Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q351579 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A obra mais conhecida de Pedro Américo é "O Grito do Ipiranga", atualmente no Museu Paulista. Graça Proença, em seu livro "História da Arte"(1994), faz a seguinte leitura: "Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil." Conforme a autora, a que estilo pertence esta obra?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q473901 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Surgindo de uma necessidade do estado, o Movimento Ginástico Europeu reformulou a sociedade europeia, difundindo preceitos higienistas, nacionalistas, pedagógicos e morais por meio da prática da Ginástica. No que se refere ao processo de difusão do movimento ginástico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q322266 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.

I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.

Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino aprendizagem, como aqui focalizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q387503 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu - Henry Moore -, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro.

Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q389117 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na Europa moderna, um burgo designava geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo urbano primitivo, senhorial. O aparecimento dos primeiros burgos modernos caracterizaram o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q472892 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q327260 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEDUC PE, IPAD

O grande nome da corrente liberal pragmatista americana é John Dewey. Sobre esta corrente podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q474237 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Sobre a história da educação física na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Do ponto de vista histórico, na educação física escolar brasileira sempre houve a seleção dos mais aptos em detrimento dos inaptos, propiciando a exclusão de muitos alunos do contexto da cultura corporal de movimento.

( ) O eixo central da crítica que se fez ao paradigma da aptidão física e esportiva foi dado pela análise da função social da educação, e da educação física em particular, como elementos constituintes de uma sociedade capitalista marcada pelas diferenças entre as classes sociais.

( ) A educação física no Brasil, em suas primeiras tentativas para sua inserção na escola, surge como promotora da saúde, da higiene física e mental, da educação moral e de regeneração ou reconstituição das raças.

( ) A primeira tentativa de generalizar a educação física como prática obrigatória no sistema escolar ocorreu em 1854, quando o ministro Couto Ferraz inseriu a ginástica como matéria obrigatória no ensino primário e a dança no ensino secundário.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q473254 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q382562 | Biologia, Ecologia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando as relações tróficas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

( ) A eficiência na transferência de energia de um nível trófico para o próximo é determinada pela qualidade do alimento e pela fisiologia dos consumidores.

( ) Pirâmides de energia ou de biomassa representam as quantidades relativas de energia ou de biomassa em diferentes níveis tróficos.

( ) Teias alimentares são diagramas que revelam as diversas interações tróficas entre as espécies em um ecossistema.

( ) Mudanças no número e no tipo de consumidores nos níveis tróficos mais altos não influenciam a produção primária.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q319984 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:

I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.

III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q473092 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Após refletir sobre o texto abaixo, responda à questão 13.

TÊNIS X FRESCOBOL "Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos são de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol. O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola... O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir sua cortada... O frescobol se parece muito com o tênis...só que para ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la...aqui os dois ganham ou ninguém ganha..." (Rubem Alves).

A contribuição da educação física escolar para o pleno exercício da cidadania deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q484144 | Geografia, Amazonas AM, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Centenas de milhares de pessoas nordestinas adentraram a região da Amazônia no final do século XIX e início do século XX, desencadeando um intenso processo de miscigenação. Além de pessoas, esse momento de prosperidade econômica atraiu riquezas e causou transformações culturais e sociais, dando grande impulso às cidades da região, como Manaus, por exemplo. Nesse mesmo período, o Território do Acre, atual Estado do Acre, foi adquirido da Bolívia por 2 milhões de libras esterlinas, pelo Brasil. Esse trecho trata do momento de crescimento econômico da região amazônica referente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q473681 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

O corpo humano passa por um processo constante de aprendizagem e de construção de hábitos que vai além dos limites da anatomia e da fisiologia, estendendo-se pela cultura e pelos instrumentos criados pelo homem. Essa transformação denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q10098 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”

“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)

A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q10177 | Legislação Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
De acordo com a LDB, as atribuições dos docentes incluem a participação na elaboração da proposta pedagógica da escola e a colaboração nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

417Q795178 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com Locke, um homem renuncia ao estado de natureza e ingressa na sociedade política porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q474173 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.

( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.

( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.

( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q658008 | Não definido, Professor, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Neurociência e a Psicologia Cognitiva se ocupam de entender a aprendizagem, mas têm diferentes focos. A primeira faz isso por meio de experimentos comportamentais e do uso de aparelhos como os de ressonância magnética e de tomografia, que permitem observar as alterações no cérebro durante o seu funcionamento. A segunda, considera o papel do cérebro, mas foca nos significados, nas subjetividades para explicar como os indivíduos percebem, interpretam e utilizam os conhecimentos adquiridos. As duas áreas permitem entender de forma abrangente o desenvolvimento da criança. Algumas conclusões neurocientíficas, ligadas à aprendizagem, dialogam diretamente com a Psicologia e a Pedagogia. Por exemplo, quanto à Memória, a Neurociência diz que a ativação de circuitos ou redes neurais se dá em sua maior parte por associação: uma rede é ativada por outra e assim sucessivamente. Para a Educação, esse fato se relaciona à ideia de que aprender não é só memorizar informações.

É também preciso saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q474078 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.