Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q389091 | História, Santa Catarina, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A Questão do Contestado envolveu a problemática causada pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e as disputas entre Santa Catarina e Paraná acerca das áreas limítrofes entre os dois Estados.

Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q11016 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em um determinado processo seletivo, todos os inscritos responderam a um questionário informando, por exemplo, o sexo (masculino ou feminino) e a idade. A partir das informações obtidas, chegou-se à conclusão de que 45% dos inscritos eram do sexo masculino e de que a média das idades dos candidatos era de 20 anos, enquanto a das candidatas era de 22 anos.

A idade média de todos os inscritos nesse processo seletivo era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q327441 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q481925 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O conjunto de flora e fauna de uma região constitui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q321510 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q532981 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Professor, IFTO, 2017

Considere um ponto a 10 metros de profundidade, em um solo argiloso, cujo peso específico é de 17 kN/m³ e o coeficiente de empuxo no repouso é igual a 0,5. Sobre as tensões horizontais e verticais nesse ponto, respectivamente, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q481654 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Cartas, para quem não aprendeu a lê-las e utilizá-las, sem dúvida, não tem qualquer sentido, como não teria uma página escrita para quem não aprendeu a ler".

Yves Lacoste

 Para se representar na realidade do mapa um espaço geográfico faz-se necessário uma correspondência entre as dimensões mapa/espaço. Para tal, usa-se o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q10149 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos.
Organismos autotróficos são aqueles que dependem da energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas alimentícias.
  1. ✂️
  2. ✂️

369Q390334 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q390387 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As décadas de 1930 e 1940 foram marcadas por uma efervescência política no Brasil, pois, nesse período,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q321546 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

O professor de Educação Física mede a altura (em metros) e verifica o peso (em quilogramas) de todos os alunos no início do ano. Os dados de todos os alunos são anotados numa tabela e projetados na sala de aula. Pergunta-se:

Quem é o aluno mais alto da turma? E o mais baixo?

Quem possui o maior peso? E o menor?

Ao responder a essas questões, os alunos cumpriram o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q383823 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q483983 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.

Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q794906 | Filosofia, Professor, SEDUC PA, FADESP

A unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q38618 | Pedagogia, Professor, IFSP

O Art. 205 da Constituição Federal delibera que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Em sequência, no artigo 206 ,é apresentado os princípios para o ensino, isto é, para a educação escolar. Leia os itens a seguir e verifique quais efetivamente são princípios previstos na Constituição Federal.

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e a oferta do ensino em instituições públicas.
IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
V - Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
VI - Gestão democrática do ensino público e privado.Estão corretas somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q476927 | Farmácia, Analise Clínica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

Com relação às reações de imunofluorescência, pode-se afirmar corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q544782 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. As leis de Newton para forças conservativas não diferenciam um tempo que flui do passado para o futuro daquele que flui do futuro para o passado, ou seja, são invariantes por inversão temporal.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q324454 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q373544 | Português, Estrutura das Palavras, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Alguns morfemas, em língua portuguesa, podem apresentar mais de uma estrutura (alomorfes). O par de vocábulos abaixo que não exemplifica um caso de alomorfia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q10100 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Os animais não vivem isolados, pelo contrário, mantêm relações entre si de forma permanente. Relacionam-se com outros membros da sua espécie ou com indivíduos de outras espécies a fim de obter alimento ou de defender-se de ataques. Um exemplo de relação ecológica entre os animais é o caso do peixe rêmora e do tubarão, na qual o peixe rêmora fica próximo ao tubarão e se aproveita dos seus restos alimentares para obter alimentação.
A relação ecológica descrita acima é do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.