Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q472932 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q383084 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:

I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.

II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.

III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.

IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q328367 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor, SEARH RN, IDECAN

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q483527 | Geografia, Território, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O geógrafo inglês Robert Sack sistematizou um conceito geográfico, apresentando-o como a tentativa, por indivíduo ou grupo, de afetar, influenciar ou controlar pessoas fenômenos e relações, ao delimitar e assegurar seu controle sobre certa área geográfica.

O conceito apresentado pelo geógrafo refere-se à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q328140 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alunos com distúrbios neuromotores podem apresentar algumas alterações como aversão a certos tipos de estímulos táteis (defensividade tátil) e intolerância ao movimento, bem como alterações na discriminação tátil. Esse tipo de reação, com propostas para o tratamento, foi estudado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q5121 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

A Portaria Ministerial nº 1602, de 17 de julho de 2006, instituiu em todo o território nacional (entre outras considerações) o Calendário Vacinal do Adulto e Idoso, preconizando a seguinte vacina para os idosos brasileiros a partir dos 60 anos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q352029 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

A chamada "proposta triangular", difundida e orientada por Ana Mae Barbosa, é uma das mais importantes contribuições para o ensino de arte na atualidade. Tal proposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

768Q544909 | Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um jarro de flores cai do alto de um edifício de 30 m. Calcule a sua velocidade quando ele se encontra a 10 m do solo. Despreze a resistência do ar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q794516 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a “Ética do Discurso” de Habermas, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo.

( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem.

( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista.

( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q327161 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Analise a descrição a seguir e identifique a qual filosofia educacional se refere:

 "Esta filosofia preocupa-se principalmente com os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. Acredita-se que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devam ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. É defendido o uso de quaisquer recursos lingüísticos, seja a língua oral, sinais ou códigos manuais facilitando assim, a comunicação."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q474175 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando os métodos de ensino, analíticosintético, global-funcional e misto, que o professor de Educação Física pode utilizar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q10166 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
É comum que doenças do metabolismo sejam hereditárias, visto que as capacidades metabólicas de um organismo dependem de seu arsenal enzimático, o qual é construído a partir do genoma desse organismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

773Q331219 | Matemática, Determinantes, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Seja A uma matriz quadrada de ordem 3, em que o determinante de A é – 2. O valor do determinante de 3A é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q38642 | Português, Professor, IFSP

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estão corretamente acentuados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q833347 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, fundamentado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

776Q10171 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
A exemplo do caso descrito no texto, desenvolvimento econômico e preservação ambiental não têm, necessariamente, objetivos opostos. O uso racional da água e a substituição de agroflorestas por amplas monoculturas são objetivos comuns dos esforços ecológicos e econômicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

777Q721941 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Com a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, definiu-se que a primeira capital seria a cidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q387150 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Observe algumas etapas da digestão de alimentos pelo corpo humano.

I. Início da digestão de amido.

II. Início da digestão de proteínas.

III. A digestão se completa e a maior parte dos nutrientes é absorvida.

IV. Ação da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

V. Absorção de água, formação e acúmulo de fezes.

As regiões do tubo digestório humano em que essas etapas da digestão ocorrem são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q388236 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Resultado de um golpe de Estado, o regime republicano instituído no Brasil em 1889 foi a antítese do próprio conceito de República. No que concerne à Primeira República (1889-1930) e à Era Vargas (1930-1945), julgue os itens que se seguem.

A Primeira República foi marcada, entre outros aspectos significativos, pela adoção do federalismo e do presidencialismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

780Q833282 | Português, Interpretação de Textos, Professor, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Leia o texto a seguir.

Você ainda vai comer insetos

    Há pouco tempo, uma amiga que mora em Nova York me falou que tinha comprado farinha de grilo para fazer cookies. A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. Ele se referia precisamente à farinha – cada vez mais popular – feita dos abundantes insetos, sobre os quais pouca gente no Brasil pensa como comida.

    O fato é que insetos estão se tornando, lentamente, a nova onda gastronômica no ocidente. Prova disso é que varias startups (empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores) estão surgindo nesse mercado da entomofagia. Dentre seus produtos estão grilos, larvas e barras de proteína feitas de insetos comestíveis.

    Basta um passeio rápido pela internet (e pelos principais supermercados de produtos orgânicos nos EUA) para ver a chegada desses produtos. Os rótulos são bem claros: nenhum deles contém glúten, aditivos, corantes ou alimentos geneticamente modificados. Além disso, a cada 10 gramas, 6 em média são de pura proteína.

    Hoje, são dois bilhões de pessoas no mundo que comem insetos todos os dias como parte de sua alimentação básica, conforme relatório das Nações Unidas. Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho. Restaurantes que estão no topo da lista dos melhores do mundo têm pratos com insetos em seu cardápio. 

    A ONU publicou até o ranking dos insetos-comida mais populares. Em primeiro lugar vêm os besouros, seguidos das lagartas, abelhas, vespas e formigas. Gafanho tos e grilos vêm a seguir. As posições seguintes são ocupadas pelas cigarras, os cupins e as libélulas.

    Do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança alimentar, insetos fazem todo sentido como comida. Do ponto de vista nutricional, são ricos em proteínas, ácidos graxos, açúcares e têm altas concentrações de vitaminas. Além disso, são baratos.

    É claro que o aspecto cultural no ocidente torna o consumo de insetos praticamente um tabu entre nós. Mas as barras de proteínas e a farinha de grilo adicionada a outros produtos funcionarão como a porta de entrada para a entomofagia ocidental.

(Ronaldo Lemos. Folha de S. Paulo. Mercado, 03.09.2018. Adaptado.)

No trecho – Basta um passeio rápido pela internet e pelos principais supermercados de produtos orgânicos dos EUA para ver a chegada desses produtos. – a expressão destacada estabelece relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.