enquanto nas escolas primárias, o sistema ginástico formava bons operários e soldados, talhados na disciplina e nos efeitos fisiológicos do exercício sistemático.

Das alternativas abaixo, marque aquela que apresenta apenas esportes coletivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q471500 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q322093 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:

A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q390333 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“Bizâncio” e “Império Bizantino” são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

I. O termo “bizantino” deriva de “Byzantion”, antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla”.

II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum”, isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos”.

III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino”, algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

É correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q5974 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

As definições de currículo estão marcadas pelas diferentes teorias que se propõem a tomá-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas às teorizações críticas, o currículo deve ser visto como processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q481239 | Geografia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Durante muito tempo associou-se a geografia à idéia de uma disciplina neutra, enfadonha, como a ciência que descrevia a Terra. A geografia que concebemos hoje é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q5118 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q322917 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEE SP, FCC

Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber não é somente utilizado como um meio no trabalho, mas é produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q319164 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Sobre os postulados teóricos de Piaget e Vygotsky, podem ser consideradas corretas as afirmações contidas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q471695 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

Maior conteúdo de mioglobina, maior oxidação de carboidratos (glicogênio) e maior oxidação de gordura são as três principais adaptações que ocorrem no músculo esquelético como resultado de um programa de treinamento físico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q387944 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Com base nos documentos, assinale a alternativa correta.

I) Excelentíssimo Sr. Deputado Ranieri Mazzilli. DD. Presidente da República em exercício. Senhor Presidente: Em face da próxima chegada do Sr. Doutor João Belchior Marques Goulart a Brasília, com o fito de prestar compromisso perante o Congresso Nacional e indicar à aprovação dele o nome do Presidente do Conselho e a composição do Primeiro Conselho de Ministros, bem como para receber em sessão do Congresso Nacional posse, juntamente com aquele Conselho e o seu Presidente, tudo nos termos do Artigo 21, parágrafo único da Emenda Constitucional nº 4 ( Ato Adicional de 02/09/1961), venho, na minha condição de Presidente do Congresso , solicitar de Vossa Excelência as indispensáveis garantias ao desembarque, permanência em Brasília e investidura na Presidência da República do Senhor Doutor João Goulart. (..) Auro de Moura Andrade. ( Presidente do Congresso Nacional , em 03/09/1961)

II) Excelentíssimo Senhor Senador Auro de Moura Andrade: Senhor Presidente: Nos termos e para os efeitos do Ato Adicional, tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência e ao Congresso Nacional que indico para o Cargo de Primeiro-Ministro o Senhor Tancredo de Almeida Neves, que, por meu intermédio, submete à patriótica consideração desse plenário o seguinte Gabinete: ( segue-se a lista dos Ministros) (...) João Belchior Marques Goulart. ( Presidente da República, em 08/09/1961)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q325203 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEDUC PE, IPAD

O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q632271 | Informática, Algoritmos, Professor, IFB, IFB Instituto Federal Brasilia, 2017

Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), dadas as afirmações, abaixo:

I) Denomina-se expressão aritmética aquela cujos operadores são aritméticos e cujos operandos são constantes ou variáveis do tipo numérico.

II) Uma expressão relacional é uma comparação realizada entre dois valores, independentemente de seu tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.

III) E, OU e NÃO são conectivos usados na formação de novas proposições nas expressões lógicas.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q546605 | Física, Professor, SEE SP, VUNESP

Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q324931 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q374986 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando o Romantismo da primeira metade do século XIX e o Realismo no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Romantismo e 2 para as características do Realismo.

( ) Objetividade e compromisso com a verdade narrada com imparcialidade e impessoalidade diante dos fatos narrados e dos seres que inventa para viver esses fatos.

( ) O escritor preocupa-se com o seu momento histórico, presente.

( ) O escritor dá grande destaque ao passado.

( ) Observação impessoal e objetiva da realidade.

( ) Autêntica subjetividade e fantasia.

( ) Linguagem simples, preferência por períodos curtos, com clareza e harmonia, observando a correção gramatical, retratando fielmente os personagens.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q10175 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
Uma espécie exótica passa a ser chamada de invasora quando existe impacto ambiental associado a ela. A impossibilidade de coexistência entre espécie nativa e espécie invasora está relacionada ao conceito de nicho ecológico.
  1. ✂️
  2. ✂️

240Q324816 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.