Questões de Concursos Professor

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61Q920607 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Leia o trecho da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008):

(...) se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.

O documento que traz a mudança de paradigma para a Educação Especial é:

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62Q920606 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Ao se fazer a seguinte afirmação: “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento,” está-se referindo

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63Q920605 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996):

___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão.

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64Q920604 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), é correto afirmar que se trata de 

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65Q920603 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A Lei nº 13.005/2014 (que aprova o Plano Nacional de Educação) fixa como uma de suas metas a oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Um dos documentos que tratam dessa modalidade de jornada escolar é a Resolução no 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos). É condizente com este documento a afirmação de que 

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66Q920602 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas. A meta 5 do PNE almeja alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental. Uma estratégia definida no PNE para o alcance dessa meta é

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67Q920601 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a efetivação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Uma das estratégias definidas para o alcance dessa meta é

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68Q920600 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A Lei n° 13.005/ 2014 que Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE prevê em sua meta 6 “Oferecer _______________________________  em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica”.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto, de acordo com a referido documento.

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69Q920599 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei no 13.005/2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências), a “promoção do princípio da gestão democrática da educação pública” e a “promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País” são

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70Q920598 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Leia o texto da Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.

Meta 4: _______________, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

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71Q915782 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.

O conceito de zona de desenvolvimento próximo tem caráter determinista e de qualificação social, pois compreende que a criança desenvolve seu intelecto a partir da intelectualidade daqueles que a cercam e, assim, as atividades cognitivas básicas são determinadas pelo ambiente de nascimento, o que determina sua capacidade e qualidade de alfabetização.

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72Q915781 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.

A história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores importantes que afetam a sua forma de pensar, assim como a linguagem que a criança estabelece com os sujeitos sociais que a circundam modula seus processos cognitivos de pensamento e expressão humana.

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73Q915780 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

A ecolalia, fenômeno característico da linguagem egocêntrica, caracteriza-se pela fala repetitiva, sem função de comunicar algo a alguém.

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75Q915778 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

Segundo estudiosos da neurologia infantil, a capacidade de utilizar símbolos se desenvolve por volta dos 4 anos de idade e pode resultar em uma onda repentina de desenvolvimento da linguagem e na mudança da abordagem da criança a tarefas cognitivas.

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78Q915754 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Gilda, diretora de escola, decidiu utilizar uma determinada verba para reformar o prédio e adquirir novos equipamentos e materiais. Pensando na diversidade da comunidade escolar, optou por projeto que privilegiasse o desenho universal, que seria a

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79Q915753 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Quando houver necessidade de avaliação da deficiência, ela deverá ser 

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80Q915752 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 13146 de 2015, Professor, VUNESP, 2025

Em 2015, foi instituída a LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade o que segue:

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