Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q38633 | Pedagogia, Professor, IFSP

Sobre avaliação da aprendizagem, considere as afirmativas.

I. A avaliação deve ser contínua, para favorecer o processo de ensino aprendizagem e para permitir que o professor construa, em sala de aula, um ambiente propício para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
II. A avaliação deve ser pontual e classificatória.
III. O processo de avaliação deve ser inteiramente desvinculado do processo ensino-aprendizagem.
IV. O professor, ao testemunhar um resultado ruim de um aluno em uma avaliação pontual, deve aconselhá-lo a rever sozinho todo o conteúdo dado, buscando ajuda com os colegas, para que consiga a aprovação na disciplina ao final do semestre.    

Levando-se em conta uma concepção dialética e libertadora do processo de avaliação escolar, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q319813 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho.

II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário.

III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Lutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q472340 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e procedimentos de danças, jogos e lutas, assinale a opção correta, considerando as diretrizes contidas nos PCN.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q389404 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-Lo de forma visível" (Franco Jr., H. e Andrade F°, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 27).

Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada "crise iconoclasta". Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q485274 | Geografia, Economia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja. Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q474301 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Sobre a capoeira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A capoeira regional caracteriza-se por movimentos mais lentos e pela constante presença de ao menos uma das mãos no chão. É considerada a capoeira-mãe.

( ) A capoeira angola se mistura com o Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado 1899-1974). Trata-se do grande revolucionário da capoeira ao criar esse tipo de capoeira que caracteriza-se por movimentos mais rápidos, pelo contato físico entre os jogadores, além de uma sequência de ensino, começando com exercícios mais básicos.

( ) O contexto de criação da capoeira regional se deu pela opinião vigente na época de que a capoeira angola era fraca no quesito ataque e defesa pessoal.

( ) A capoeira possui aspectos de dança, luta, jogo, música e folclore. Portanto, é uma manifestação sociocultural peculiar e expressiva da cultura brasileira.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q10120 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q38588 | Pedagogia, Professor, IFSP

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) há pelo menos três tipos de manifestações de currículo, a saber: formal, real e oculto.

1 - Currículo Formal
2 - Currículo Real
3 - Currículo Oculto

( ) é aquele que recebe influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar.
( ) é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
( ) é aquele que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, relacionando a primeira coluna com a segunda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q11013 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Desenvolvendo a expressão ( 1010 + 4 )3, obteremos um número inteiro k . A soma de todos os algarismos de k é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q474329 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.

1. Método alemão.

2. Método sueco.

3. Método francês.

4. Método dinamarquês.

( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.

( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).

( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).

 ( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q351716 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."

(Ana Mae, 1998)

Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q384543 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Jan Baptiste Van Helmont

2. Francesco Redi

3. Louis Pasteur

4. Aleksandr Ivanovich Oparin

5. Stanley Miller

( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.

( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.

( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.

( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.

( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.

A sequência correta de cima pra baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q325802 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q471542 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"A brincadeira tradicional infantil, filiada ao folclore, incorpora a mentalidade popular, expressando-se, sobretudo, pela oralidade". (Kishimoto, 1996).

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como brincadeira tradicional infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q388769 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

" Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?" (ANDRADE, C. Drummond de, "Colóquio das Estátuas". In: MELLO, S., Barroco Mineiro, S.Paulo, Brasiliense, 1985)

A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q336348 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE SP, FCC

Apesar de ser um dos mais famosos matemáticos Bhaskara, que viveu no séc. XII, não contribuiu diretamente na elaboração da fórmula que leva seu nome. Na história da Matemática podemos encontrar egípcios, babilônios, gregos, outros hindus e chineses. Entre eles podemos destacar, Euclides, Diophanto, Al-Khowârizmî, Zhu Shijie (também chamado Chu Shih-Chieh).

No século XIX o método foi redescoberto por Willian George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes por Paolo Ruffini. O que ficou conhecido como método de Horner, já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669. No século XVI, François Viéte utilizou-se de simbolismo para representar esse processo.

A contribuição atribuída a Bhaskara serve para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q485204 | Geografia, Território, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de paisagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q473552 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Observe a descrição abaixo.

"O corpo do nadador ocupa, na água, a posição alongada, hidrodinâmica, relativamente alta e dinamicamente equilibrada. O nadador olha, sob a água, para frente e para baixo, mantendo a cabeça de forma que o fluxo de água sempre se encontre com sua testa, parte superior da cabeça. Durante esse nado, o tronco gira ritmicamente para a esquerda e para a direita em relação ao eixo longitudinal." (Makarenko, 2001).

Essa é a descrição da técnica do nado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q386438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo.

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura.

II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais.

III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras.

IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU.

A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.