Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q482990 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q38587 | Pedagogia, Professor, IFSP

Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que o projeto pedagógico-curricular é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos. Assinale a alternativa que não corresponde a uma visão de projeto pedagógico-curricular sustentada pelos autores citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q10215 | Redação Oficial, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
Na redação do documento, deve-se evitar prolixidade, solicitando-se objetivamente a celeridade no repasse de recursos, conforme o princípio da concisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

564Q323617 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEMEC PI, FCC

Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer.

Planejar, nesse sentido, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q383202 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

566Q38635 | Pedagogia, Professor, IFSP

Considere as seguintes afirmativas a respeito da formação e do exercício da docência, segundo a concepção expressa no livro de Sacristán & Gómez, “Compreender e transformar o ensino”:

I. As crenças do professor não influenciam em sua prática pedagógica, já que o profissional não leva em conta sua experiência pessoal durante o exercício da docência.
II. Os saberes adquiridos pelo professor durante sua formação escolar influenciam o modo como o docente trabalha determinado conteúdo com a sala.
III. O aluno é um indivíduo passivo, que deve receber o conhecimento sem proferir opiniões acerca do que aprende.
IV. É possível que o professor utilize a própria aula como objeto de pesquisa.

Está(ão) correta(s) as afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q373404 | Português, Adjetivos, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Na formação dos advérbios em -mente, acrescenta-se esse sufixo à forma feminina do adjetivo ou à forma única do adjetivo; o adjetivo abaixo que não forma o advérbio desse modo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q472814 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q326009 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q10107 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Na década de 70, o governo brasileiro organizou o Projeto RADAM – Radar na Amazônia, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de pesquisar e localizar recursos naturais. Na época, o uso do radar side- looking airborne radar – SLAR – representou um avanço tecnológico, pois sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade. O RADAM priorizou a coleta de dados sobre recursos minerais, uso da terra, solos, vegetação e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. O Projeto RADAM possibilitou novas identificações das macrounidades do relevo brasileiro elaboradas pelo professor e pesquisador Jurandyr L. Sanches Ross. O estado do Acre sofreu modificações na sua identificação geral. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, a antiga e a atual denominação geral do estado do Acre em relação ao relevo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q326530 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

572Q334638 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, SEDUC PA, FADESP

Para resolver as questões 48, 49 e 50, considere os seguintes dados: Um estudante fixa um prego bem no centro de uma tábua quadrada de 40 cm de lado e coloca um barbante com duas argolas nas extremidades.

O conjunto argolas e barbante mede 15 cm. Uma extremidade gira em torno do prego e a outra contém um lápis que, ao girar 360º, desenha uma circunferência. Considere a tábua como o primeiro quadrante do plano cartesiano e as dimensões do prego, das argolas e do lápis desprezíveis.

As equações das retas suportes das diagonais da tábua são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q374605 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os gêneros permitem o tratamento da intrigante e difícil questão que indaga: Por que os membros de comunidades discursivas específicas usam a língua da maneira como fazem? Atente às respostas para esse questionamento apresentadas a seguir e assinale a que for INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

574Q352195 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.

Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.

As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:

1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?

2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

575Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q320972 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q352025 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

Durante o período militar, em virtude de as peças teatrais terem sido importantes veículos de denúncia e contestação desse regime de exceção, muitas foram censuradas e seus autores e atores perseguidos, presos e coagidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

578Q388940 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A queda do Estado Novo, em 1945, no momento em que se encerrava a Segunda Guerra Mundial, marcou o início do processo de redemocratização do Brasil. Eleições periódicas e diretas, fortes partidos políticos — como o PSD, a UDN e o PTB, entre os maiores — e a crescente participação política da sociedade, que rapidamente se urbanizava, caracterizaram esse período. Crises políticas se sucediam. Uma delas levou ao suicídio de um presidente. Outra, à renúncia de Jânio Quadros. Por fim, em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e instituiu o ciclo autoritário que durou duas décadas. O esgotamento do regime militar, aliado à multiplicação das vozes oposicionistas, permitiu o retorno do poder civil, que se deu com a eleição indireta de Tancredo Neves. A Constituição de 1988 representou, sob o ponto de vista jurídico-político, a vitória de uma nova era democrática e preocupada em valorizar o respeito aos princípios da cidadania. Em 1989, por meio de eleições diretas, Collor chegou ao poder, do qual acabou afastado em inédito processo de impeachment. O país sobreviveu ao trauma político e à galopante inflação.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a evolução histórica do Brasil contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Foi Getúlio Vargas o presidente brasileiro, mencionado no texto, que se suicidou, em meio a forte crise política que prenunciava sua deposição.
  1. ✂️
  2. ✂️

579Q10111 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo seguinte fator:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q485335 | Inglês, Interpretação de Textos em Inglês, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

“According to Dr. Twenge, much of the teens’ mental health-crisis ____________ to their phones”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.