Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q374504 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre os aspectos étnicos e raciais na literatura brasileira,

I. a presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da sociedade brasileira.

II. a matéria negra, embora só ganhe presença mais significativa a partir do século XIX, surge na literatura brasileira desde o século XVI, nos versos satíricos e demolidores de Gregório de Matos.

III. evidenciam-se, na trajetória do negro no discurso literário nacional, dois posicionamentos: a condição negra como objeto, numa visão distanciada do escritor sobre o negro (Bernardo Guimarães e Castro Alves, no Romantismo; Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha, no Realismo, por exemplo) e o negro como sujeito, numa atitude compromissada do escritor negro (Luiz Gama no Romantismo; Cruz e Souza no Simbolismo: Lima Barreto no Prémodernismo).

IV. Na terceira geração romântica brasileira, os poetas interessam-se mais pela idealização amorosa, em um sentimentalismo exacerbado, do que pelo conflito entre liberdade e escravidão, que atingia a sociedade da época.

V. Desde os anos de 1970, a designação literatura negra, tal como vem sendo utilizada no Brasil e em outros países da América, vincula-se à uma literatura feita por negros ou por descendentes assumidos de negros e emerge no bojo de uma situação histórica dada, configuradora da reivindicação pelos negros de determinados valores caracterizadores de uma identidade própria.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q388432 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q482857 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O professor de Geografia distribuiu a uma turma do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir. "A área estudada neste trabalho não poderá desenvolver-se efetivamente por razões exclusivamente naturais. O meio natural é por demais adverso, pois apresenta solos pouco desenvolvidos e ácidos, encostas íngremes, que prejudicam as atividades agrícolas e clima semi-árido, com secas periódicas. Em face desse conjunto de fatos, as populações locais enfrentam sérios problemas sociais e econômicos...". Depois solicitou aos alunos que identificassem a corrente da Geografia da qual fazem parte as idéias desenvolvidas no texto. Assinale a corrente de pensamento geográfico solicitada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q333710 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

As dimensões de um retângulo são numericamente iguais às coordenadas do vértice da parábola de equação f(x) = x2 + 2x + 8. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta para a área do retângulo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q474469 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Assinale a opção em que a modalidade de esporte coletivo está corretamente relacionada com seus principais fundamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q327324 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Essa teoria postula que a aprendizagem ocorre quando novas ideias ou informações se relacionam com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva do estudante predisposto a aprender. Orienta que o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula deve ser flexível em relação à experiência de vida do estudante. Trata-se, ainda, de uma teoria que defende a valorização dos conhecimentos prévios necessários à construção das estruturas mentais, permitindo ao estudante (re)construir conhecimentos de natureza diversa.

Trata-se da teoria da aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q324251 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q321692 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q593227 | Química, Reações, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O odor e o sabor do etanoato de 3-metilpentila são semelhantes aos da banana, e os do propanoato de isobutila, aos do rum. Assinale a opção que apresenta correta e respectivamente suas fórmulas moleculares, função orgânica a que elas pertencem e o tipo de isomeria constitucional existentes nessas substâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q320321 | Pedagogia, Professor, AMEAS PR, Prosperity

De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q473349 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Tubino, em seu livro As dimensões sociais do esporte (1992), apoiado no pressuposto de que todos têm direito às práticas esportivas, propõe que o esporte seja entendido segundo três perspectivas, com objetivos e finalidades distintas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q221118 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Jussara Hoffman aponta que a avaliação se configura em mito ou desafio. Em conformidade com a visão da autora é correto afirmar que se constitui mito quando o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q482957 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002). Considerando o conceito metafórico de fábrica global de Octavio Ianni, podemos considerar como características da globalização, à exceção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q5125 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

O mecanismo do trabalho de parto é definido como a seqüência de movimentos passivos da parte que se apresenta, que permitem a passagem através do canal de parto. Esses movimentos são, por ordem de ocorrência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q324786 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Wallon identifica dois momentos fundamentais na formação da identidade infantil: o do desenvolvimento do "Eu" corporal e o do desenvolvimento do "Eu" psíquico. Sobre o "Eu" psíquico, é correto afirmar que ele se forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q333458 | Matemática, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

"Resolução de Problemas" é uma alternativa para o ensino de Matemática, que vem sendo discutida e implementada ao longo dos últimos anos.

Dentre as alternativas, assinale a que não traduz corretamente as idéias veiculadas sobre essa questão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q338333 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sejam u e v funções reais de variável real definidas por u(x) = sen(3x) e v(x) = 3sen(x). Se a é o maior valor que v pode assumir e b é o menor valor que u pode assumir, então, o produto a.b é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q481811 | Geografia, Economia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos blocos econômicos. Sobre isso, analise as afirmações abaixo.

I. A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos regionais.

 II. A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia européia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado.

III. A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o símbolo, serviu como base para a constituição da União Européia (UE), Acordo do Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da Área do Livre Comércio da América (ALCA).

 IV. O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e comunicáveis entre elas.

V. A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a possibilidade de um mundo homogêneo.

Estão incorretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q320164 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A respeito dos métodos de alfabetização é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q10101 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.